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CQ/CEAD006 - AMBIENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA – VIRTUAL E TRADICIONAL - Turma: 8A (2023.2)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (01/11/2023 - 30/11/2023)

Fonte: Criado por Eucalyp (Flaticon)

 

Caro(a) aluno(a),

 

A educação por meio de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) permite superar a barreira geográfica e que os estudantes tenham acesso ao conteúdo educacional, interajam e concluam seus estudos de maneira flexível. Nesse sentido, a ambientação tecnológica, ou seja, a adaptação das pessoas ao uso de tecnologia em suas vidas diárias, é de extrema importância na sociedade atual. Portanto, a educação e a promoção da literacia digital são igualmente importantes para garantir que as pessoas utilizem a tecnologia de maneira responsável e informada.

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina da Professora Luciana Nobre de Abreu Ferreira Caro

 

CONHEÇA O PROFESSOR:

Mini currículo:

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Ceará (2006), mestrado em Ciências pelo Instituto de Química de São Carlos - Universidade de São Paulo (2009) e doutorado em Ciências pelo Instituto de Química de São Carlos - Universidade de São Paulo (2015). Atualmente é docente da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atua, em nível de graduação, nos cursos de Ciências Naturais, Química e Pedagogia, e em nível de pós-graduação, no Programa de Pós-graduação em Química, no qual orienta investigações na área de ensino de ciências/química.

 

Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3254487434522733

   1 AEQ2023_PLANO DE DISCIPLINA.pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (01/11/2023 - 30/11/2023)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

   FÓRUM DE APRESENTAÇÕES E TIRA DÚVIDAS
Período de Habilitação: 01/11/2023 às 00:00 a 30/11/2023 às 23:59
UNIDADE I - SEMANA 1 (01/11/2023 - 30/11/2023)

UNIDADE I - Ambientação tecnológica para o processo de ensino-aprendizagem

 

SEMANA 1: Ensinar e aprender em ambientes virtuais.

Fonte: Criado por Uniconlabs (Flaticon)

 

  • Ensinar e aprender em ambientes virtuais.

 

Reconhecer a importância da era digital, avaliando sua influência no planejamento didático na sala de aula.

Texto 1:

KENSKI. V.M.; GOZZI, M.P.; JORDÃO, T.C.; SILVA, R.G.. Ensinar e aprender em ambientes virtuais. Educação Temática Digital, v. 10, n. 2, p. 223-249, 2009. Disponível em < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/987 >. Acesso em 24 out. 2023.

Texto 2:

MACHADO, M. F. R. C. O uso dos recursos didático-tecnológicos como potencializadores do processo de ensino-aprendizagem. XIII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Formação de Professores: contextos, sentido e práticas. 2018. Disponível em <https://drive.google.com/file/d/1QWaQRz9ZhxpvtU-tR3r0potwg9wHy6zK/view?usp=sharing> . Acesso em 24 out. 2023.

 

Material complementar: 

Livros:

BACICH, L.; TANZI-NETO, A.; TREVISANI, F. M. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

COLL, C.; MONEREO, C. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com

as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.

Vídeo:

O aluno virtual e suas competências. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=t9srtO1gUuk>. Acesso em 24 out. 2023.

Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br.

No Brasil, o desenvolvimento das competências digitais está previsto na competência geral 5 da BNCC, que diz: compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

A BNCC orienta que as crianças devem desenvolver as seguintes habilidades até a conclusão do Ensino Fundamental:

  1. Utilizar ferramentas multimídias para aprender e produzir conhecimento;
  2. Desenvolver, publicar e apresentar produtos com a ajuda de recursos digitais;
  3. Usar linguagens de programação para resolver problemas;
  4. Entender o que são os algoritmos, saber como escrevê-los e utilizá-los para resolver questões;
  5. Interpretar e representar dados de diferentes formas, seja em imagens, números ou texto;
  6. Compreender o impacto das novas tecnologias na sociedade;
  7. Saber usar as novas tecnologias de forma ética, comparando quais comportamentos são adequados e inadequados.

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 01/11/2023 às 00:00 a 08/11/2023 às 23:59
UNIDADE I - SEMANA 2 (01/11/2023 - 30/11/2023)

UNIDADE I - Ambientação tecnológica para o processo de ensino-aprendizagem

 

SEMANA 2: Mediação pedagógica e o uso de tecnologia e a Mediatização das Tecnologias da Informação e Comunicação.

Fonte: Criado por Eucalyp (Flaticon).

  • Mediação pedagógica e o uso de tecnologia;
  • Mediatização das Tecnologias da Informação e Comunicação.

Utilizar as tecnologias de mídia para melhorar a comunicação, o acesso à informação, adaptando às suas características individuais e necessidades específicas.

