Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
Ementa: Mensuração de frequência de doenças, mensuração do efeito e das medidas das doenças, tipos de estudos epidemiológicos, estudos caso-controle, estudos de coorte, triagem, epidemiologia clínica, noções de epidemiologia molecular, preparação de estudos epidemiológicos.
Justificativa A compreensão dos princípios de epidemiologia é fundamental para o desenho correto de estudos observacionais e experimentais. Trata-se de ferramenta moderna indispensável para o planejamento de investigações científicas efetuadas além do laboratório. Objetivos
O objetivo principal deste curso é esclarecer e orientar o aluno em noções do desenho de estudos científicos, a fim de melhor planejar as suas futuras investigações, o que inclui: - analisar os princípios de causalidade das doenças com maior ênfase nos fatores modificáveis do ambiente, incluindo comportamentos por ele determinados; - encorajar a boa prática clínica através da introdução dos conceitos de epidemiologia clínica; - encorajar a aplicação da epidemiologia na prevenção das doenças e na promoção da saúde; - preparar profissionais da área da saúde para atender de forma integral a crescente demanda de serviços de saúde da população e assegurar que os recursos destinados à saúde sejam usados da melhor maneira possível; - fornecer uma visão dos conceitos necessários à interpretação crítica da literatura científica; - despertar o interesse científico para a elaboração de projetos de pesquisa durante a residência médica. Ao final deste curso, o aluno deverá ser capaz de demonstrar conhecimento sobre: a origem e aplicação da epidemiologia; abordagem epidemiológica para definir e medir a ocorrência do processo saúde‑doença nas populações; vantagens e limitações dos delineamentos epidemiológicos; a contribuição da epidemiologia na prevenção das doenças, na promoção da saúde e no desenvolvimento de políticas de saúde; a contribuição da epidemiologia para a boa prática clínica; o papel da epidemiologia na avaliação da efetividade e da eficiência dos cuidados em saúde;
- delineamento de estudo apropriado para responder questões especificas a respeito da causalidade das doenças, história natural, prognóstico, prevenção, e avaliação de tratamento e outras intervenções, visando prevenir e controlar a ocorrência de doenças.
Estrutura do curso
O conteúdo programático constará de 60 horas-aula ministradas às terças e quintas-feiras de 14:00 às 18:00h. A aula inicial será no dia 03 de maio de 2018
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Avaliação O processo de avaliação do aluno obedecerá à Resolução 189/07- CEPEX que Regulamenta a Pós-Graduação Stricto sensu da Universidade Federal do Piauí (recomenda-se que os alunos conheçam plenamente o conteúdo da referida resolução). O aluno poderá ser avaliado por duas formas distintas: (a) Testes de conhecimentos após as sessões de exercícios. (b) Avaliação escrita envolvendo os conteúdos teóricos e práticos abordados durante o curso. Será concedida a oportunidade para a realização da prova em segunda chamada em substituição à avaliação escrita ao aluno que não comparecer no dia agendado, por motivos justificados. Faltas não justificadas acarretarão nota zero, sem direito a reposição de conceitos. Não haverá reposição de aulas práticas, teóricas ou pós-testes. Uma avaliação final escrita será oferecida aos alunos que obtiverem notas maiores que quatro e menores que sete.
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Horário de atendimento:
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Bibliografia:
| 1. Bernard Rosner: Fundamentals of Biostatistics. Duxbury Press, Belmont, 1995 2. Charles H. Hennekens, Julie E. Buring: Epidemiology in Medicine. Little, Brown and Company. Boston, Toronto, 1987 3. David L. Sackett, R. Brian Haynes, Peter Tugwell: Clinical Epidemiology. A Basic Science For Clinical Medicine:. Little, Brown and Company. Boston,Toronto, 1995. 4. Kenneth J. Rothman, Sander Greenland: Modern Epidemiology. Lippincott-Raven, Philadelphia, 1998 5. Maria Zélia Rouquayrol: Epidemiologia e Saúde.- 4.ed.- Rio de Janeiro: Medsi, 2002. 6. Maurício Gomes Pereira: Epidemiologia - Teoria e Prática.-1.ed.-Rio de Janeiro: Guanabara Koogan S.A., 2001 7. SEPLAN- CNPq: Como Ler Revistas Médicas - Programa de Epidemiologia, 1984. 8. Sônia Vieira: Introdução à Bioestatística.- 5.ed.- Rio de Janeiro: Campus, 1988. 9. Waldman,EA: Vigilância em Saúde Pública, volume 7/ Colaboração Teresa E.C.Rosa. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, 1998 (Série Saúde e Cidadania) 10. R. Bonita, R. Beaglehole, T. Kjellström. Epidemiologia Básica. [Organização Mundial da Saúde: Basic Epidemiology, 2006. Tradução e revisão científica Juraci A. Cesar]. - 2.ed. - São Paulo, Santos. 2010.ISBN 978-85-7288-839-4
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