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PPGHB067 - TÓPICOS ESPECIAIS EM HISTÓRIA II - Turma: 01 (2017.2)

Tópicos Aulas
UNIDADE 1 Pesquisas em torno da história do ensino de História (19/08/2017 - 19/08/2017)
UNIDADE 1 Pesquisas em torno da história do ensino de História (26/08/2017 - 26/08/2017)
UNIDADE 1 Pesquisas em torno da história do ensino de História (28/08/2017 - 28/08/2017)
Manhã, das 8 às 12 Tarde, das 14 Às 18 Noite, das 18 Às 22 (conferência)
UNIDADE 1 Pesquisas em torno da história do ensino de História (29/08/2017 - 29/08/2017)
Manhã, das 8 às 12 horas Tarde, das 14 às 18 horas
UNIDADE 02 Categorias de análise e suas implicações teórico-metodológicas (02/09/2017 - 02/09/2017)
UNIDADE 02 Categorias de análise e suas implicações teórico-metodológicas (09/09/2017 - 09/09/2017)
UNIDADE 02 Categorias de análise e suas implicações teórico-metodológicas (16/09/2017 - 16/09/2017)
UNIDADE 02 Categorias de análise e suas implicações teórico-metodológicas (23/09/2017 - 23/09/2017)
UNIDADE 03 Desafios da história ensinada: reflexões em torno da lei 10.639/03 (30/09/2017 - 30/09/2017)
UNIDADE 03 Desafios da história ensinada: reflexões em torno da lei 10.639/03 (07/10/2017 - 07/10/2017)
UNIDADE 03 Desafios da história ensinada: reflexões em torno da lei 10.639/03 (14/10/2017 - 14/10/2017)
UNIDADE 03 Desafios da história ensinada: reflexões em torno da lei 10.639/03 (21/10/2017 - 21/10/2017)
Atividades de orientação (28/10/2017 - 28/10/2017)
Atividades de orientação (04/11/2017 - 04/11/2017)
Atividades de orientação (11/11/2017 - 11/11/2017)
Atividades de orientação (18/11/2017 - 18/11/2017)
Atividades de orientação (25/11/2017 - 25/11/2017)
Atividades de orientação (02/12/2017 - 02/12/2017)
Atividades de orientação (08/12/2017 - 08/12/2017)
Estudo dirigido
Entrega das avaliações (09/12/2017 - 09/12/2017)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
19 26 28 29 02 09 16 23 30 07 14 21 28 04 11 18 25 02 08 09
1 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2017100**** 9,5 9.5 0 AM
2 2017100**** 9,0 9.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: .
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Considerando os objetivos propostos, procurar-se-á desenvolver a disciplina adotando os princípios metodológicos que permitam uma maior articulação entre o ementário definido e o programa desenvolvido na Pós-Graduação em História do Brasil, utilizando:
- leitura, discussão e reelaboração do Projeto de Pesquisa a partir das análises realizadas e dos textos estudados, que subsidiarão a elaboração do trabalho avaliativo dos alunos matriculados na disciplina;
- apropriação e utilização de instrumentos básicos necessários ao bom desempenho da pesquisa histórica como fontes e bibliografia, considerando as propostas de pesquisa dos mestrandos;
- apreciação e debate sobre a produção historiográfica brasileira que recorre às fontes históricas como suporte de pesquisa, incluindo pesquisas realizadas no âmbito piauiense;
- participação de pesquisadores convidados com pesquisas correlatas, bem como discussão de textos publicados no âmbito da Pós-graduação em História do Brasil;
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Cada avaliação parcial vale de zero (0,0) a dez (10,0). A média aritmética das três notas produz a nota final. Será aprovado o aluno que obtiver no mínimo sete (7,0) como média final e 75% de frequência conforme as normas da Universidade Federal do Piauí (Resolução nº 043/95 – CEPEX).
A nota final da disciplina será composta de: 1. apresentação de um dos textos da disciplina (3,0 pontos); 2. Debate, ou seja, intervenções qualificadas que estimulem o debate em sala (1,0 ponto); 3. Produção de um artigo científico (7.0 pontos) que contemple alguma questão (problema) abordada na disciplina. O texto deve evidenciar a leitura da bibliografia indicada para debate e apresentar coerência interna, além de apresentar estreita relação com o objeto de investigação do projeto de pesquisa. Na avaliação também serão considerados aspectos qualitativos como assiduidade, realização das atividades e participação nas discussões propostas.

Horário de atendimento: sextas-feiras, das 16 às 20 horas
Bibliografia: AZEVEDO, C. B; STAMATTO, M. S. Teoria historiográfica e prática pedagógica: as correntes de pensamento que influenciaram o ensino de história no Brasil. Antíteses, vol. 03, n.6, 2010, p. 703-728.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Livro didático e conhecimento histórico: uma história do saber escolar. Tese de Doutorado. São Paulo (Faculdade de Filosofi a, Letras e Ciências Humanas – USP): 1993.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: Fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. (org.) O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2006.
CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria e Educação, Porto Alegre, nº 5, p. 28-49, 1992.
CORREA, Rosa Lydia Teixeira. O livro escolar como fonte de Pesquisa em História da Educação. Caderno CEDES, Nov. 2000, vol. 20, nº 52, p. 11-23.
FARIAS, Kelson Adriani. O Professor de História e o drama de Ensinar. In: XX Simpósio Nacional de História. História e Fronteiras. Florianópolis: ANPUH, 1999.
FAUSTINO, R. C.; GASPARIN, J. L. . A influencia do positivismo e do historicismo na educação e no ensino de história. Acta Scientiarum (UEM), Maringá, v. 23, n.1, p. 137-148, 2001.
FONSECA, S. G. Caminhos da História ensinada. 3. ed. Campinas: Papirus, 1995.
FONSECA, S. G. (Org.). Ensinar e aprender História: formação, saberes e práticas educativas. SP: Editora Alínea, 2009.
FONSECA, T. N. L. História do ensino do História. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
KARNAL, Leandro (org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: contexto, 2008.
LOWENTHAL, David. Como conhecemos o passado. Revista projeto História (17), São Paulo: EDUC, 1981.
MONTEIRO, A. M. Professores de História: entre saberes e práticas. RJ: Mauad X, 2007.
MOURA, VICENTE DE SOUZA. Lei 10.639/2003: reflexos e desafios do ensino da cultura africana e afro-brasileira na sala de aula. Monografia (Especialização em História), Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Especialização em História para Professores do Ensino FundamentalII e do Ensino Médio, 2011.
PEREIRA, Júnia Sales. Reconhecendo ou construindo uma polaridade étnico-identitária? Desafios do ensino de história no imediato contexto pós-Lei 10.639. Estudos Históricos, vol.21, n. 41, 2008, p. 21-43.
SANTOS, Lorane dos. Ensino de História e a lei 10.639/03: diálogos entre campos de conhecimento, diretrizes curriculares e os desafios da prática. Cadernos de História, vol. 12, n. 17, 2011.
SCHMIDT, M. A. M. S. História do ensino de História no Brasil: uma proposta de periodização. História da Educação, v. 16, n. 37, p. 73-91, 2012.
SCHMIDT, M. A; BRACA, I; MARTINS, E. R. Jörn Rüsen e o ensino de História. Curitiba: Ed. UFPR, 2011.
SILVA, Marcos. Ensino de História e novas tecnologias. In: http://silva. marcos.sites.uol.com.br/artigos/hist/ensino_historia_ntics.pdf.
SILVA, M. V; MARQUES, M. R. A. (Org.). LDB: balanços e perspectivas para a educação brasileira. SP: Editora Alínea, 2012.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 13 ed. RJ: Vozes, 2012.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
19/08/2017
19/08/2017
UNIDADE 1 Pesquisas em torno da história do ensino de História
26/08/2017
26/08/2017
UNIDADE 1 Pesquisas em torno da história do ensino de História
28/08/2017
28/08/2017
UNIDADE 1 Pesquisas em torno da história do ensino de História
29/08/2017
29/08/2017
UNIDADE 1 Pesquisas em torno da história do ensino de História
02/09/2017
02/09/2017
UNIDADE 02 Categorias de análise e suas implicações teórico-metodológicas
09/09/2017
09/09/2017
UNIDADE 02 Categorias de análise e suas implicações teórico-metodológicas
16/09/2017
16/09/2017
UNIDADE 02 Categorias de análise e suas implicações teórico-metodológicas
23/09/2017
23/09/2017
UNIDADE 02 Categorias de análise e suas implicações teórico-metodológicas
30/09/2017
30/09/2017
UNIDADE 03 Desafios da história ensinada: reflexões em torno da lei 10.639/03
07/10/2017
07/10/2017
UNIDADE 03 Desafios da história ensinada: reflexões em torno da lei 10.639/03
14/10/2017
14/10/2017
UNIDADE 03 Desafios da história ensinada: reflexões em torno da lei 10.639/03
21/10/2017
21/10/2017
UNIDADE 03 Desafios da história ensinada: reflexões em torno da lei 10.639/03
28/10/2017
28/10/2017
Atividades de orientação
04/11/2017
04/11/2017
Atividades de orientação
11/11/2017
11/11/2017
Atividades de orientação
18/11/2017
18/11/2017
Atividades de orientação
25/11/2017
25/11/2017
Atividades de orientação
02/12/2017
02/12/2017
Atividades de orientação
08/12/2017
08/12/2017
Atividades de orientação
09/12/2017
09/12/2017
Entrega das avaliações
Avaliações
Data Descrição
14/12/2017 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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