Texto 2:

MACHADO, M. F. R. C. O uso dos recursos didático-tecnológicos como potencializadores do processo de ensino-aprendizagem. XIII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Formação de Professores: contextos, sentido e práticas. 2018. Disponível em <https://drive.google.com/file/d/1QWaQRz9ZhxpvtU-tR3r0potwg9wHy6zK/view?usp=sharing> . Acesso em 24 out. 2023.

 

Material complementar: 

Livros:

SOUSA, R.P.; MOITA, F. M. C. S.C; CARVALHO, A. B. G. Tecnologias digitais na

educação. Campina Grande: EDUEPB, 2011.

KENSKI, V. M. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus Editora, 2013.

KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas: Papirus Editora, 2015

Vídeo:

A importância da tecnologia no processo educativo Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=vOIw5LcaV58>. Acesso em 24 out. 2023.

Fonte: Criado por Flat Icons  (Flaticon)

A aprendizagem mediatizada revela bons resultados não só ao nível acadêmico, mas também contribui para potencializar outras competências transversais: capacidade de organização; reflexão, gestão de tempo, autoconfiança e adaptabilidade a diferentes situações sociais. Tornando as crianças ou jovens melhor preparados para se adaptarem a diferentes situações e aprendizagens futuras, fazendo uso das diferentes estratégias que vamos explorando. Disponível em <https://www.inlogos.pt/single-post/2019/05/20/aprendizagem-mediatizada-o-que-é#:~:text=Este%20tipo%20de%20aprendizagem%20revela,adaptabilidade%20a%20diferentes%20situações%20sociais>

    
Inicia em 09/11/2023 às 0h 0 e finaliza em 15/11/2023 às 23h 59
UNIDADE II - SEMANA 3 (01/11/2023 - 30/11/2023)

UNIDADE II - Técnicas de emprego, seleção, adaptação e confecção dos recursos

SEMANA 3: Recursos audiovisuais na educação: possibilidades para o ensino de ciências

Fonte: Criado por catkuro (Flaticon)

 

  • Da escola presencial à escola virtual;
  • Projetos de aprendizagem colaborativa num paradigma emergente.

Desenvolver habilidades na área da classificação e produção dos recursos didáticos considerando as necessidades didático-pedagógicas dos alunos em sua formação; Identificar os recursos tecnológicos utilizados em cursos presencial e a distância; Aplicar adequadamente as variáveis do processo didático nas práHcas pedagógicas.

Texto 3:

ROCHA, F.S.M.; MOTTA, M.S. Recursos audiovisuais na educação: algumas possibilidades em ciências e em matemática. Caderno Intersaberes, v. 9, n. 22, p. 99-111, 2020. Disponível em <https://www.cadernosuninter.com/index.php/intersaberes/article/view/1653/>  . Acesso em 24 out 2023. 

Disponível em: https://artesanatoeducacional.com.br/produto/mobilidade-tecnologica-e-planejamento-didatico/

Para aprofundar essas questões, especialmente sobre as nuances do planejamento didático  à luz do uso de tecnologias, você poderá acessar parte do e-book “Mobilidade tecnológica e planejamento didático”, de autoria de Marilene Garcia, pelo link: <https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=uKc3DwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT16&dq=planejamento+did%C3%A1tico+com+tic&ots=b_3E1kqiwf&sig=WhSBy_YKy3RwH_RN29etqEZXUOI#v=onepage&q=planejamento%20did%C3%A1tico%20com%20tic&f=false>.

O livro oferece orientações sobre como desenvolver planejamentos de ensino e projetos educacionais nos quais as tecnologias móveis podem ter um papel de destaque para a qualidade da aprendizagem e do ensino.

 

   FÓRUM II
Período de Habilitação: 16/11/2023 às 00:00 a 20/11/2023 às 23:59
UNIDADE II - SEMANA 4 (01/11/2023 - 30/11/2023)

UNIDADE II - Técnicas de emprego, seleção, adaptação e confecção dos recursos

SEMANA 4: Recursos didático-tecnológicos para o ensino de química e possibilidades de aplicação.

Fonte: Criado por Prosymbols Premium (Flaticon) 

Seleção e utilização de recursos didáticos e tecnológicos.

  • Elaborar atividades com o uso de diferentes tecnologias digitais, analisando os diferentes contextos de ensino de química.

Texto 4:

LEITE, B.S. Aplicativos para aprendizagem móvel no ensino de química. RCEF, v. 13, p. 1-21, 2020. Disponível em < https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/14710  > . Acesso em 24 out 2023.

