-

PPGHB055 - LEITURA DIRIGIDA: TEXTOS E DOCUMENTOS HISTÓRICOS - Turma: 10 (2020.2)

Tópicos Aulas
Introdução aos estudos da Análise de Discurso (06/10/2020 - 06/10/2020)
Introdução aos estudos da Análise de Discurso (13/10/2020 - 13/10/2020)
Concepções de linguagem e sujeito (logocentrismo) (20/10/2020 - 20/10/2020)
Concepções de linguagem e sujeito (logocentrismo) (27/10/2020 - 27/10/2020)
Linguagem, discurso e sujeito (03/11/2020 - 03/11/2020)
Linguagem, discurso e sujeito (10/11/2020 - 10/11/2020)
Marx, materialismo histórico e análise de discurso (17/11/2020 - 17/11/2020)
Marx, materialismo histórico e análise de discurso (24/11/2020 - 24/11/2020)
Bakhtin e os estudos sobre a linguagem (01/12/2020 - 01/12/2020)
Pechêux e a análise de discurso (08/12/2020 - 08/12/2020)
Foucault e a análise de discurso (15/12/2020 - 15/12/2020)
A ordem do discurso, Foucault (22/12/2020 - 22/12/2020)
A ordem do discurso, Foucault (29/12/2020 - 29/12/2020)
Escrita dos aportes teórico-metodológicos da pesquisa (05/01/2021 - 05/01/2021)
Escrita dos aportes teórico-metodológicos da pesquisa (12/01/2021 - 12/01/2021)
Escrita dos aportes teórico-metodológicos da pesquisa (19/01/2021 - 19/01/2021)
Escrita dos aportes teórico-metodológicos da pesquisa (26/01/2021 - 26/01/2021)
Produção textual (02/02/2021 - 02/02/2021)
    
Inicia em 16/01/2021 às 0h 0 e finaliza em 31/01/2021 às 23h 59
    
Inicia em 16/01/2021 às 0h 0 e finaliza em 10/02/2021 às 23h 59
    
Inicia em 21/01/2021 às 0h 0 e finaliza em 10/02/2021 às 23h 59
Frequências da Turma
# Matrícula OUT NOV DEZ JAN Total
06 13 20 27 03 10 17 24 01 08 15 22 29 05 12 19 26
1 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2020100**** 7,5 7.5 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: x
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia:
* leitura e discussão dos textos-base:

Unidade 1: A Constituição da Análise do Discurso

Plano de ensino (apresentação)

Introdução aos estudos da Análise de Discurso
Texto 01: GREGOLIN, M. R. Foucault e Pêcheux na análise do discurso: diálogos & duelos. São Carlos: Claraluz, 2006. (p.17-64)

Discurso e Ideologia
Texto 02: SILVA, Renata. Linguagem e ideologia: embates teóricos. Linguagem em (Dis)curso, v.9, n.1, p.157-180, 2009.

Linguagem, Discurso e sujeito

Texto 03: BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: _____. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra do título em russo Estetika sloviésnova tvórtchestva. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003, p. 261-306.

Linguagem, Discurso e sujeito
Texto 04: GREGOLIN, M. R. Foucault e Pêcheux na análise do discurso: diálogos & duelos. São Carlos: Claraluz, 2006. (p.111-150)

Estratégias discursivas, Efeitos de sentido e condições de produção do discurso
Texto 05: ORLANDI, E. P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. SP: Pontes, 2001.

Enunciado, História e Interdiscurso
Texto 06: MARQUES, W; CONTI, M. A; FERNANDES, C. A. Michel Foucault e o discurso: aportes teóricos e metodológicos. Uberândia: EDUFU, 2013. (p. 217-239)

Enunciado, História e Interdiscurso
Texto 07: PICANÇO, Deise Cristina de Lima. Discurso, Linguística e História. Tese (Doutorado em Letras). UFPR, 2006. (p. 180-189)

Análise crítica do discurso versus análise de conteúdo
Texto 08: CONSTANTINO, Núncia Santoro. Pesquisa histórica e análise de conteúdo: pertinência e possibilidades. Estudos Ibero-Americanos. PUCRS, v. 28, n. 1, p. 183-194, 2002.

Práticas de Análise do Discurso I
Texto 09: GINZBURG. Raízes do paradigma indiciário.

