Texto: |
Ainda que a situação dos artigos de autores brasileiros esteja melhorando pouco a pouco, saber os motivos da rejeição sem revisão dos manuscritos é importante para os pesquisadores e pode melhorar a qualidade dos artigos submetidos. Nesse sentido, com base em fontes de informação diversas sobre a questão, elencamos algumas possíveis razões para a rejeição pré-revisão:
- Redação em inglês ruim. Observe que não é mais necessário utilizar sempre a terceira pessoa; os editores preferem a primeira pessoa e a linguagem explicativa e não a declarativa. Em outras palavras, não basta dizer ao leitor quais são os resultados, é preciso explicar como eles foram determinados.
- Conteúdo do artigo não condiz com o escopo da revista.
- A apresentação do manuscrito não segue a formatação, o estilo e as instruções da revista. As figuras ou tabelas não estão completas ou não estão suficientemente claras para serem lidas.
- O artigo contém percentual significativo de conteúdo plagiado ou sobreposição com trabalho existente.
- A pesquisa é pobre. As conclusões não refletem os resultados. Os resultados apresentados são muito preliminares ou superficiais. Falta clareza ou concisão na apresentação.
- O tópico do artigo é muito especializado / nicho. O conteúdo não reflete aplicação global.Os resultados não são novos ou significativos o bastante, pois levam apenas a um avanço incremental no campo da pesquisa.
- Citações ou referências bibliográficas estão incompletas ou desatualizadas.
- Restrições de espaço para publicar. Artigos submetidos são mais longos do que o permitido.
- Eventualmente, grupos de pesquisa emergentes podem sofrer rejeição por parte de editores de periódicos que integram grupos de pesquisa competitivos.
|