-

CLP/CEAD011 - Sustentabilidade, educação e intervenção sociocultural - Turma: 3A (2022.2)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (11/11/2022 - 29/11/2022)

 

LINK AULA GRAVADA SINCRONA 1: https://drive.google.com/file/d/1rjjzDN2XbWplOEbaMHbMVRJal5eJ7AFb/view?usp=sharing


 LINK AULA GRAVADA SINCRONA 2: https://drive.google.com/file/d/1_Mfy8xLVaYb-W4eSXJiXR1wNqGSBRhCh/view?usp=sharing


A disciplina “Sustentabilidade, educação e intervenção sociocultural” visa promover reflexões críticas e apresentar subsídios para que educadores incluam a sustentabilidade ambiental nas discussões e práticas que objetivem preparar os estudantes para o mundo do trabalho.

Para um bom aproveitamento da disciplina “Sustentabilidade, educação e intervenção sociocultural”, faz-se necessário a realização das leituras dos textos indicados, além das atividades propostas e participação nas discussões que acontecerão durante o seu desenvolvimento.

 A disciplina é uma oportunidade para agregar conhecimento em relação aos conteúdos abordados e, consequentemente, isso se refletirá na qualidade em como poderá contemplá-los com os estudantes do ensino médio de forma a orientá-los para o desenvolvimento de competências que lhe possibilitem inserir-se de forma ativa, crítica, criativa e responsável no mundo do trabalho.

 

Graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI (2007), especialização em Gerenciamento de Recursos Ambientais - IFPI (2009), mestrado (2011) e doutorado (2015) em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí - UFPI ### Docente e pesquisadora na área de Ciências Ambientais, vinculada ao Departamento de Recursos Hídricos, Geotecnia e Saneamento Ambiental e aos programas de pós-graduação - Mestrado (21001014004P5) e Doutorado (22001018074P6) em Desenvolvimento e Meio Ambiente - UFPI ### Áreas de interesse para pesquisa: Critérios Ambientais, Sociais e de Governança (ASG) no ambiente corporativo; matérias-primas críticas no contexto brasileiro; gestão ambiental em processos, produtos e serviços (avaliação do ciclo de vida, ecoeficiência, ecodesign); técnicas de avaliação de impacto ambiental; saneamento ambiental; ciências da natureza e suas tecnologias.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4203998034603560

   Plano de disciplina-Linguagens, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho-Profa. Elaine.pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (11/11/2022 - 29/11/2022)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

 

Os textos para os estudos dessa disciplina serão indicados em cada semana de acordo com a unidade temática.

 

As duas aulas síncronas serão gravadas e disponibilizadas. Contudo, é relevante a sua participação nas mesmas, pois é uma oportunidade de interação social e realização de debates. Além disso, em uma dessas ocasiões, deverão ser apresentados os Projetos de intervenção sociocultural.

   FÓRUM DE APRESENTAÇÕES
Período de Habilitação: 11/11/2022 às 08:00 a 22/11/2022 às 23:59
   FÓRUM DE DÚVIDA
Período de Habilitação: 11/11/2022 às 08:00 a 22/11/2022 às 23:59
UNIDADE I (11/11/2022 - 29/11/2022)

1)      Definições de sustentabilidade

2)      Educação como fundamento para a sustentabilidade

3)      Dimensões da sustentabilidade

4)      Base Nacional Comum Curricular

  • Conhecer as principais abordagens nas definições sobre a sustentabilidade;
  • Discutir o papel da educação na formação de cidadãos e profissionais sensíveis à causa da sustentabilidade ambiental;
  • Identificar as dimensões da sustentabilidade;
  • Discutir a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as suas repercussões para o ensino médio;
  • Identificar quais elementos da “Aula do Futuro” são contemplados na BNCC;
  • Apresentar os elementos para aulas/atividades que considerem os pressupostos da BNCC para a área de Linguagens e suas Tecnologias (LGG).

Educação como fundamento da sustentabilidade / Uaçaí de Magalhães Lopes, Robinson Moreira Tenório. Salvador: EDUFBA, 2011.

