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PPGHB047 - HISTÓRIA, SOCIEDADE E CULTURA - Turma: 01 (2016.2)

Tópicos Aulas
Apresentação da disciplina: indicação de leitura e dinâmica do curso (01/09/2016 - 01/09/2016)
UNIDADE 1 – Alegorias, trajetórias simbólicas e narrativas identitárias para pensar a nação (08/09/2016 - 08/09/2016)
UNIDADE 1 – Alegorias, trajetórias simbólicas e narrativas identitárias para pensar a nação (15/09/2016 - 15/09/2016)
UNIDADE 2 – Narrar e esquecer: cultura brasileira, alegorias do presente, horizontes para o futuro (22/09/2016 - 22/09/2016)
UNIDADE 2 – Narrar e esquecer: cultura brasileira, alegorias do presente, horizontes para o futuro (29/09/2016 - 29/09/2016)
UNIDADE 2 – Narrar e esquecer: cultura brasileira, alegorias do presente, horizontes para o futuro (06/10/2016 - 06/10/2016)
UNIDADE 2 – Narrar e esquecer: cultura brasileira, alegorias do presente, horizontes para o futuro (13/10/2016 - 13/10/2016)
UNIDADE 2 – Narrar e esquecer: cultura brasileira, alegorias do presente, horizontes para o futuro (20/10/2016 - 20/10/2016)
UNIDADE 3 – Linguagem, cultura e identidade como campos de reflexão acerca do fenômeno social (27/10/2016 - 27/10/2016)
UNIDADE 3 – Linguagem, cultura e identidade como campos de reflexão acerca do fenômeno social (03/11/2016 - 03/11/2016)
UNIDADE 3 – Linguagem, cultura e identidade como campos de reflexão acerca do fenômeno social (10/11/2016 - 10/11/2016)
UNIDADE 3 – Linguagem, cultura e identidade como campos de reflexão acerca do fenômeno social (17/11/2016 - 17/11/2016)
UNIDADE 3 – Linguagem, cultura e identidade como campos de reflexão acerca do fenômeno social (24/11/2016 - 24/11/2016)
UNIDADE 3 – Linguagem, cultura e identidade como campos de reflexão acerca do fenômeno social (01/12/2016 - 01/12/2016)
UNIDADE 04 - Prática de pesquisa e orientação (08/12/2016 - 08/12/2016)
UNIDADE 04 - Prática de pesquisa orientação (15/12/2016 - 15/12/2016)
UNIDADE 04 - Prática de pesquisa e orientação (22/12/2016 - 22/12/2016)
UNIDADE 04 - Prática de pesquisa e orientação (29/12/2016 - 29/12/2016)
Análise dos trabalhos (05/01/2017 - 05/01/2017)
Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV DEZ Total
01 08 15 22 29 06 13 20 27 03 10 17 24 01 08 15 22 29
1 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2016100**** 8,5 8.5 0 AM
2 2016100**** 7,5 7.5 0 AM
3 2016100**** 9,0 9.0 0 AM
4 2016100**** 9,0 9.0 0 AM
5 2016100**** 8,0 8.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Análise histórica das práticas culturais na sociedade brasileira. Cultura como categoria ampla de interlocução social. Educação, Religião e Trabalho. Relação entre sociedade e cultura, processos, movimentos, agentes culturais, práticas, apropriações e representações. Linguagens produzidas nas complexas experiências sócio-históricas.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: UNIDADE 1 – Alegorias, trajetórias simbólicas e narrativas identitárias para pensar a nação

1º Encontro (4h/a) 01/09/2016 Apresentação da disciplina
Discussão sobre a proposta de trabalho
DARTON, Robert. Os trabalhadores se revoltam: o grande massacre dos gatos na rua Saint-Séverin. In: ______. O grande massacre dos gatos e outros episódios da história cultural francesa. Rio de Janeiro: Graal, 1996, p. 103-139.
CHARTIER, Roger. Textos, símbolos e o espírito francês. Revista História: questões e debates. Curitiba, 13, 24-25, 1996, p. 5-27.
Documento 1: ROMERO, Silvio. Contos populares do Brasil. 4. ed. Rio de Kaneiro: Francisco Alves, 1907. Disponível em: <https://archive.org/details/contospopulares01romegoog>.
Documento 2: EELS, Elsie Spicer (1917). Fairy tales from Brazil. S.l: Abela Publishing, 2014. Disponível em <http://www.loyalbooks.com/download/text/Fairy-Tales-from-Brazil.txt>

