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MPSF005 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE II - Turma: 01 (2021.2)

Tópicos Aulas
Programação das atividades do primeiro encontro (manhã e tarde) (05/10/2021 - 05/10/2021)
Programação das atividades do primeiro encontro (manhã e tarde) (06/10/2021 - 06/10/2021)
Programação das atividades do primeiro encontro (manhã e tarde) (07/10/2021 - 07/10/2021)
Acolhida aos mestrandos. Apresentação do Módulo. Elaboração do contrato de convivência. Linha do tempo (padlet): A educação na saúde no Estado brasileiro: política, programas e estratégias. Circuito (EPS, EIP, PC). Roda de conversa (EPS, EIP, PC). Momento de estudo: leituras essenciais para as atividades e leituras complementares.
Programação das atividades do primeiro encontro (manhã e tarde) (07/10/2021 - 07/10/2021)
Programação das atividades do primeiro encontro (manhã e tarde) (08/10/2021 - 08/10/2021)
Acolhida aos mestrandos. GV x GO (Rede de serviços como Sistema Saúde Escola). Roda de Conversa: rodada de experiência com a preceptoria. Pensar criativo sobre o ?ser preceptor?. Apresentação das atividades criativas. Orientações para o Fórum (Teorias da Aprendizagem de adultos). Avaliação do 1° Encontro.
Programação das atividades do primeiro encontro (manhã e tarde) (08/10/2021 - 08/10/2021)
Programação das atividades do primeiro encontro (manhã e tarde) (09/10/2021 - 09/10/2021)
Programação das atividades do primeiro encontro (manhã e tarde) (12/10/2021 - 12/10/2021)
Programação das atividades do primeiro encontro (manhã e tarde) (13/10/2021 - 13/10/2021)
Programação das atividades do segundo encontro (manhã e tarde) (14/10/2021 - 14/10/2021)
Programação das atividades do segundo encontro (manhã e tarde) (15/10/2021 - 15/10/2021)
Programação das atividades do segundo encontro (manhã e tarde) (16/10/2021 - 16/10/2021)
Programação das atividades do segundo encontro (manhã e tarde) (19/10/2021 - 19/10/2021)
Programação das atividades do segundo encontro (manhã e tarde) (20/10/2021 - 20/10/2021)
Programação das atividades do segundo encontro (manhã e tarde) (21/10/2021 - 21/10/2021)
Acolhida aos mestrandos. Fechamento do Fórum. Roda de conversa: resgate de vivências prévias com uso de metodologias ativas e avaliação. Leitura de Textos e Estudo dirigido (Metodologias Ativas e Avaliação nos serviços de Saúde). Leitura de Textos e Estudo dirigido (Metodologias Ativas e Avaliação nos serviços de Saúde). Produção de Síntese Criativa (Metodologias Ativas e Avaliação nos serviços de Saúde).
Programação das atividades do segundo encontro (manhã e tarde) (21/10/2021 - 21/10/2021)
Programação das atividades do segundo encontro (manhã e tarde) (22/10/2021 - 22/10/2021)
Acolhida aos mestrandos. Mesa Redonda: Integração Ensino-Serviço- Comunidade. Avaliação e Encerramento do Módulo.
Programação das atividades do segundo encontro (manhã e tarde) (22/10/2021 - 22/10/2021)
Frequências da Turma
# Matrícula OUT Total
07 08 09 13 14 16 19 20 21 22
1 2020101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2
2 2020101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2020101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2020101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2020101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2020101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2020101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2020101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2020101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2020101**** 1 0 0 0 0 0 0 0 1 0 2
11 2020101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2020101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2020101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8 8
14 2020101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2020101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2020101**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2020101**** 7,9 7,9 7,9 7.9 0 AM
3 2020101**** 8,0 8,0 8,0 8.0 8 AM
4 2020101**** 7,7 7,7 7,7 7.7 0 AM
5 2020101**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM
6 2020101**** 7,8 7,8 7,8 7.8 2 AM
7 2020101**** 8,2 8,2 8,2 8.2 0 AM
8 2020101**** 8,2 8,2 8,2 8.2 0 AM
9 2020101**** 9,2 9,2 9,2 9.2 0 AM
10 2020101**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
11 2020101**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM
12 2020101**** 8,9 8,9 8,9 8.9 0 AM
13 2020101**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
14 2020101**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
15 2020101**** 7,5 7,5 7,5 7.5 2 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Antecedentes da formação profissional em saúde. Desenvolvimento de competência e integração teoria-prática. Diretrizes Curriculares Nacionais para cursos de graduação em saúde e programas de incentivo. Educação Continuada e Permanente. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na graduação em saúde. Desenvolvimento e avaliação de currículos. Atividades multiprofissionais na graduação. Preceptoria e integração ensinoserviços. Sistemas de Saúde-Escola. Princípios da aprendizagem de adultos e metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Avaliação da aprendizagem em serviços de saúde.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Este Módulo articula um elenco de estratégias educacionais para o desenvolvimento dos objetivos de aprendizagem. Os momentos presenciais serão subsidiados, Roda de Conversa, Leitura Apreciativa, Estudo Dirigido, Grupo de Verbalização x Grupo de Observação (GVxGO), Troca de Experiências, Elaborações Gráficas em Plataformas Virtuais (Padlet. Jamboard, Infográficos), Circuito, Mesa redonda, Grupos de Trabalho. Nos momentos de dispersão os mestrandos vivenciarão o Fórum Virtual.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O sistema de avaliação do mestrando está de acordo com o proposto para o curso de mestrado apresentado no Caderno do Curso. Ao finalizar as atividades educacionais o discente será avaliado em duas dimensões:
1 - Frequência (75%) e participação nas atividades previstas para o módulo.
