Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
A disciplina Seminário II será desenvolvida com elaboração e apresentação oral de seminário constando de atividades de produção de artigos científicos, de revisões estruturadas e do projeto de Tese a ser executado pelo(as) doutorandos(as), com acompanhamento do(a) professor(a) orientador(a) (prioritário) ou docente/pesquisador(a) designado(a) pelo orientador. Os discentes apresentarão 3 (três) seminários, um Artigo de Pesquisa elaborado e estruturado segundo Normas de Periódico a ser submetido; uma Revisão Bibliográfica elaborada e estruturada segundo Normas de Periódico a ser submetida; e o Projeto de Tese de Doutorado, como instrumentos de aprendizagem e de avaliação da aprendizagem. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A comissão de avaliação do seminário de Projeto de Tese constará de 3 (três) avaliadores com título de doutor, assim composta: orientador(a) do(a) seminarista (prioritário) ou docente/pesquisador(a) designado(a) pelo orientador, professor(a) da disciplina e um(a) professor(a) e/ou pesquisador(a) vinculado ao tema da Tese do(a) seminarista. O conteúdo da apresentação deverá ser enviado à comissão de avaliação, com pelo menos 7 (sete) dias úteis de antecedência em relação à data da apresentação. O texto enviado ao professor da disciplina Seminário II deve apresentar as assinaturas do(a) seminarista e do orientador(a). A versão final do Projeto de Tese, com revisões e correções sugeridas e devidamente efetuadas, deverá ser entregue ao professor responsável pela Disciplina em até 7 (sete) dias após a apresentação do seminário, em cópia impressa. Após a apresentação oral, que deverá durar 30±5 minutos, quando procedente, ocorrerá a crítica à apresentação por um(a) aluno(a) do doutorado, na ordem da lista de frequência, após a qual se iniciará o debate com a participação do público (limitado a três perguntas). Em seguida, a comissão de avaliação fará os questionamentos e a avaliação da apresentação, conforme ficha para avaliação da apresentação do seminário, com conceitos em escala de 0 a 10. |
Horário de atendimento:
| Aulas identificadas como tempo de elaboração e discussão. |
Bibliografia:
| BOOTH, W.C.; COLOMB, G.G.; WILLIAMS, J.M. A Arte da Pesquisa. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes selo Martins, 2019. 368 p. IBAIXE, C.S.B.; SOLANOWSKI, M.Y; IBAIXE JR., J. Preparando Aulas. São Paulo: Madras, 2008. 134 p. POLITO, R. Vença o Medo de Falar em Público. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2018. 152 p. VOLPATO G.L. Dicas para Redação Científica. 4. ed. Botucatu: Best Writing, 2016. 288p. VOLPATO, G.L. Método Lógico para Redação Científica. 2. ed. Botucatu: Best Writing, 2017. 156 p. VOLPATO, G.L. Ciência: da filosofia à publicação. 7. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2019. 312 p. VOLPATO, G.L. Pérolas da Redação Científica. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. 189 p. VOLPATO, G.L.; BARRETO, R.E. Elabore Projetos Científicos Competitivos: Biológicas, Exatas e Humanas. São Paulo: Best Writing, 2014. 174 p. |