Capítulos:

  • Texto 1 – Revisão das definições clássicas de sustentabilidade
  • Texto 2 – Formalização do conceito clássico de sustentabilidade
  • Texto 3 – Ampliando o conceito de sustentabilidade
  • Texto 4 – Educação como fundamento da sustentabilidade

 

IAQUINTO, B. O. A sustentabilidade e suas dimensões. REVISTA DA ESMESC, v. 25, n. 31, p. 157-178, 2018. Disponível em: https://www.revista.esmesc.org.br/re/article/viewFile/187/161. Acesso: 31 out. 2022.

  • Texto 5 – A sustentabilidade e as suas dimensões

 

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a Base. Ensino Médio. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf. Acesso: 31 out. 2022.

  • Texto 6 – Linguagens e suas tecnologias na BNCC

 

MOITA NETO, J. M. Crônicas Acadêmicas. Teresina: Moita, 2009. 

Texto 7 – Aula do Futuro

Na área ambiental, muitos termos são tratados como sinônimos, mas não são. Exemplos:

  • Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável
  • Ambiental e Ecológico
  • Conservação e Preservação

 

Busque o conceito dos termos apresentados e use-os de forma adequada nas suas próximas comunicações!

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 11/11/2022 às 08:00 a 23/11/2022 às 23:59
    
Inicia em 11/11/2022 às 8h 0 e finaliza em 23/11/2022 às 23h 59
UNIDADE II (11/11/2022 - 29/11/2022)

1)      Competências específicas e habilidades da área de Linguagens e suas tecnologias para o Ensino Médio

2)      Sustentabilidade como categoria de análise

3)      Apropriação da cultura científica

  • Explorar as Competências Específicas e as Habilidades da LGG para o Ensino Médio;
  • Associar as Competências Específicas e as Habilidades da LGG para o Ensino Médio com a sustentabilidade.

MOITA NETO, J. M. Crônicas Acadêmicas. Teresina: Moita, 2009. 

  • Texto 8 – Problemas e soluções na pesquisa científica

 

MOITA NETO, J. M. Sustentabilidade como categoria de análise (texto não publicado). Teresina: Moita, 2022.

  • Texto 9 – Sustentabilidade como categoria de análise

Nem tudo que parece é....

 

Qual a diferença entre senso comum e conhecimento científico?

 

Quais pressupostos são necessários para que o conhecimento científico seja validado?

   FÓRUM II
Período de Habilitação: 19/11/2022 às 08:00 a 26/11/2022 às 23:59
UNIDADE III (11/11/2022 - 29/11/2022)

  • Apresentar a ferramenta 5W2H (elementos do projeto);
  • Elaborar projeto interdisciplinar, a partir dos temas propostos, que promova o exercício do pensamento crítico pelos estudantes do ensino médio.

PHILIPPI JÚNIOR, A; PELICIONI, M. C. F. Educação ambiental e sustentabilidade. 2 ed rev. e atual. Barueri, SP: Manole, 2014.

  • Texto 10 – A construção de projetos em educação ambiental: processos criativos e responsabilidade nas intervenções

A ferramenta 5W2H se refere ao um conjunto de questões que auxiliam a compreensão de um projeto e/ou plano de ação:

  • What: o que deve ser feito?
  • Why: por que precisa ser realizado?
  • Who: quem deve fazer?
  • Where: onde será implementado?
  • When: quando deverá ser feito?
  • How: como será conduzido?
  • How much: quanto custará esse projeto?
UNIDADE IV (11/11/2022 - 29/11/2022)

  • Compartilhar com a turma/docente os projetos de intervenção sociocultural;
  • Discutir os projetos de intervenção sociocultural.
    
Inicia em 19/11/2022 às 8h 0 e finaliza em 26/11/2022 às 23h 59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (11/11/2022 - 29/11/2022)

Após o percurso trilhado ao longo das unidades didáticas, agora será realizada a verificação da aprendizagem.