2 - Desempenho: escala de 0(zero) a 10(dez), com mínimo de nota 7(sete) nas avaliações das estratégias educacionais desenvolvidas.
Para este Módulo definiu-se para a avaliação as Estratégias Educacionais a seguir apresentadas com respectivos produtos:
● Fórum: Participação no Fórum - 2,0 pontos
● Síntese do circuito - 1,0 ponto
● Apresentação da atividade criativa - 2,0 pontos
● Organização e participação na mesa redonda - 2,0 pontos
● Participação nas atividades educacionais (linha do tempo e GV/GO) -
1,0 ponto
● Infográfico e Síntese Criativa - 1,0 ponto
● Auto avaliação (anexo A) – 1,0 ponto
Horário de atendimento: Manhã e Tarde nos dias do módulo
Bibliografia: BARRETO, I. C. H. C. et al. Gestão participativa no SUS e a integração ensino, serviço e comunidade: a experiência da Liga de Saúde da Família, Fortaleza, CE. Saúde e Sociedade, 01 May 2012, Vol.21(suppl 1), pp.80-9.
BARRETO, I. C. H. C.; ANDRADE, L. O. M.; ELLERY, A. E. L.; LOIOLA, F. Estratégias e Ferramentas pedagógicas para qualificação das equipes de saúde da família. Tempus - Actas de Saúde Coletiva, v.1, 2007.
BARRETO, I.C.H.C; RIBEIRO, K.G.; MOREIRA, A.E.M.M.; GOYA, N.; ARAÚJO DIAS, M.S.A.; ANDRADE, L.O.M. Integração de instituições de ensino superior com sistemas municipais de saúde à luz de uma tipologia da colaboração interprofissional. Interface (Botucatu). v. 22, Supl.1, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/8zcBHcrLGFHH4t8RGMCJLff/?format=pdf&lang= pt. Acesso em: 30 de junho de 2021.
BARRETO, V. L. et al. Papel do Preceptor da Atenção Primária em Saúde na Formação da Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal de Pernambuco – um Termo de Referência. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 35, n. 4, p. 578-583, 2011.
BOTTI, S. H. O.; REGO, S. Preceptor, Supervisor, Tutor e Mentor: quais são seus papéis? Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 32, n. 3, p. 363 – 373, 2008.
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria n. 1.996, de 20 de agosto de 2007. Dispõe sobre as diretrizes para a implementação da política nacional de educação permanente em saúde. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 22 ago. 2007.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Manual Instrutivo Gestores Municipais - Manual de apoio aos gestores para a implementação do COAPES. Brasília: Ministério da Saúde, 2015. Disponível em: http://www.escoladesaude.pr.gov.br/arquivos/File/Manual_Instrutivo_Gestores_ Municipais_COAPES.pdf Acesso em: 30 jun. 2021.
CARVALHO, J. A.; CARVALHO, M. P.; BARRETO, M. A. M.; ALVES, F. A. Andragogia: considerações sobre a aprendizagem do adulto. REMPEC ensino saúde e ambiente, v. 3, n. 1, p. 78-90, abr. 2010.
CASTRO J. et al. Gestão do trabalho e da educação na saúde. Natal: SEDIS, UFRN, 2018, 211 p.
CECCIM, R., FEURWERKER, L.C.M. O Quadrilátero da Formação para a Área da Saúde: Ensino, Gestão, Atenção e Controle Social. Physis. v. 14, n. 1, p. 41- 65, 2004.
COMO utilizar o Padlet. [S.l.: s.n.], 2018. 1 vídeo (6 min). Publicado pelo canal Érica Spadêto. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=6hWA2hhBB-o. Acesso em: 4 jul. 2020.
CONHEÇA O COAPES. Publicado pelo canal da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGETS) do Ministério da Saúde (MS). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=DClmiIQC2HE.
