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Objetivos: - Fomentar o debate de temas relevantes à saúde pública na realidade local e nos serviços de saúde. - Analisar as possibilidades de incorporação de estratégias de trabalho interprofissional na cultura institucional das UBS cenário de prática dos discentes nos diversos territórios de saúde do estado. - Discutir os fundamentos da prática interdisciplinar e interprofissional em saúde e perceber o alcance da integração das práticas profissionais e das áreas de conhecimento nos serviços no SUS. - Demonstrar a operacionalização de protocolos, tecnologias leves e leve-duras, sistemas de informação, parâmetros e outros mecanismos de trabalho em saúde para instrumentalizar o trabalho profissional dos trabalhadores no SUS.
COMPETÊNCIAS TRABALHADAS: - Reafirmar o papel do profissional de saúde como agente social de mudança para a sociedade e para o SUS. - Qualificar os profissionais para o trabalho interprofissional colaborativo e em equipe na saúde. - Perceber os processos de trabalho e a práxis social dos trabalhadores no SUS como estratégia de fortalecimento da política de gestão do trabalho e de educação em saúde. - Entender o contexto de trabalho como espaço de educação permanente em Saúde fomentando a problematização dos processos de trabalho e das necessidades loco-regionais.
Conteúdos programáticos UNIDADE I Fundamentos da Educação Interprofissional- EIP e o Trabalho em Equipe na saúde: - Cenário atual da formação e da prática interprofissional em saúde. - Trabalho em equipe de saúde com foco nas necessidades de saúde dos usuários/população e na colaboração interprofissional. - Instrumentos para o trabalho colaborativo em equipe.
UNIDADE II Processos de trabalho em saúde na atenção básica e a interprofissionalidade: possibilidades e limites
UNIDADE III Contextos interprofissionais em saúde e os territórios locais
UNIDADE IV- Aplicação das tecnologias leves e leves-duras no contexto da interprofissionalidade na Atenção Básica.
Métodos de ensino - Dinâmicas de grupo. - Aplicação de metodologia ativas. - Exposição teórica seguida de discussão. - Estudo de caso. - Relato de experiência. - Projeção de filme seguida de debate. - Sociodrama. - Palestra. - Roda de conversa. - Visita de campo (quando possível). - Seminário temático e Painel temático. - Oficina. - Demonstração de ferramentas, software, Sistemas de Informação e outras tecnologias.
Horário e acordo de convivência: - A disciplina será ministrada no horário das 14h00 às 18h00. - A utilização de celular durante as aulas fica condicionada a solicitação/comunicação prévia ao professor, em caso de necessidade e/ou de finalidade pedagógica.
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Bibliografia:
| ANTUNES, R. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 13°ed. São Paulo: Ed. Cortez, 2010. (p.21-61, 174-180) CAMPOS, G.W.S. et al. Tratado de saúde coletiva. São Paulo/ Rio de Janeiro: Hucitec/FIOCRUZ, 2006.
COSTA, M.V. A educação interprofissional e o processo de formação em saúde no Brasil: pensando possibilidades para o futuro. In: SOUZA, M.R.P(Org.). Nova Formação em Saúde Pública: aprendizado coletivo e lições compartilhadas na RedEscola. Vol. 2. Rio de Janeiro, RJ; Fiocruz, ENSP, RedEscola, 2019.
COSTA, M.V; PEDUZZI, M. FREIRE FILHO, J,R. SILVA, C.B.G. Educação Interprofissional em Saúde. Natal:SEDIS-UFRN, 2018.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Marco para Ação em Educação Interprofissional e Prática Colaborativa. Genebra: OMS; 2010.
PEDUZZI, Marina et al. Educação interprofissional: formação de profissionais de saúde para o trabalho em equipe com foco nos usuários.São Paulo. Rev Esc Enferm USP 2013; 47(4):977-83
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