Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
A disciplina Seminário I será desenvolvida com elaboração e apresentação oral de seminário com tema de interesse acadêmico-científico pelos(as) doutorandos(as) e do projeto de Dissertação pelos(as) mestrandos(as), com acompanhamento do(a) professor(a) orientador(a) ou representante deste(a), no caso dos(as) mestrandos(as). A Disciplina terá commo principais objetivos: Incentivar o desenvolvimento de habilidades relativas à elaboração de textos e de expressão da capacidade oratória em público com desenvoltura. Favorecer aprofundamento de conhecimentos em áreas específicas de interesse do(a) Pós-Graduando(a). |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A comissão de avaliação do seminário de mestrandos(as) será composta por 3 (três) avaliadores com título de Doutor, assim composta: orientador(a) do(a) seminarista (prioritário) ou docente/pesquisador(a) designado(a) pelo orientador, professor(a) da disciplina Seminário I e um(a) professores(a) e/ou pesquisador(a) vinculado ao tema da Dissertação do(a) discente seminarista. O texto conteúdo da apresentação deverá ser enviado à comissão de avaliação, com pelo menos 7 (sete) dias úteis de antecedência em relação à data da apresentação. O texto para o docente da disciplina Seminário I deve apresentar as assinaturas do(a) seminarista e do orientador(a), no caso do Projeto de Dissertação. O texto definitivo, com revisões e correções sugeridas e devidamente efetivadas, deverá ser entregue ao professor responsável pela disciplina em até 7 (sete) dias após a apresentação do seminário, em documento digital. Após a apresentação oral, que terá duração de 30±5 minutos, ocorrerá a crítica à apresentação por um(a) aluno(a) do doutorado ou do mestrado que já tenha apresentado o seminário no período letivo, pela ordem da lista de frequência, após a qual se iniciará o debate com a participação do público (limitado a três perguntas). Em seguida, a comissão de avaliação fará os questionamentos e a avaliação da apresentação, conforme ficha para avaliação do seminário, com conceitos em escala de 0 a 10. |
Horário de atendimento:
| |
Bibliografia:
| BOOTH, W.C.; COLOMB, G.G.; WILLIAMS, J.M. A Arte da Pesquisa. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes selo Martins, 2019. 368 p. IBAIXE, C.S.B.; SOLANOWSKI, M.Y; IBAIXE JR., J. Preparando Aulas. São Paulo: Madras, 2008. 134 p. POLITO, R. Vença o Medo de Falar em Público. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2018. 152 p. VOLPATO G.L. Dicas para Redação Científica. 4. ed. Botucatu: Best Writing, 2016. 288p. VOLPATO, G.L. Método Lógico para Redação Científica. 2. ed. Botucatu: Best Writing, 2017. 156 p. VOLPATO, G.L. Ciência: da filosofia à publicação. 7. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2019. 312 p. VOLPATO, G.L. Pérolas da Redação Científica. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. 189 p. VOLPATO, G.L.; BARRETO, R.E. Elabore Projetos Científicos Competitivos: Biológicas, Exatas e Humanas. São Paulo: Best Writing, 2014. 174 p. |