COSTA, M.V. A educação interprofissional e o processo de formação em saúde no Brasil: pensando possibilidades do futuro. Cap. 2. in: SOUZA, R.M.P., COSTA, P.P. (Org) Nova formação em saúde pública: aprendizado coletivo e lições compartilhadas na RedEscola. v. 2, Rio de Janeiro, RJ: Fiocruz, ENSP, RedEscola, 2019. 260 p.
DIAS, H. S. A.; LIMA, L. D.; TEIXEIRA, M. A trajetória da política nacional de reorientação da formação profissional em saúde no SUS. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 18, n.6. p.1613-1624, jun.2013.
DIAS, M. S. A.; LIMA, N. A.; PARENTE, J. R. F.; SILVA, M. R. F. A tutoria como dispositivo de apoio a um sistema municipal de saúde. Saúde em Debate, Rio de Janeiro, v. 41, n. 114, p. 683-693, 2017.
DIONÍSIO, A. P. Gêneros multimodais e letramento. In: KARWOSKI, A. M. et al. (Org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2006.
ELLERY, A.E.L.; BOSI, M.L.M.; LOIOLA, F.A. Integração ensino, pesquisa e serviços em saúde: antecedentes, estratégias e iniciativas. Saúde Soc. São Paulo, v.22, n.1, p.187-198, 2013. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/sausoc/2013.v22n1/187-196/. Acesso em: 30 de junho de 2021.
FERREIRA, L et al. Educação Permanente em Saúde na atenção primária: uma revisão integrativa da literatura. Saúde Debate. v. 43, n. 120, p. 223-239, 2019.
FRANÇA T. et al. Política de Educação Permanente em Saúde no Brasil: a contribuição das Comissões Permanentes de Integração Ensino-Serviço. Ciên Saúde Coletiva, v. 22, n.6, p. 1817-1828, 2017.
FREIRE FILHO, J. et al. Educação Interprofissional nas políticas de reorientação da formação profissional em saúde no Brasil. Saúde Debate. v.43, n. esp., p. 86-96, 2019.
FREITAS, Maria Aparecida de Oliveira et al. Aprendizagem Significativa e Andragogia na Formação Continuada de Profissionais de Saúde. Aprendizagem Significativa em Revista/Meaningful Learning Review, v. 6, n. 2, , 2016, p. 01- 20
FRENK, J.; CHEN, L.; BHUTTA, Z. A.; COHEN, J.; CRISP, N.; EVANS, T.; et al. (2010). Health professionals for a new century: transforming education to strengthen health systems in an interdependent world. The Lancet, 376(9756), 1923–1958. doi: 10.1016/S0140-6736(10)61854-5. Acesso em: 30 de junho de 2021.
JACOBOVSKI, R.; FERRO, L. F. Educação permanente em Saúde e Metodologias Ativas de ensino: uma revisão sistemática integrativa. Research, Society and Development, v. 10, n. 3, p. e39910313391-e39910313391, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/13391
LIMA, C. M. et al. Valorização da Preceptoria de Residência Médica na Região Amazônica. In: ABEM. Cadernos da ABEM: O preceptor por ele mesmo. v. 9. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Educação Médica, 2013. p. 69-75.
LOURINHO, L. A. et al. Mudanças na formação em saúde: o papel das metodologias ativas no ensino aprendizagem. IN: CATRIB, A. M. F.; BRASIL, C. C. P.; CARLOS, D. A. O. (Orgs.). Avaliação de processos educacionais em saúde: tendências e inovações. - Fortaleza: EdUECE, 2016. Disponível em: http://www.uece.br/eduece/dmdocuments/AVALIACAO%20DE%20PROCESSOS %20EDUCACIONAIS%20EM%20SAUDE%20-%20EBOOK.pdf
MITRE, S. M. et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciência & saúde coletiva, v.13 (Sup 2), p. 2133-2144, 2008.
MOREIRA, A. A. Aprendizagem significativa crítica. Versão revisada e estendida de conferência proferida no III Encontro Internacional sobre Aprendizagem Significativa, Lisboa (Peniche), 11 a 15 de setembro de 2000. Publicada nas Atas desse Encontro, p. 33-45, com o título original de Aprendizagem significativa subversiva.
MOREIRA, E. de O. et al. Andragogia: aprendizagem significativa. 14o Congresso de Iniciação Científica – CONIC/SEMESP, 2014. Disponível em: http://conic- semesp.org.br/anais/files/2014/trabalho-1000017562.pdf
OGATA, M.N. et al. Interfaces between permanent education and interprofessional education in health. Rev Esc Enferm USP. 2021;55:e03733.
PARENTE, J. R. F. Preceptoria e tutoria na residência multiprofissional em saúde da família. Sobral, Sanare, Revista de Políticas Públicas, v. 7, n. 2, p. 47-53, 2008.
