-

CLE/CCHL003 - ENSINO COMUNICATIVO POR MEIO DE TAREFAS COM TICS - Turma: 01 (2019.1)

Tópicos Aulas
Communicative Language Teaching (12/01/2019 - 12/01/2019)
  • Revisiting the methods
  • A task-based language teaching approach
   Chapter 1 - What is task-based language teaching 
Defining task Communicative Language Teaching
    
Inicia em 09/01/2019 às 0h 0 e finaliza em 10/01/2019 às 23h 59
   Ten-minute presentations
Período de Habilitação: 09/01/2019 às 17:50 a 11/01/2019 às 00:00
  Forty years of language teaching 
ten-minute presentation
    
Inicia em 13/01/2019 às 18h 0 e finaliza em 16/01/2019 às 23h 59
Multiliteracies and TICs (19/01/2019 - 19/01/2019)

Task-based activities;

Multiliteracies

The use of technologies in teaching and learning

Teaching materials: frameworks and analysis

   2nd short presentations
Período de Habilitação: 14/01/2019 às 23:45 a 19/01/2019 às 08:00
    
Inicia em 20/01/2019 às 20h 28 e finaliza em 23/01/2019 às 23h 59
    
Inicia em 23/03/2019 às 11h 8 e finaliza em 05/04/2019 às 13h 59
Apresentações das unidades com atividades comunicativas (26/01/2019 - 26/01/2019)
    
Inicia em 20/01/2019 às 0h 0 e finaliza em 10/02/2019 às 23h 59
    
Inicia em 20/01/2019 às 0h 0 e finaliza em 02/02/2019 às 23h 59
    
Inicia em 28/01/2019 às 0h 0 e finaliza em 31/01/2019 às 23h 59
    
Inicia em 05/02/2019 às 0h 0 e finaliza em 09/02/2019 às 23h 59
    
Inicia em 05/02/2019 às 0h 0 e finaliza em 09/02/2019 às 23h 59
    
Inicia em 02/04/2019 às 0h 0 e finaliza em 27/05/2019 às 23h 59
    
Inicia em 27/05/2019 às 0h 0 e finaliza em 29/05/2019 às 23h 59
Frequências da Turma
# Matrícula JAN Total
12 19 26
1 2018200**** 0 0 2 2
2 2018200**** 3 3 0 6
3 2018200**** 0 6 0 6
4 2018200**** 0 0 0 0
5 2018200**** 0 3 0 3
6 2018200**** 0 0 2 2
7 2018200**** 0 0 0 0
8 2018200**** 0 0 0 0
9 2018200**** 0 0 0 0
10 2018200**** 0 0 0 0
11 2018200**** 0 0 0 0
12 2018200**** 8 4 8 20
13 2018200**** 0 7 0 7
14 2018200**** 5 0 0 5
15 2018200**** 0 1 4 5
16 2018200**** 0 0 2 2
17 2018200**** 0 0 0 0
18 2018200**** 0 0 0 0
19 2018200**** 0 0 0 0
20 2018200**** 0 0 0 0
21 2018200**** 10 10 10 30
22 2018200**** 0 0 1 1
23 2018200**** 4 3 4 11
24 2018200**** 3 0 4 7
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018200**** 10,0 9,8 10,0 9,0 9.7 0 AM
2 2018200**** 10,0 9,0 8,7 8,0 8.9 0 AM
3 2018200**** 10,0 9,0 9,2 8,5 9.2 2 AM
4 2018200**** 10,0 9,0 9,3 8,5 9.2 6 AM
5 2018200**** 10,0 9,3 9,5 7,5 9.1 0 AM
6 2018200**** 10,0 5,0 8,0 7,5 7.6 6 AM
7 2018200**** 10,0 4,8 4,8 8,5 7.0 3 AM
8 2018200**** 8,6 4,0 6,7 8,5 7.0 0 AM
9 2018200**** 10,0 9,3 5,0 8,0 8.1 2 AM
10 2018200**** 10,0 9,2 9,1 9,0 9.3 0 AM
11 2018200**** 0,0 5,0 0,0 0,0 1.3 20 RF
12 2018200**** 10,0 9,5 9,2 8,0 9.2 0 AM
13 2018200**** 10,0 8,5 9,7 8,0 9.1 5 AM
14 2018200**** 10,0 4,8 8,5 8,0 7.8 7 AM
15 2018200**** 10,0 9,2 8,8 8,0 9.0 2 AM
16 2018200**** 10,0 10,0 5,0 8,5 8.4 5 AM
17 2018200**** 10,0 8,0 8,0 7,0 8.3 0 AM
18 2018200**** 10,0 9,2 9,8 9,0 9.5 0 AM
19 2018200**** 10,0 9,1 9,4 8,0 9.1 0 AM
20 2018200**** 10,0 9,5 9,5 9,0 9.5 0 AM
21 2018200**** 0,0 0,0 0,0 0,0 0.0 30 RF
22 2018200**** 10,0 9,5 5,0 9,0 8.4 1 AM
23 2018200**** 5,0 4,0 4,7 0,0 3.4 11 RF
24 2018200**** 9,3 6,7 7,0 5,0 7.0 7 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Estudo crítico sobre abordagens de ensino comunicativo por meio de tarefas com TICs. Análise de material didático e produção de atividades com tarefas comunicativas por meio de tecnologias da informação e comunicação.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será ministrada, preferencialmente, no laboratório de línguas, a fim de que os alunos possam explorar ferramentas de ensino com o uso das TICs. Os conteúdos serão ministrados por meio de aulas teóricas e práticas e de apresentações de seminários de curta duração, portanto, contando com a efetiva participação dos alunos. Atividades de análise e produção de material de ensino comunicativo por meio de tarefas serão realizadas em duplas e/ou pequenos grupos.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Serão considerados aspectos qualitativos, como: assiduidade, participação e execução das atividades no prazo estipulado. Em termos quantitativos, serão atribuídas quatro notas, com valor máximo igual a dez, que serão compostas pelas as seguintes atividades avaliativas e seus respectivos valores:

