Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
A disciplina Seminário I Produção será desenvolvida com elaboração e apresentação oral de seminário com tema de interesse acadêmico-científico pelos(as) doutorandos(as), e do projeto de dissertação pelos(as) mestrandos(as), com acompanhamento do(a) professor(a) orientador(a) ou representante deste(a) no caso dos(as) mestrandos(as). O texto conteúdo da apresentação deverá ser entregue à comissão de avaliação, com pelo menos 7 (sete) dias úteis de antecedência em relação à data da apresentação. O exemplar do professor da disciplina Seminário I Produção deve apresentar as assinaturas do(a) seminarista e do orientador(a). O documento final, com revisões e correções sugeridas e devidamente efetuadas, deverá ser entregue ao professor responsável pela disciplina em até 7 (sete) dias após a apresentação do seminário, em cópia impressa. Após a apresentação oral, que terá duração de 30±5 minutos, ocorrerá a crítica à apresentação por um(a) aluno(a) do doutorado ou do mestrado que já tenha apresentado o seminário no período letivo, pela ordem da lista de frequência, após a qual se iniciará o debate com a participação do público (limitado a três perguntas). |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A comissão de avaliação do seminário de mestrandos(as) será composta por 3 (três) avaliadores com título de doutor, assim composta: orientador(a) do(a) seminarista (opcional) ou docente/pesquisador(a) designado(a) pelo orientador, professor(a) da disciplina Seminário I Produção e um(a) professores(a) e/ou pesquisador(a) da área de conhecimento do(a) seminarista. A comissão de avaliação fará os questionamentos e a avaliação da apresentação, conforme ficha para avaliação da apresentação do seminário, com conceitos em escala de 0 a 10. Serão considerados na avaliação os tópicos: Introdução ao tema abordado; Sequência de apresentação do conteúdo; Domínio do conteúdo apresentado; Vocabulário técnico utilizado; Utilização dos recursos didáticos; Comunicação com o público; Postura didática; Alcance dos objetivos; Tempo de apresentação; Habilidade para responder às perguntas.
|
Horário de atendimento:
| Segunda-feira 14:00-18:00 |
Bibliografia:
| IBAIXE, C.S.B.; SOLANOWSKI, M.Y; IBAIXE JR., J. Preparando Aulas. São Paulo: Madras, 2008. 134p. POLITO, R. Vença o Medo de Falar em Público. 8. ed. São Paulo: Saraiva, 2009. 135p. VOLPATO G.L. Dicas para Redação Científica. 4. ed. Botucatu: Best Writing, 2016. 288p. VOLPATO, G.L. Método Lógico para Redação Científica. Botucatu: Best Writing, 2011. 320p. VOLPATO, G.L. Ciência: da filosofia à publicação. 6.ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013.377p. VOLPATO, G.L. Pérolas da Redação Científica. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. 189p. VOLPATO, G.L.; BARRETO, R.E. Elabore Projetos Científicos Competitivos: Biológicas, Exatas e Humanas. São Paulo: Best Writing, 2014. 174p.
|