-

CH/CEAD013 - O ENSINO DE HISTÓRIA E O FAZER DOCENTE. - Turma: 8A (2022.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (24/07/2022 - 11/08/2022)

A modalidade EAD exige compromisso e autodisciplina. As unidades foram elaboradas de forma a que reflita sobre a prática docente e tenha a oportunidade de problematizá-la, tendo em vista experiências ou vivências construídas no âmbito da educação básica. Partimos do pressuposto de que a reflexão sobre a prática profissional é a chave para a promoção de transformações, indispensáveis ao aprimoramento do ‘fazer docente’. Desejo que todos se envolvam nas discussões e leituras e assumam uma postura propositiva, colaborativa e interativa ao longo de nosso percurso de aprendizagens.

Você contará com o acompanhamento, no percurso desta disciplina, do Professor Dr. José Petrúcio de Farias Junior

 

 

José Petrúcio de Farias Junior é licenciado e bacharel em História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Franca - 2003), em Pedagogia pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ - 2012) e Letras-Inglês (UNIUBE -2009). Mestre em História, na linha de pesquisa História e Cultura Política pela UNESP/Franca (2012), com estágio de pesquisa na Albert Ludwigs Universität Freiburg (2007), Doutor em História também pela UNESP/Franca, com período sanduíche na Freie Universität - Berlin (2011-2012). Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2018). É professor efetivo de História na Universidade Federal do Piauí, campus de Picos (2016) e integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em História do Brasil (UFPI).
Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2921343413261339

   ENSINO de HISTÓRIA do BRASIL e do MUNDO CONTEMPORÂNEO - PLANO_DISCIPLINA.pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (24/07/2022 - 11/08/2022)

 

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

Parada obrigatória: Leitura do Manual do Aluno;

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

   Fórum de Apresentações
Período de Habilitação: 24/07/2022 às 08:00 a 11/08/2022 às 23:59
   Fórum de dúvida
Período de Habilitação: 24/07/2022 às 08:00 a 11/08/2022 às 23:59
UNIDADE I (24/07/2022 - 11/08/2022)

 A pesquisa em sala de aula e a produção do conhecimento histórico escolar

 Compreender as principais discussões historiográficas em torno da relação entre pesquisa e ensino na sala de aula, indispensáveis para fomentar condutas reflexivas e autônomas no processo de construção do conhecimento histórico;

Desafios da Educação: o currículo de História na BNCC
https://www.youtube.com/watch?v=v5oOwNqtktA
A BNCC de História
https://www.youtube.com/watch?v=rt9VfWbWQdM
A produção curricular da BNCC e o currículo de História do RJ
https://www.youtube.com/watch?v=32nHZyxR42k

 

Você sabia que muitos docentes fazem uso de tecnologias digitais em sala de aula, ainda assim perpetuam metodologias de ensino tradicionais, baseadas na memorização e assimilação passiva de conteúdos históricos? Reflita sobre isso com base em sua atuação como docente ou a partir de suas memórias sobre as aulas de História na educação básica, sem desconsiderar, é claro, suas descobertas nesta unidade!

   FÓRUM I - A pesquisa na sala de aula: limites e possibilidades
Período de Habilitação: 24/07/2022 às 08:00 a 21/08/2022 às 23:59
UNIDADE II (24/07/2022 - 11/08/2022)

Fontes históricas na sala de aula
Acervos digitais
Construção de conhecimentos históricos em sala de aula

Indagar metodologias de ensino centradas no uso de fontes históricas em sala de aula e a relevância de acervos digitais à disposição do docente;

 

A BNCC de História – perspectivas decoloniais e crítcas ao eurocentrismo
https://www.youtube.com/watch?v=VAHvleFND2k
Educação histórica: quatro abordagens
https://www.youtube.com/watch?v=76ZMgx01HYo&list=PL9f6bzYK3pnTsNdpB74qOJSiBXxuH6Rlb
Desafios teóricos à didática da História
https://www.youtube.com/watch?v=0tVw9XW2o2k&list=PL9f6bzYK3pnRMfUJTYp_ytKULoBNFUlry

Você sabia que o uso de fontes históricas na sala de aula pode estimular a produção de conhecimentos históricos escolares de maneira interativa e colaborativa? A história-problema oferece importantes contribuições à construção de situações de aprendizagem por meio de fontes históricas. Esperamos que, nesta unidade, você, professor, tenha sido motivado a implementar atitudes historiadoras junto aos estudantes em sala de aula.