2º Encontro (4h/a) 08/09/2016
MOTA, Carlos Guilherme. Ideologia da Cultura Brasileira. 4. ed. São Paulo: Ática, 1980.
MONTEIRO, Pedro Meira. Estudo crítico In: HOLLANDA, Sérgio Buarque & ANDRADE, Mário. Correspondências. São Paulo: Companhia das Letras; Instituto de Estudos Brasileiros; Edusp, 2012.
Documento 1: GOMES, Paulo Emílio Salles [1945]. Plataforma da nova geração. In: CALIL, Carlos Augusto & MACHADO, Maria Teresa (org.) Paulo Emílio: um intelectual na linha de frente. São Paulo: Brasiliense; Embrafilme, 1986, p. p. 82-95.
Documento 2: HOLLANDA, Sérgio Buarque. O espírito e e a letra. Estudos de crítica literária. Vol I: 1920-1947. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

3º Encontro (4h/a) 15/09/2016

SCHWARCZ, Lilian Moritz. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil. São Paulo: Companhia das letras, 1993, pp. 15-86; 129-184; 248-328.
ORTIZ, Renato. Cultura brasileira e Identidade Nacional. 12. ed. São Paulo: Brasiliense, 2012.
Documento 1: RODRIGUES, Raymundo Nina [1907]. Os africanos no Brasil. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas, 2010. Disponível em: http://static.scielo.org/scielobooks/mmtct/pdf/rodrigues-9788579820106.pdf
Sociais, 2010.
Documento 2: Aruanda (1959).

UNIDADE 2 – Narrar e esquecer: cultura brasileira, alegorias do presente, horizontes para o futuro

4º Encontro (4h/a) 22/09/2016
GAGNEBIN, Jeanne-Marie. O trabalho de rememoração de Penélope. In: _____. Limiar, aura e rememoração: ensaios sobre Walter Benjamin. São Paulo: Ed. 34, 2014.
BENJAMIN, Walter. O Narrador: considerações sobre a obra de Nicolai Leskow. In:_______. Magia e Técnica, Arte e Política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7a. ed. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994.

Documento 1: LISPECTOR, Clarice. Laços de família. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
Documento 2: SHIKO. Piteco - Ingá. São Paulo: Panini books, 2014.

5º Encontro (4h/a) 29/09/2016
MICELI, Sérgio. Vanguardas em retrocesso. São Paulo: Companhia das letras, 2012.
AMARAL, Aracy. Arte plásticas na semana de 22. 5. ed. rev. e ampl. São Paulo: Ed 34, 1998.
Documento 1: ANDRADE, Oswald. Manifesto antropófagico (1928) Disponível em < http://www.emanuelpimenta.net/ebooks/archives/koellreutter/chapters/pt/KOELL%20Emanuel%20Pimenta%20PT%20Oswald%20de%20Andrade.pdf>
Documento 2: ANDRADE, Mário [1928]. Macunaíma: o herói sem nenhum caráter. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993. Disponível em <http://lelivros.black/book/download-livro-macunaima-mario-de-andrade-em-epub-mobi-e-pdf/>
Documento 3: BATISTA, Marta Rosseti; LOPEZ, Telê Porto Ancona; LIMA, Yone Soares. Brasil: 1o tempo modernista – 1917/29 – Documentação. São Paulo: Instituto de Estudos Brasileiros, 1972.

6º Encontro (4h/a) 06/10/2016
FAVARETTO, Celso. Tropicália, alegria, alegoria. 3. ed. São Paulo: Ateliê Editora, 1995.
XAVIER, Ismail. Introdução e Capítulo 1: Da fome ao lixo, a passagem dos emblemas. In:______. Alegorias do subdesenvolvimento. 2. ed. São Paulo: Cosac & Naify, 2013.
Documento 1: SCHWARZ, Robert. Nacional por subtração. In:_____. Que horas são? 3. ed. São Paulo: Companhia das letras, 2003. p. 29-48. Disponível em: <http://dtllc.fflch.usp.br/sites/dtllc.fflch.usp.br/files/Schwarz%20-%20Nacional%20por%20subtra%C3%A7%C3%A3o.pdf>
Documento 2: Terra em transe (1967), dir. Glauber Rocha.


