Metodologia: |
A disciplina será ministrada, preferencialmente, no laboratório de línguas, a fim de que os alunos possam explorar ferramentas de ensino com o uso das TICs. Os conteúdos serão ministrados por meio de aulas teóricas e práticas e de apresentações de seminários de curta duração, portanto, contando com a efetiva participação dos alunos. Atividades de análise e produção de material de ensino comunicativo por meio de tarefas serão realizadas em duplas e/ou pequenos grupos. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Serão considerados aspectos qualitativos, como: assiduidade, participação e execução das atividades no prazo estipulado. Em termos quantitativos, serão atribuídas quatro notas, com valor máximo igual a dez, que serão compostas pelas as seguintes atividades avaliativas e seus respectivos valores:
Atividade Valor máximo (cada) Total Duas apresentações de seminários curtos 0,5 10,0 Três journals referente à cada bloco de oito aulas 0,5 15,0 Apresentação oral de uma TBLT (trabalho final) 0,5 0,5 Trabalho final: Elaboração de uma TBLT com seu respectivo plano de execução, conforme modelo indicado. 10,0 10,0
A média da soma das atividades elencadas na segunda e terceira linha (total/2) representará a segunda e terceira nota. Será considerado aprovado o aluno que obtiver a média igual ou superior à sete (7,0) na soma das quatro notas avaliativas, e que tenha, no mínimo, 75% de frequência nas aulas. As apresentações dos seminários serão realizadas em dupla e terão a duração de até dez minutos cada. Entende-se por journal um relato pessoal das aulas, de até duas laudas, no qual os principais aspectos teóricos-metodológicos devem ser ressaltados, bem como a reflexão do autor a respeito de sua própria aprendizagem naquelas aulas. Essa atividade (individual) deverá ser enviada por meio do SIGAA em até 72 horas após cada bloco de oito aulas (sábados). Caso o aluno não tenha comparecido às aulas do bloco, uma resenha dos textos discutidos naquele bloco poderá ser aceita. A elaboração e apresentação oral do trabalho final serão executadas em dupla, sendo que a apresentação deverá acontecer, impreterivelmente, no terceiro e último sábado dedicado à disciplina e terá a duração de trinta minutos para cada dupla. Desses trinta minutos, vinte serão para a apresentação da dupla e dez para comentários e sugestões da turma. A versão final deverá ser enviada por meio do SIGAA em até quinze dias após o encerramento das aulas.
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Bibliografia:
| ALMEIDA FILHO, J.C.P. 1994. Escolha e Produção de Material Didático para um Ensino Comunicativo de Línguas. In: Contexturas ensino crítico de língua inglesa. nº 2. São Paulo: Apliesp, (p.43 52). ASSIS, A. e OLIVEIRA, A. 2004. Tarefas Comunicativas: Um contexto favorável à aprendizagem de gramática e vocabulário na sala de aula de L2? Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, POSLIN. BARBIRATO, R. C. 2000. O uso de Atividades Comunicativas na Aula de LE: Alguns Resultados. In: Contexturas ensino crítico de língua inglesa. nº 5. São Paulo: Apliesp, (p. 27 44) 2000/2001. ROONEY, K. 2000. Redesigning Non-Task-Based Materials to Fit a Task-Based Framework. The Internet TESL Journal, Vol. VI, nº 12, December 2000. Disponível em: <http://iteslj.org/Techniques/Rooney-Task-Based.html>, acesso em set. 2012. SANTOS, F. T. e MACIEL, R. F. s/d. Tarefas Comunicativas: Contribuições para Salas Numerosas. Disponível em: http://www.uems.br/cursos/letras_jardim/Fabiana%20e% 20Ruberval.pdf. Acesso em set. 2012.
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