 

  • Serão propostos dois fóruns e duas atividades (individual e grupo), além da avaliação final que conterá dez questões de múltipla escolha sobre os conteúdos da disciplina.
  • A participação nos fóruns e a entrega da atividade individual (elaboração de um plano de aula) são obrigatórias e as mesmas poderão subsidiar o incremento da nota do (a) discente que não alcançar a nota mínima para aprovação na disciplina.
  • O trabalho em grupo (elaboração e apresentação de projeto de intervenção sociocultural) e a avaliação (dez questões de múltipla escolha) terão, respectivamente, pesos quatro seis na nota final da disciplina.
    
Inicia em 29/11/2022 às 8h 0 e finaliza em 02/12/2022 às 23h 58
  
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
2 2022200**** 4,0 8,3 9,5 6.0 0 AM
3 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
4 2022200**** 9,0 7,8 7,8 8.5 0 AM
5 2022200**** 7,0 8,0 9,7 7.7 0 AM
6 2022200**** 10,0 9,0 9,6 9.7 0 AM
7 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
8 2022200**** 10,0 7,0 8,5 9.1 0 AM
9 2022200**** 10,0 8,0 9,7 9.5 0 AM
10 2022200**** 5,0 7,3 7,5 6.0 0 AM
11 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
12 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
13 2022200**** 9,0 7,0 7,5 8.3 0 AM
14 2022200**** 10,0 7,0 9,6 9.3 0 AM
15 2022200**** 10,0 10,0 9,7 9.9 0 AM
16 2022200**** 10,0 7,2 8,8 9.2 0 AM
17 2022200**** 10,0 8,0 9,7 9.5 0 AM
18 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
19 2022200**** 10,0 8,5 9,6 9.6 0 AM
20 2022200**** 10,0 9,0 8,5 9.5 0 AM
21 2022200**** 10,0 9,5 8,8 9.7 0 AM
22 2022200**** 10,0 8,0 8,8 9.4 0 AM
23 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
24 2022200**** 10,0 9,5 8,8 9.7 0 AM
25 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
26 2022200**** 10,0 9,0 9,6 9.7 0 AM
27 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
28 2022200**** 8,0 7,5 7,5 7.8 0 AM
29 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
30 2022200**** 8,0 7,0 9,7 8.1 0 AM
31 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
32 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
33 2022200**** 10,0 8,9 9,6 9.7 0 AM
34 2022200**** 10,0 7,5 8,5 9.2 0 AM
35 2022200**** 7,0 8,8 10,0 8.0 0 AM
36 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
37 2022200**** 9,0 8,9 8,5 8.9 0 AM
38 2022200**** 10,0 8,8 7,5 9.3 0 AM
39 2022200**** 10,0 8,0 8,8 9.4 0 AM
40 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
41 2022200**** 10,0 8,0 8,5 9.3 0 AM
42 2022200**** 10,0 7,2 8,8 9.2 0 AM
43 2022200**** 9,0 8,0 9,5 8.9 0 AM
44 2022200**** 10,0 7,0 8,5 9.1 0 AM
45 2022200**** 5,0 7,8 7,5 6.1 0 AM
46 2022200**** 10,0 0,0 7,5 7.5 0 AM
47 2022200**** 8,0 7,8 9,6 8.3 0 AM
48 2022200**** 5,0 7,0 9,7 6.3 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Notas da disciplina "Sustentabilidade, educação e intervenção sociocultural" 09/12/2022
Fórum I / Tarefa I - alteração de data 22/11/2022
Grupos/Temas - Tarefa II 20/11/2022
Alterações de datas (próxima aula síncrona/atividades e fóruns) 18/11/2022
Aula síncrona 1 - Sustentabilidade, educação e intervenção sociocultural ( Profa. Elaine Aparecida) 18/11/2022
Fóruns e Atividades 15/11/2022
Boas-Vindas / Orientações Iniciais 10/11/2022

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb02.ufpi.br.timers vSIGAA_3.12.1124 27/09/2024 00:48