7º Encontro (4h/a) 13/10/2016
CHAUÍ, Marilena. Seminários. São Paulo: Brasiliense, 1981.
BERNARDET, Jean-Claude; GALVÃO, Maria Rita. Cinema – repercussões em caixa de eco ideológica: nacional e popular na cultura brasileira. São Paulo: Embrafilme; Brasiliense, 1983.
Documento 1: Barravento (1962), dir. Glauber Rocha.
Documento 2: Como era gostoso meu francês (1971), dir. Nelson Pereira dos Santos.

8º Encontro (4h/a) 20/10/2016
RIDENTI, Marcelo. Em busca do povo brasileiro. Rio de Janeiro: Record, 2000.
RAMOS, Fernão Pessoa. As três voltas do popular e a tradição escatológica do cinema brasileiro. In: ESTUDOS de cinema: Socine I e II. São Paulo: Annablume, 2000, p. 49-56.

Documento 1: BUARQUE, Chico. Tantas palavras. São Paulo: Companhia das letras, 2006.
Documento 2: Macunaíma (1968), dir. Joaquim Pedro de Andrade.

UNIDADE 3 – Linguagem, cultura e identidade como campos de reflexão acerca do fenômeno social

9º Encontro (4h/a) 27/10/2016
GAGNEBIN, Jeanne Marie. O início da História e as lágrimas de Tucídides. In: ______. Sete aulas sobre linguagem, memória e história. SP: Imago, 1998, p. 15-37.
______. Verdade e memória do passado. Revista Projeto História: trabalhos de memória. SP: PUC, n.17, nov./98, p. 213- 221.

10º Encontro (4h/a) 03/11/2016
SEIXAS, Jacy A. de.; BRESCIANI, Maria Stella & BREPOHL, Marion (Org.) Razão e paixão na política. Brasília: Ed. UnB, 2002.
11º Encontro (4h/a) 10/11/2016
SELIGMANN-SILVA, Márcio. (Org.) História, memória, literatura: o testemunho na era das catástrofes. Campinas: Ed. Unicamp, 2003.

13º Encontro (4h/a) 17/11/16
GUIMARÃES, José Otávio Nogueira. Escrever a história, domesticar o passado. In: LOPES, A. H.; VELLOSO, M.P.; PESAVENTO, S. J. (Org.) História e linguagens: texto, imagem e representações. RJ: 7Letras, 2006.
BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de história. In: ______. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994, p. 222-232.

14º Encontro (4h/a) 24/11/16
BARTH. Fredrik. Os grupos étnicos e suas fronteiras. In: POUTIGNAT, Poutignat & STREIFF-FENART, Jocelyne (Org.). Teorias da etnicidade. SP: Editora Unesp, 1998.
SANTIAGO JÚNIOR, Francisco Fernandes. Imagens do Candomblé e da Umbanda: etnicidade e religião no cinema. Rio de Janeiro. Universidade Federal Fluminense. Tese de Doutorado em História. 2010.