Práticas de Análise do Discurso II
Texto 10: GINZBURG. O fio e os rastros.

Avaliação
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Serão realizadas três atividades para fins de avaliação da aprendizagem do alunado:, cujos critérios para aprovação na disciplina seguirão o disposto nos artigos 9o, 10 e 11 da resolução do CEPEX no. 043/95 da UFPI:
Art. 9º - Será considerado aprovado na disciplina o aluno que;
I – Obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária da disciplina e média aritmética igual ou superior a 7 (sete) nas verificações parciais;
II – Não atendo ao inciso e submetido ao exame final, obtiver média aritmética igual ou superior a 6 (seis) resultante da média aritmética das verificações parciais e da nota do exame final.
Art. 10 – O aluno que não obtiver, no mínimo, média aritmética 4 (quatro), nas verificações parciais, não poderá se submeter ao exame final.
Art. 11 – Será considerado reprovado o aluno que se incluir em um dos três itens:
I – Obtiver frequência inferior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária da disciplina;
II – Obtiver média aritmética inferior a 4 (quatro) nas verificações parciais;
III – Obtiver média aritmética inferior a 6 (seis), resultante da média aritmética das verificações parciais e da nota do exame final.
Parágrafo único – Ao aluno reprovado por falta será atribuída a nota 0 (zero).
Horário de atendimento: quartas, 18 às 22:00
Bibliografia: CHARAUDEAU, Patrick. Linguagem e discurso: modos de organização. SP: Contexto, 2008.
CHARAUDEAU, Patrick. Discurso Político. SP: Contexto, 2008.
FIORIN, José Luiz. Linguagem e ideologia. SP: Ática, 2007.
GREGOLIN, M. R. Foucault e Pêcheux na análise do discurso: diálogos & duelos. São Carlos: Claraluz, 2006.
KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluçoes científicas. SP: Perspectiva, 2003.
MARQUES, W; CONTI, M. A; FERNANDES, C. A. Michel Foucault e o discurso: aportes teóricos e metodológicos. Uberândia: EDUFU, 2013.
MARROU, H-I. Do conhecimento histórico. SP: Martins Fontes, 1975.
PICANÇO, Deise Cristina de Lima. Discurso, Linguística e História. Tese (Doutorado em Letras). UFPR, 2006.
ORLANDI, E. P. Autoria, leitura e feitos do trabalho simbólico. Campinas: Pontes, 2004.
___________. Análise de discurso: princípios e procedimentos. SP: Pontes, 2001.
___________. As formas do siêncio no movimento dos sentidos. SP: Ed. UNICAMP, 2007.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
06/10/2020
06/10/2020
Introdução aos estudos da Análise de Discurso
13/10/2020
13/10/2020
Introdução aos estudos da Análise de Discurso
20/10/2020
20/10/2020
Concepções de linguagem e sujeito (logocentrismo)
27/10/2020
27/10/2020
Concepções de linguagem e sujeito (logocentrismo)
03/11/2020
03/11/2020
Linguagem, discurso e sujeito
10/11/2020
10/11/2020
Linguagem, discurso e sujeito
17/11/2020
17/11/2020
Marx, materialismo histórico e análise de discurso
24/11/2020
24/11/2020
Marx, materialismo histórico e análise de discurso
01/12/2020
01/12/2020
Bakhtin e os estudos sobre a linguagem
08/12/2020
08/12/2020
Pechêux e a análise de discurso
15/12/2020
15/12/2020
Foucault e a análise de discurso
22/12/2020
22/12/2020
A ordem do discurso, Foucault
29/12/2020
29/12/2020
A ordem do discurso, Foucault
05/01/2021
05/01/2021
Escrita dos aportes teórico-metodológicos da pesquisa
12/01/2021
12/01/2021
Escrita dos aportes teórico-metodológicos da pesquisa
19/01/2021
19/01/2021
Escrita dos aportes teórico-metodológicos da pesquisa
26/01/2021
26/01/2021
Escrita dos aportes teórico-metodológicos da pesquisa
02/02/2021
02/02/2021
Produção textual
Avaliações
Data Descrição
03/02/2021 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Informes sobre a avaliação 06/02/2021
Cronograma de atividades 21/01/2021
Informes - avaliação 16/01/2021

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb02.ufpi.br.timers vSIGAA_3.12.1085 04/07/2024 07:56