Metodologia: |
A disciplina será desenvolvida a partir de discussões de textos, ciclos de estudo e debate, aulas expositivas e dialogadas fundamentadas nos teóricos que estudam e discutem sobre pesquisa. Serão utilizados ainda seminários para apresentação das ideias dos teóricos da área, roteiros dirigidos, análise de diferentes fontes documentais e midiáticas e pesquisa de campo. Nessa perspectiva, foram selecionadas estratégias de ensino capazes de garantir a ampliação e o aprofundamento de conhecimentos teóricos e práticos. As atividades incluirão: análise, problematização e discussão de temática de interesse do/a acadêmico/a vinculado à formação do estudante; orientações individuais aulas expositivas; leituras dirigida de artigos científicos e seminários temáticos; elaboração de fichas de leitura, entre outras. De forma geral a problematização e a reflexão serão constantemente usadas no desenvolvimento da disciplina. As atividades propostas, dentro do possível, permitirão a ocorrência de momentos de interação entre estudantes e estudantes/professora a partir, preferencialmente, do recurso da plataforma como: Meet, e por meio de aulas expositivas dialogadas e serão exploradas de acordo com a situação de ensino e o conteúdo a ser desenvolvido de modo síncrono no formato de webconferência ou vídeos e assíncrono com atividades realizadas em horários extra classe a partir da orientação dos docentes. Também será proposta, na medida do possível, a realização de atividades que possibilitem a construção de sentido da práxis no contexto escolar a partir de reflexões sobre situações de ensino em sala de aula ou no espaço escolar mais amplo a partir de vídeos e ou relatos de experiências, levando em conta a impossibilidade dos alunos irem às escolas neste momento de isolamento social em virtude do contexto epidemiológico. Atendendo as recomendações Resolução Nº 013/2021 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPI, que regulamenta a oferta curricular para o período 2020.2, o conteúdo da disciplina será desenvolvido por meio de atividade assíncronas e síncronas. Atividade síncronas são aquelas desenvolvidas durante a aula com a mediação presencial do docente. Atividades assíncronas são aquelas realizadas em horários alternativos sem a mediação direta do docente. Poderá ser utilizado qualquer navegador, entretanto sugere-se utilizar o navegador Google Chrome, nele não é necessária nenhuma instalação. Caso o aluno deseje utilizar o navegador de sua preferência, deverá ter instalado o sistema Adobe Flash Player em seu computador, ou celular. Semanalmente serão organizados encontros de 2h/a com os/as estudantes a serem desenvolvidas de forma síncrona e serão destinadas 2h para realização de atividades assíncronas. As atividades assíncronas permitirão explorar e aprofundar teoricamente cada tema e as atividades síncronas terão como prioridade a síntese e o enriquecimento com foco no espaço de atuação da Educação Básica. O conteúdo da disciplina será desenvolvido por meio do Meet (vídeos, imagens, atividades, textos digitalizados, áudios, mensagens) são de uso restrito ao espaço da disciplina sendo proibida aos estudantes a reprodução, distribuição, divulgação pública ou privada deste conteúdo. As videoconferências realizadas poderão ser gravadas desde que com a permissão prévia do docente. Caso haja solicitação por parte da UFPI, a gravação será feita pela professora. O/a aluno/a que não puder comparecer a atividade síncrona poderá fazer contato com a professora para ser orientado quanto a atividade desenvolvida e sua eventual reposição, caso seja necessário. A apuração da assiduidade à disciplina, caso solicitada pela UFPI, será computada pela quantidade de atividades efetivamente realizadas pelo aluno e pela presença às atividades síncronas. Toda comunicação dos alunos com o(a) professor(a) será por meio das mídias virtuais e do módulo SIGAA, meet e WhatszApp. Em caso de qualquer problema técnico com Moodle serão usados contatos por telefone e/ou e-mail pessoal dos alunos e do(a) professor(a). A proposta de trabalho da disciplina descrita neste plano será apresentada aos alunos como primeira atividade que será discutida na primeira webconferência com os(as) docentes. Os/as estudantes deverão registar sua concordância com elas no espaço da disciplina destinado a este fim.
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação do processo ensino aprendizagem ocorrerá por meio de trabalhos individuais e em grupo, elaboração de trabalho escrito. Serão computadas três notas que serão definidas considerando as atividades realizadas. Serão observados aspectos como responsabilidade, compromisso, interesse nas atividades propostas na disciplina. O aluno é considerado aprovado na disciplina se obtiver média final igual ou superior a 7,0 e frequência igual ou superior a 75% da carga horário da disciplina, conforme estabelece a resolução 043/95 CEPEX.
PARA REGISTRO DE NOTAS SERÃO CONSIDERADOS: 1ª NOTA: Produção do Projeto de Pesquisa. 2ª NOTA: Produção do relatório de pesquisa (artigo). 3ª NOTA: Apresentação da pesquisa.
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Bibliografia:
| BRASILEIRO, A. M. M. Manual de produção de textos acadêmicos e científicos. São Paulo: Atlas, 2013.
CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. 6. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2014.
HOLLIDAY, Oscar Jara. Sistematização de Experiências: aprender a dialogar com os processos. 2007.
NAHUZ, Cecília dos Santos; FERREIRA, Lusimar Silva. Manual de Normalização de Monografias. 4. ed. São Luís: Visionária, 2007.
VASCONCELOS, Eduardo Mourão. Complexidade e Pesquisa Interdisciplinar: Epistemologia e metodologia operativa. São Paulo: Vozes, 2002.
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