15º Encontro (4h/a) 01/12/16
CASTELLS, Manuel. O poder da identidade. SP: Paz e Terra, 1999.
BERNARDET, Jean-Claude. Cabra marcado para morrer. In: LABAKI, Amir (org.). Folha conta 100 anos de cinema. São Paulo: Folha de São Paulo ed, 1995.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Considerando os objetivos propostos, procurar-se-á desenvolver a disciplina adotando os princípios metodológicos que permitam uma maior articulação entre o ementário definido e o programa desenvolvido na Pós-Graduação em História do Brasil, utilizando:
- leitura, discussão e reelaboração do Projeto de Pesquisa a partir das análises realizadas e dos textos estudados, que subsidiarão a elaboração do trabalho avaliativo dos alunos matriculados na disciplina;
- apropriação e utilização de instrumentos básicos necessários ao bom desempenho da pesquisa histórica como fontes e bibliografia, considerando as propostas de pesquisa dos mestrandos;
- apreciação e debate sobre a produção historiográfica brasileira que recorre às fontes históricas como suporte de pesquisa, incluindo pesquisas realizadas no âmbito piauiense;
- participação de pesquisadores convidados com pesquisas correlatas, bem como discussão de textos publicados no âmbito da Pós-graduação em História.
Horário de atendimento: sextas-feiras, das 14 às 20 horas
Bibliografia: Bibliografia Básica:
AMARAL, Aracy. Arte plásticas na semana de 22. 5. ed. rev. e ampl. São Paulo: Ed 34, 1998.
ANDRADE, Mário [1928]. Macunaíma: o herói sem nenhum caráter. Rio de Janeiro: Nova Fronetira, 1993.
BARTH. Fredrik. Os grupos étnicos e suas fronteiras. In: POUTIGNAT, Poutignat & STREIFF-FENART, Jocelyne (Org.). Teorias da etnicidade. SP: Editora Unesp, 1998.
BATISTA, Marta Rosseti; LOPEZ, Telê Porto Ancona; LIMA, Yone Soares. Brasil: 1o tempo modernista – 1917/29 – Documentação. São Paulo: Instituto de Estudos Brasileiros, 1972.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7a. ed. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BENJAMIN, Walter. O narrador: observações sobre a obra de Nikolal Leskow. In: ______. Textos escolhidos: Benjamin, Habermas, Horkheimer, Adorno. Trad. 2ª. ed. SP: Abril Cultural, 1983, p. 57-74.
BERNARDET, Jean-Claude; GALVÃO, Maria Rita. Cinema – repercussões em caixa de eco ideológica: nacional e popular na cultura brasileira. São Paulo: Embrafilme; Brasiliense, 1983.
BRESCIANI, Stella; NAXARA, Márcia (Org.). Memória e Res(sentimento): indagações sobre uma questão sensível. Campinas: Ed. Unicamp, 2004.
BUARQUE, Chico. Tantas palavras. São Paulo: Companhia das letras, 2006.
CASTELLS, Manuel. O poder da identidade. SP: Paz e Terra, 1999.
CHARTIER, Roger. Textos, símbolos e o espírito francês. Revista História: questões e debates. Curitiba, 13, 24-25, 1996, p. 5-27.
CHAUÍ, Marilena. Seminários. São Paulo: Brasiliense, 1981.
DARTON, Robert. O grande massacre dos gatos e outros episódios da história cultural francesa. Rio de Janeiro: Graal, 1996.
EELS, Elsie Spicer (1917). Fairy tales from Brazil. S.l: Abela Publishing, 2014
FAVARETTO, Celso. Tropicália, alegria, alegoria. 3. ed. São Paulo: Ateliê Editora, 1995.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. O início da História e as lágrimas de Tucídides. In: ______. Sete aulas sobre linguagem, memória e história. SP: Imago, 1998, p. 15-37.
______. Verdade e memória do passado. Revista Projeto História: trabalhos de memória. SP: PUC, n.17, nov./98, p. 213- 221.
______. O trabalho de rememoração de Penélope. In: _____. Limiar, aura e rememoração: ensaios sobre Walter Benjamin. São Paulo: Ed. 34, 2014, p.
GOMES, Paulo Emílio Salles [1945]. Plataforma da nova geração. In: CALIL, Carlos Augusto & MACHADO, Maria Teresa (org.) Paulo Emílio: um intelectual na linha de frente. São Paulo: Brasiliense; Embrafilme, 1986, p. p. 82-95.
GUIMARÃES, José Otávio Nogueira. Escrever a história, domesticar o passado. In: LOPES, A. H.; VELLOSO, M.P.; PESAVENTO, S. J. (Org.) História e linguagens: texto, imagem e representações. RJ: 7Letras, 2006.
HOLLANDA, Sérgio Buarque. O espírito e e a letra. Estudos de crítica literária. Vol I: 1920-1947. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
