-

PPGEL067 - LEITURA E COGNIÇÃO - Turma: 01 (2018.2)

Tópicos Aulas
Como lemos? (16/08/2018 - 16/08/2018)

Discussão de tópicos

Ler não é apenas decodificar sinais 

O significado importa para o processamento leitor

 Livro: O aprendizado da leitura (Mary Kato)

Leitura do texto “Reconhecimento Instantâneo e processamento em leitura” (Mary Kato)

Leitura e cognição (16/08/2018 - 16/08/2018)

1. Leitura e reconhecimento global de enunciados

2. As experiências previas como essenciais para a significação do texto

3. Texto e leitor: interação

Livro: Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura (Angela Kleiman) (Cap.I: Leitura e conhecimentos prévios e Cap. III: Texto e interação)

   Leitura e conhecimento prévio 
    
Inicia em 10/11/2018 às 0h 0 e finaliza em 30/12/2018 às 23h 0
INTERAÇÃO TEXTO-AUTOR-LEITOR (16/08/2018 - 16/08/2018)

Livros:

Texto e leitor  - Angela Kleiman

Desvendando os segredos do texto - Ingedore Koch

Leitura e processamento leitor (16/08/2018 - 16/08/2018)

Tipos de conhecimentos envolvidos no processamento leitor

*Continuação de abordagens

Leitura como processo cognitivo complexo (16/08/2018 - 16/08/2018)
Abordagens da leitura (16/08/2018 - 16/08/2018)
O aprendizado da leitura (16/08/2018 - 16/08/2018)
Reconhecimento e leitjura (16/08/2018 - 16/08/2018)
Competências leitoras; níveis de conhecimento; aspectos sociais e cognitivos da leitura (16/08/2018 - 16/08/2018)
Apresentação da disciplina, descrição de textos e indicação de leitura (23/08/2018 - 23/08/2018)

Comentário sobre o plano de curso e a programação das aulas da disciplina.

Exposição do calendário e proposta de avaliação

Exposição de temas de estudo

Condução teórico-prática da disciplina (23/08/2018 - 23/08/2018)

Programação da disciplina: atividades e leituras

  Orientação para avaliação dos seminarios 
Proposição de ficha com itens a serem verificados nas apresentações de seminário
  Autoria 
  

O que acontece quando lemos?

  

O que acontece quando lemos?

    
Inicia em 10/11/2018 às 12h 45 e finaliza em 12/11/2018 às 23h 59
Leitura e cognição (30/08/2018 - 30/08/2018)

Textos indicados no plano de aula

Linguagem e referência

Autonomia no uso da língua

Cognição e leitura

Leitura e exposição de textos de Luiz Antonio Marcuschi (06/09/2018 - 06/09/2018)

Linguagem e autonomia no uso da língua

Linguagem e categorização de mundo

    
Inicia em 19/09/2018 às 8h 46 e finaliza em 17/11/2018 às 23h 59
Leitura de textos (11/09/2018 - 11/09/2018)
Continuidade de discussões
  Produção de texto 
Elaboração de texto sob fundamentos teóricos apontados nos textos indicados para leitura.
Planejamento de leitura (13/09/2018 - 13/09/2018)

Orientação:

Desvendando os segredos do texto - cap. I; II; e III
Neurônios da leitura - Entrevista + p. 15 a 23 (Neurônios da Leitura) + Como lemos - 25 a 68

Multimodalidade e multiletramentos. (04/10/2018 - 04/10/2018)

Multimodalidade e Multiletramentos: Uma proposta pedagógica para Século 21 (http://www.uece.br/posla/dmdocuments/Vânia%20S.%20Barbosa.pdf - Capítulo 3)

KRESS, G. Where meaning is the issue. In: KRESS, G. Multimodality: a social semiotic approach to contemporary communication. London: Routledge, 2010, p. 1-17.

BATEMAN, J. WILDFEUER, J. HIIPPALA, T. Introduction: the challenge of multimodality. In: BATEMAN, J.; WILDFEUER, J. HIIPPALA, T. Multimodality: foundations, research and analysis, a problem-oriented introduction. Germany: De Gruyter Mounton, 2017, p. 7-21. 