   FÓRUM II
Período de Habilitação: 08/08/2022 às 08:00 a 11/08/2022 às 23:59
   FÓRUM II - OFICIAL
Período de Habilitação: 08/08/2022 às 08:00 a 21/08/2022 às 23:59
UNIDADE III (24/07/2022 - 11/08/2022)

Aprendizagem histórica e tecnologias digitais

Refletir sobre a potencialidade da internet, seus repositórios, ambientes de aprendizagem, jogos digitais e webquest para pensar um ensino de História mediado por tecnologias;

Recursos digitais para o ensino de história
https://www.youtube.com/watch?v=-4GkVnCvqj0

Você conhece os objetivos gerais de História para o ensino fundamental, sob a ótica dos Parâmetros Curriculares Nacionais? Vale a pena refletir um pouco sobre eles:

  • conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles;
  • reconhecer mudanças e permanências nas vivências humanas, presentes na sua realidade e em outras comunidades, próximas ou distantes no tempo e no espaço;
  • questionar sua realidade, identificando alguns de seus problemas e refletindo sobre algumas de suas possíveis soluções, reconhecendo formas de atuação política institucionais e organizações coletivas da sociedade civil (teorias críticas);
  • valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a diversidade, reconhecendo-a como um direito dos povos e indivíduos e como um elemento de fortalecimento da democracia (BRASIL, 1997, p. 28).
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (24/07/2022 - 11/08/2022)

O professor precisa estar atento à relevância dos temas históricos selecionados para o entendimento do mundo contemporâneo com a finalidade de estimular o aluno a pensar historicamente. As tecnologias digitais não podem ser desconsideradas do processo de construção de conhecimentos históricos. Por meio delas, veiculam-se posicionamentos políticos, religiosos e filosóficos que interessam ao professor de História, na medida em que propagam diferentes percepções sobre o passado, as quais compõem a cultura histórica de nossos alunos.

Após o percurso trilhado ao longo das unidades didáticas, será realizada a verificação da aprendizagem. Fique atento quanto ao período em que a avaliação permanecerá disponível no SIGAA.

    
Inicia em 08/08/2022 às 8h 0 e finaliza em 21/08/2022 às 23h 59
  
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2022200**** 8,3 10,0 10,0 9.0 0 AM
5 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
6 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
7 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
8 2022200**** 8,3 10,0 10,0 9.0 0 AM
9 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
10 2022200**** 8,3 10,0 10,0 9.0 0 AM
11 2022200**** 6,7 7,5 9,0 7.3 0 AM
12 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
13 2022200**** 8,3 10,0 10,0 9.0 0 AM
14 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
15 2022200**** 8,3 10,0 10,0 9.0 0 AM
16 2022200**** 8,3 10,0 10,0 9.0 0 AM
17 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
18 2022200**** 8,3 10,0 10,0 9.0 0 AM
19 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
20 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
21 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
22 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
23 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
24 2022200**** 8,3 10,0 10,0 9.0 0 AM
25 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
26 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
27 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
28 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
29 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
30 2022200**** 8,3 10,0 10,0 9.0 0 AM
31 2022200**** 8,3 10,0 10,0 9.0 0 AM
32 2022200**** 8,3 10,0 10,0 9.0 0 AM
33 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
34 2022200**** 6,7 7,5 9,0 7.3 0 AM
35 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
36 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
37 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
38 2022200**** 6,7 8,5 9,0 7.5 0 AM
39 2022200**** 8,3 10,0 10,0 9.0 0 AM
40 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
41 2022200**** 8,3 10,0 10,0 9.0 0 AM
42 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
43 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
44 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
45 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
46 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
47 2022200**** 6,7 8,0 9,0 7.4 0 AM
48 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
49 2022200**** 8,3 10,0 10,0 9.0 0 AM
50 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
51 2022200**** 8,3 10,0 10,0 9.0 0 AM
52 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
53 2022200**** 8,3 10,0 10,0 9.0 0 AM
54 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
55 2022200**** 6,7 8,0 9,0 7.4 0 AM
56 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
57 2022200**** 8,3 10,0 10,0 9.0 0 AM
58 2022200**** 5,0 8,0 9,0 6.4 0 AM
59 2022200**** 8,3 10,0 10,0 9.0 0 AM
60 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
ADIAMENTO DO PRAZO DA AVALIAÇÃO 16/08/2022
LINK PARA ACESSO A AULA DE HOJE (09/08) 09/08/2022
CONVITE PARA EVENTO 06/08/2022
LINK PARA ACESSO A AULA DE AMANHÃ (05/08) 05/08/2022
LINK PARA ACESSO A AULA DE HOJE (02/08) 02/08/2022
GRUPO DA TURMA NO WHATSAPP 01/08/2022

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb02.ufpi.br.timers vSIGAA_3.12.1085 04/07/2024 08:00