MICELI, Sérgio. Vanguardas em retrocesso. São Paulo: Companhia das letras, 2012.
MONTEIRO, Pedro Meira. Estudo crítico In: HOLLANDA, Sérgio Buarque & ANDRADE, Mário. Correspondências. São Paulo: Companhia das Letras; Instituto de Estudos Brasileiros; Edusp, 2012.
MOTA, Carlos Guilherme. Ideologia da Cultura Brasileira. 4. ed. São Paulo: Ática, 1980.
ORTIZ, Renato. Cultura Brasileira e Identidade Nacional. 10 ed. São Paulo: Brasiliense, 2012..
RAMOS, Fernão Pessoa. As três voltas do popular e a tradição escatológica do cinema brasileiro. In: ESTUDOS de cinema: Socine I e II. São Paulo: Annablume, 2000, p. 49-56.
RIDENTI, Marcelo. Em busca do povo brasileiro. Rio de Janeiro: Record, 2000.
RODRIGUES, Raymundo Nina [1907]. Os africanos no Brasil. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas, 2010.
ROMERO, Silvio. Contos populares do Brasil. 4. ed. Rio de Kaneiro: Francisco Alves, 1907.
SHIKO. Piteco - Ingá. São Paulo: Panini books, 2014.
SCHWARCZ, Lilian Moritz. O espetáculo das raças. São Paulo: Companhia das letras, 1993.
SCHWARZ, Robert. Nacional por subtração. In:_____. Que horas são? 3. ed. São Paulo: Companhia das letras, 2003. p. 29-48.
SEIXAS, Jacy A. de.; BRESCIANI, Maria Stella; BREPOHL, Marion (Org.) Razão e paixão na política. Brasília: Ed. UnB, 2002.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. (Org.) História, memória, literatura: o testemunho na era das catástrofes. Campinas: Ed. Unicamp, 2003.
XAVIER, Ismail. Alegorias do subdesenvolvimento. 2. ed. São Paulo: Cosac & Naify, 2013.
Referência complementar:
ACHARD, Pierre. (et. al.) Papel da memória. Trad. José Horta Nunes. Campinas: Pontes Editores, 2007.
BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e estética: a teoria do romance. SP: Hucitec, 5ª. ed. 2002.
BARTHES, Roland. O discurso da história. In: ______. O rumor da língua. SP: Brasiliense, 1988.
BÜRGER, Peter. Teoria da vanguarda. Trad. José Antunes. São Paulo: Cosac & Naify, 2012.
CASTELO BRANCO, Edwar de Alencar. Todos os dias de paupéria. São Paulo: Annablume, 2004.
CERTEAU, Michel de. A escrita da História. RJ: Forense Universitária, 1982.
CHARTIER, Roger. A história cultural entre práticas e representações. RJ: Difel/Bertrand Brasil, 1990.
______. À beira da falésia: a história entre incertezas e inquietude. Trad. Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: EdUFRGS, 2002.
CZAJKA, Rodrigo. Revista Civilização Brasileira: projeto editorial e resistência cultural. Revista Sociologia e Política, Curitiba, v. 18, n. 35, p. 95-117, fev. 2010.
D’ALESSIO, Márcia Mansor. Memória: leituras de M. Halbawachs e P. Nora. Revista Brasileira de História, v.13, n.25/26, set. 1992/ ago.1993, p. 97-103.
EUGÊNIO, João Kennedy. Ritmo espontâneo: organicismo em Raízes do Brasil em Sérgio Buarque de Holanda. Teresina: EDUFPI, 2012.
FABRIS, Annateresa & KERN, Maria Lúcia Bastos (org.). Imagem e conhecimento. São Paulo: Edusp. 2006.
FABRIS, Maria Rosaria. Nelson Pereira dos Santos: Um olhar neo-realista? São Paulo: Fapesp; Editora da Universidade de São Paulo, 1994.
FERREIRA, Jorge (org.). O populismo e sua história: debate e crítica. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
FERREIRA, Jorge & REIS, Daniel Aarão (orgs). Nacionalismo e reformismo radical (1945-1964). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.
FIGUEIRÔA, Alexandre. Cinema novo: a onda do jovem cinema e sua recepção na França. Campinas, SP: Papirus, 2004.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. História e narração em Walter Benjamin. São Paulo: Perspectiva, 1999.
GALVÃO, Maria Rita. Burguesia e cinema: o caso Vera Cruz. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira; Embrafilme, 1983.
GONÇALVES, Maurício. Cinema e identidade nacional no Brasil. São Paulo: LCTE, 2009.
HARVEY, David. Cosmopolitanism and the geographies of freedom. New York: Columbia, 2009.
JACQUES, Paola Berenstein. Estética da ginga: a arquitetura das favelas através da obra de Hélio Oiticica. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2001.
KNAUSS, Paulo. O retrato de Suzanne Bloch de Pablo Picasso e os sentidos da arte estrangeira no Brasil. In: REIS, Daniel Aarão & ROLLAND, Denis (Org.). Intelectuais e modernidades. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010, p. 293-302.