   Multimodalidade e comunicação
Período de Habilitação: 08/10/2018 às 00:00 a 11/10/2018 às 08:00
Multimodalidade, multiletramentos e letramento visual (11/10/2018 - 11/10/2018)

Where meaning is the issue (KRESS, 2010);

Literacy in a changed communication environment (WALSH, 2011);

Visual Literacy, Media Literacy, and Multiliteracies (SERAFINI, 2014).

Multimodalidade e leitura (18/10/2018 - 25/10/2018)

The Social Practice of Multimodal Reading (ROWSELL et all, 2017);

Reading as a semiosis (KRESS, 2003).

Leitura multimodal: visitando e revisitando os quatro papeis do leitor (25/10/2018 - 25/10/2018)


 


Multimodalidade e leitura: diferentes perspectivas (08/11/2018 - 29/11/2018)

Apresentação de seminários:

CLASSROOM ASSESSMENT AND PICTURE BOOKS – STRATEGIES FOR ASSESSING HOW STUDENTS INTERPRET MULTIMODAL TEXTS - Larissa e Cristiana

 
LEITURA CRÍTICA DE TEXTO MULTIMODAL EM LÍNGUA INGLESA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA - Fátima e Ingrid
 
MULTIMODALIDADE E ENSINO SOB A ÓPTICA DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA DA ESCOLA PÚBLICA - Maria de Fátima e Vilcarlos
 
MULTIMODALIDADE E LETRAMENTO VISUAL NA SALA DE AULA DE LÍNGUA ESPANHOLA: ANÁLISE DE UMA ATIVIDADE DE PRODUÇÃO ESCRITA - Lara e Raíssa
 
A CONFIGURAÇÃO DISCURSIVA NOS QUADROS O VIOLEIRO CHICO VIOLEIRO, SOB A PERSPECTIVA DA GDV - Abraão e Viviane
 
OS CAMINHOS DO LETRAMENTO VISUAL: UMA ANÁLISE DE MATERIAL DIDÁTICO VIRTUAL - Adelane
 
DE UMA REPRESENTAÇÃO NARRATIVA PARA UMA REPRESENTAÇÃO CONCEITUAL: MUDANÇAS SEMIÓTICAS EM PROPAGANDAS MODERNAS E PÓS-MODERNAS - Maria de Jesus e Raimunda
 
ADVERGAMES: NOVAS ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO, NOVO GÊNERO MULTIMODAL - Artur e Joelma
 
EXPLORING NARRATIVE ART OF DAVID WISESNER: USING A GRAMMAR OF VISUAL DESIGN AND LEARNING EXPERIENCES ON THE WORLD WIDE WEB - Edivaldo
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV Total
16 23 30 06 11 13 20 27 04 11 18 08 29
1 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4
2 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4 0 0 0 8
4 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2018100**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 8
6 2018100**** 0 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
7 2018100**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 8
8 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4
10 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4
11 2018100**** 0 4 0 0 0 1 4 0 0 0 0 0 0 9
12 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 1 4 0 0 4 9
13 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 4 8
14 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4
15 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018100**** 9,3 9.3 0 AM
2 2018100**** 10,0 10.0 8 AM
3 2018100**** 9,0 9.0 4 AM
4 2018100**** 10,0 10.0 8 AM
5 2018100**** 8,8 8.8 8 AM
6 2018100**** 9,0 9.0 4 AM
7 2018100**** 9,5 9.5 8 AM
8 2018100**** 8,2 8.2 4 AM
9 2018100**** 9,0 9.0 0 AM
10 2018100**** 9,3 9.3 0 AM
11 2018100**** 8,5 8.5 8 AM
12 2018100**** 8,5 8.5 4 AM
13 2018100**** 9,0 9.0 4 AM
14 2018100**** 9,5 9.5 9 AM
15 2018100**** 9,5 9.5 8 AM
16 2018100**** 9,5 9.5 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Entrega de artigo 13/12/2018
Observações 10/11/2018
Novo material 19/09/2018
Orientação para organização do trabalho na disciplina 22/08/2018

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb02.ufpi.br.timers vSIGAA_3.12.1151 01/11/2024 03:22