Atividade Valor máximo (cada) Total
Duas apresentações de seminários curtos 0,5 10,0
Três journals referente à cada bloco de oito aulas 0,5 15,0
Apresentação oral de uma TBLT (trabalho final) 0,5 0,5
Trabalho final: Elaboração de uma TBLT com seu respectivo plano de execução, conforme modelo indicado. 10,0 10,0

A média da soma das atividades elencadas na segunda e terceira linha (total/2) representará a segunda e terceira nota. Será considerado aprovado o aluno que obtiver a média igual ou superior à sete (7,0) na soma das quatro notas avaliativas, e que tenha, no mínimo, 75% de frequência nas aulas.
As apresentações dos seminários serão realizadas em dupla e terão a duração de até dez minutos cada.
Entende-se por journal um relato pessoal das aulas, de até duas laudas, no qual os principais aspectos teóricos-metodológicos devem ser ressaltados, bem como a reflexão do autor a respeito de sua própria aprendizagem naquelas aulas. Essa atividade (individual) deverá ser enviada por meio do SIGAA em até 72 horas após cada bloco de oito aulas (sábados). Caso o aluno não tenha comparecido às aulas do bloco, uma resenha dos textos discutidos naquele bloco poderá ser aceita.
A elaboração e apresentação oral do trabalho final serão executadas em dupla, sendo que a apresentação deverá acontecer, impreterivelmente, no terceiro e último sábado dedicado à disciplina e terá a duração de trinta minutos para cada dupla. Desses trinta minutos, vinte serão para a apresentação da dupla e dez para comentários e sugestões da turma. A versão final deverá ser enviada por meio do SIGAA em até quinze dias após o encerramento das aulas.
Horário de atendimento: Sexta-feira - 9:00 às 11:30
Bibliografia: ALMEIDA FILHO, J.C.P. 1994. Escolha e Produção de Material Didático para um Ensino Comunicativo de Línguas. In: Contexturas – ensino crítico de língua inglesa. nº 2. São Paulo: Apliesp, (p.43 – 52).
ASSIS, A. e OLIVEIRA, A. 2004. Tarefas Comunicativas: Um contexto favorável à aprendizagem de gramática e vocabulário na sala de aula de L2? Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, POSLIN.
BARBIRATO, R. C. 2000. O uso de Atividades Comunicativas na Aula de LE: Alguns Resultados. In: Contexturas – ensino crítico de língua inglesa. nº 5. São Paulo: Apliesp, (p. 27 – 44) – 2000/2001.
ROONEY, K. 2000. Redesigning Non-Task-Based Materials to Fit a Task-Based Framework. The Internet TESL Journal, Vol. VI, nº 12, December 2000. Disponível em: <http://iteslj.org/Techniques/Rooney-Task-Based.html>, acesso em set. 2012.
SANTOS, F. T. e MACIEL, R. F. s/d. Tarefas Comunicativas: Contribuições para Salas Numerosas. Disponível em: http://www.uems.br/cursos/letras_jardim/Fabiana%20e% 20Ruberval.pdf. Acesso em set. 2012.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
12/01/2019
12/01/2019
Communicative Language Teaching
19/01/2019
19/01/2019
Multiliteracies and TICs
26/01/2019
26/01/2019
Apresentações das unidades com atividades comunicativas
Avaliações
Data Descrição
15/01/2019 1ª Avaliação
23/01/2019 2ª Avaliação
26/01/2019 3ª Avaliação
10/02/2019 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Activities and absences 05/02/2019
Welcome! 09/01/2019

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb02.ufpi.br.timers vSIGAA_3.12.1151 01/11/2024 03:18