QUIRINO, Gabriel Manganaro Ramos. Andragogia: A Arte e a Ciência de Fazer o Adulto a Aprender. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Edição 02, Ano 02, Vol. 01. pp 159-183, Maio de 2017. ISSN:2448- 0959
REGIS, C. et al. Educação e trabalho interprofissional: aspectos históricos e conceituais. In: DIAS, M.S.A. et al. (Orgs.) Educação interprofissional e práticas colaborativas em saúde. Sobral: Edições UVA, 2020. p. 25-42.
RIBEIRO, V. M. B. (org.). Formação Pedagógica de Preceptores do Ensino em Saúde. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2011.
RODACOSKI, G.C.; COELHO, I.C.M.M.; ALMEIDA, M.J. Sistema municipal de saúde- escola como estratégia de gestão do trabalho e da educação na saúde: relato de caso. Espaç. saúde (Online); v.14, n. 1/2, 2013. Disponível em: https://docplayer.com.br/19524619-Sistema-municipal-saude-escola-como- estrategia-de-gestao-do-trabalho-e-da-educacao-na-saude-relato-de- caso.html. Acesso em: 30 de junho de 2021.
RODRIGUES, A. M. M.; FREITAS, C. H. A.; GUERREIRO, M.G.S.; JORGE, M. S. B. Preceptoria na perspectiva da integralidade: conversando com enfermeiros. Rev. gaúch. enferm., v. 35, n. 2, p. 106-12, 2014.
SANTOS, C. C. R. Andragogia: Aprendendo a ensinar adultos. In: VII Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia - Seget, 2010, Resende. Anais... Resende: AEDB, 2010. p. 1-9. Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos10/402_ArtigoAndragogia.pdf
SILVA, A. S. R.; MENDES, L. S.; NÓBREGA, P. P.. Produção de aulas remotas: tutoriais e guias didáticos / organizadores, – Fortaleza: Grupo Educação, Tecnologia e Saúde da Universidade Federal do Ceará, 2020. 99 p. : il. - (Série Planejamento, produção e acompanhamento de disciplinas remotas; v. 1). ebook. Disponível em: Repositório Institucional UFC: Página de Busca
VENDRUSCOLO, C.; DA SILVA, M. T.; DA SILVA, M. E. K.. Integração ensino-servico- comunidade na perspectiva da reorientação da formação em saúde. Sustinere - Revista de Saúde e Educação, 2017, Vol.5(2), p.245(15)
ZARPELON, L.; TERENCIO, M.; ALVES BATISTA, N. A integração dos serviços de saúde e educação: o poder do COAPES para a educação médica. MedEdPublish, v. 9, n. 1, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.15694/mep.2020.000031.1.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
05/10/2021
05/10/2021
Programação das atividades do primeiro encontro (manhã e tarde)
06/10/2021
06/10/2021
Programação das atividades do primeiro encontro (manhã e tarde)
07/10/2021
07/10/2021
Programação das atividades do primeiro encontro (manhã e tarde)
07/10/2021
07/10/2021
Programação das atividades do primeiro encontro (manhã e tarde)
08/10/2021
08/10/2021
Programação das atividades do primeiro encontro (manhã e tarde)
08/10/2021
08/10/2021
Programação das atividades do primeiro encontro (manhã e tarde)
09/10/2021
09/10/2021
Programação das atividades do primeiro encontro (manhã e tarde)
12/10/2021
12/10/2021
Programação das atividades do primeiro encontro (manhã e tarde)
13/10/2021
13/10/2021
Programação das atividades do primeiro encontro (manhã e tarde)
14/10/2021
14/10/2021
Programação das atividades do segundo encontro (manhã e tarde)
15/10/2021
15/10/2021
Programação das atividades do segundo encontro (manhã e tarde)
16/10/2021
16/10/2021
Programação das atividades do segundo encontro (manhã e tarde)
19/10/2021
19/10/2021
Programação das atividades do segundo encontro (manhã e tarde)
20/10/2021
20/10/2021
Programação das atividades do segundo encontro (manhã e tarde)
21/10/2021
21/10/2021
Programação das atividades do segundo encontro (manhã e tarde)
21/10/2021
21/10/2021
Programação das atividades do segundo encontro (manhã e tarde)
22/10/2021
22/10/2021
Programação das atividades do segundo encontro (manhã e tarde)
22/10/2021
22/10/2021
Programação das atividades do segundo encontro (manhã e tarde)
Avaliações
Data Descrição
08/10/2021 1ª Avaliação
21/10/2021 2ª Avaliação
22/10/2021 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
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Título

Data
Módulo Educação na Saúde II 06/10/2021

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb02.ufpi.br.timers vSIGAA_3.12.1167 13/11/2024 04:05