KOSELLECK, Reinhart. Futuro Passado: Contribuição à semântica dos tempos históricos. Trad. Wilma Patrícia Mass e Carlos Almeida Pereira. Rio de Janeiro: Contraponto, Editora Puc-RJ, 2006.
LIMA, Luis C. O controle do imaginário: razão e imaginação nos tempos modernos. SP: Ed. Forense Universitária, 1989.
LUCAS, Meize Regina Lucena. Caravana Farkas: itinerários do documentário brasileiro. São Paulo: Annablume, 2012.
MAUAD, Ana Maria & GRINBERG, Lúcia. O século faz cinqüenta anos: fotografia e cultura política em 1950. Revista Brasileira de História, São Paulo, vol. 14, n. 27, p. 129-147, 1994.
MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra. Fontes visuais, cultura visual: propostas cautelares. Revista Brasileira de História, São Paulo, n. 45, vol. 23, p. 11-36, 2003.
NAPOLITANO, Marco, CZAJKA, Rodrigo & MOTTA, Rodrigo Patto Sá (org). Comunistas brasileiros: cultura política e produção cultural. Belo Horizonte: UFMG, 2013.
PÉCAUT, Daniel. Os intelectuais e a política no Brasil: entre o povo e a nação. Trad. Maria Júlia Goldwasser. São Paulo: Ática, 1990.
POLLACK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos, RJ, v.02, n.03, 1989, p. 3-15.
RAMOS, Alcides Freire. O canibalismo dos fracos: cinema e história do Brasil. Bauru, SP: Editora da Universidade do Sagrado Coração, 2002.
RAMOS, Fernão Pessoa. História do cinema brasileiro. São Paulo: Art, 1987
RICOUER, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Edunicamp. 2007.
________. Tempo e Narrativa. Campinas: Papirus, 3 Tomos, 1994-1997.
SADLIER, Darlene J. The politics of adaptation: How was tasty my little frenchman. In: NAREMORE, James (Org). Film adaptation. New Brunwick: Rutgers, 2000, p. 190-205.
______. Nelson Pereira dos Santos. Trad. Cid Vasconcelos. Campinas, SP: Papirus, 2013.
SALEM, Helena. Nelson Pereira dos Santos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1987.
SALIBA, Elias Thomé. A produção do conhecimento histórico e suas relações com a narrativa fílmica. 2 ed. São Paulo: FDE Diretoria técnica, 1993.
SALVADORI, Waldir. São Paulo em Preto e Branco: cinema e sociedade nos anos 50 e 60. São Paulo: Annablume, 2005.
SARTRE, Jean-Paul. Uma idéia fundamental da fenomenologia de Husserl: a intencionalidade. In:_____. Situações I: críticas literárias.Trad. Cristina Prado. São Paulo: Cosac Naify, 2005, p. 55-60.
SCHVARSMAN, Sheila. Humberto Mauro e as imagens do Brasil. São Paulo: Unesp, 2004.
SCHWARZ, Jorge. Vanguardas latino-americanas: polêmicas, manifestos e textos críticos. São Paulo: EDUSP; Iluminuras; FAPESP, 1995.
STAM, Robert & JOHNSON, Randal. Brazilian cinema. Expanded edition. New York: Morningside ed; Columbia University Press, 1995.
XAVIER, Ismail. O cinema brasileiro moderno. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.

______. O olhar e a cena. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.
______. A alegoria histórica. In: RAMOS, Fernão Pessoa (org.) Teoria contemporânea do cinema (vol I). São Paulo: Senac, 2004, p. 339-379.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
01/09/2016
01/09/2016
Apresentação da disciplina: indicação de leitura e dinâmica do curso
08/09/2016
08/09/2016
UNIDADE 1 – Alegorias, trajetórias simbólicas e narrativas identitárias para pensar a nação
15/09/2016
15/09/2016
UNIDADE 1 – Alegorias, trajetórias simbólicas e narrativas identitárias para pensar a nação
22/09/2016
22/09/2016
UNIDADE 2 – Narrar e esquecer: cultura brasileira, alegorias do presente, horizontes para o futuro
29/09/2016
29/09/2016
UNIDADE 2 – Narrar e esquecer: cultura brasileira, alegorias do presente, horizontes para o futuro
06/10/2016
06/10/2016
UNIDADE 2 – Narrar e esquecer: cultura brasileira, alegorias do presente, horizontes para o futuro
13/10/2016
13/10/2016
UNIDADE 2 – Narrar e esquecer: cultura brasileira, alegorias do presente, horizontes para o futuro
20/10/2016
20/10/2016
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Data Descrição
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Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
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