Material complementar: 

Livros:

BACICH, L.; TANZI-NETO, A.; TREVISANI, F. M. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

SOUSA, R.P.; MOITA, F. M. C. S.C; CARVALHO, A. B. G. Tecnologias digitais na

educação. Campina Grande: EDUEPB, 2011.

KENSKI, V. M. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus Editora, 2013.

KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas: Papirus Editora, 2015

Disponível em: https://phet.colorado.edu/pt_BR/

 

Você sabia que o PhET é uma plataforma da Universidade do Colorado que oferece simulações de ciências e matemática divertidas, gratuitas, interativas e baseadas em pesquisa? Conforme consta na plataforma, cada simulação foi testada e avaliada extensivamente para garantir a eficácia educacional, com testes que incluíram entrevistas com alunos e observação do uso da simulação em salas de aula. As simulações são escritas em HTML5 (com algumas simulações legadas em Java ou Flash), e podem ser executadas online ou baixadas para o seu computador. Todas as simulações são de código aberto. Vários patrocinadores apoiam o projeto PhET, permitindo que esses recursos sejam gratuitos para alunos e professores (Disponível em https://phet.colorado.edu/pt_BR/).

No link a seguir, em um Curso de Especialização em Educação na Cultura Digital, oferecido pela Universidade Federal de Santa Catarina, há um tutorial de como baixar os simuladores: https://sgmd.nute.ufsc.br/content/especializacao-cultura-digital/quimica-em/pagina-19.html

    
Inicia em 21/11/2023 às 0h 0 e finaliza em 27/11/2023 às 23h 59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (01/11/2023 - 30/11/2023)
    
Inicia em 25/11/2023 às 0h 0 e finaliza em 26/11/2023 às 23h 59
SEGUNDA CHAMADA (01/11/2023 - 30/11/2023)
    
Inicia em 28/11/2023 às 0h 0 e finaliza em 29/11/2023 às 23h 59
Frequências da Turma

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Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023200**** 10,0 0,0 10,0 8.0 0 AM
2 2023200**** 10,0 7,0 7,5 8.9 0 AM
3 2023201**** 10,0 4,5 8,5 8.6 0 AM
4 2023200**** 6,0 7,0 0,0 5.0 0 RN
5 2023200**** 10,0 7,8 7,0 9.0 0 AM
6 2023200**** 10,0 7,0 8,0 9.0 0 AM
7 2023200**** 10,0 7,0 9,5 9.3 0 AM
8 2023200**** 8,0 8,9 10,0 8.6 0 AM
9 2023200**** 10,0 3,5 9,0 8.5 0 AM
10 2023200**** 8,0 7,0 9,5 8.1 0 AM
11 2023200**** 9,0 4,3 7,5 7.8 0 AM
12 2023200**** 8,0 7,0 9,0 8.0 0 AM
13 2023200**** 7,0 7,0 9,0 7.4 0 AM
14 2023200**** 10,0 7,8 10,0 9.6 0 AM
15 2023200**** 10,0 7,0 8,5 9.1 0 AM
16 2023200**** 6,0 3,5 9,0 6.1 0 AM
17 2023200**** 10,0 4,0 8,0 8.4 0 AM
18 2023200**** 7,0 0,0 4,5 5.1 0 RN
19 2023200**** 10,0 7,0 9,5 9.3 0 AM
20 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
21 2023200**** 8,0 7,0 7,0 7.6 0 AM
22 2023200**** 10,0 3,5 5,0 7.7 0 AM
23 2023200**** 6,0 7,0 8,0 6.6 0 AM
24 2023200**** 7,0 9,0 9,0 7.8 0 AM
25 2023200**** 10,0 7,0 9,0 9.2 0 AM
26 2023200**** 10,0 7,5 9,5 9.4 0 AM
27 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
28 2023200**** 10,0 7,0 8,0 9.0 0 AM
29 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
30 2023200**** 10,0 3,5 4,0 7.5 0 AM
31 2023200**** 10,0 3,5 4,3 7.6 0 AM
32 2023200**** 10,0 7,0 9,0 9.2 0 AM
33 2023200**** 10,0 3,5 9,5 8.6 0 AM
34 2023200**** 10,0 3,5 8,5 8.4 0 AM
35 2023200**** 10,0 4,3 9,5 8.8 0 AM
36 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
37 2023200**** 10,0 7,0 4,0 8.2 0 AM
38 2023200**** 6,0 7,0 0,0 5.0 0 RN
39 2023200**** 10,0 7,0 10,0 9.4 0 AM
40 2023200**** 10,0 0,0 0,0 6.0 0 AM
41 2023200**** 8,0 7,8 10,0 8.4 0 AM
42 2023200**** 6,0 7,0 5,0 6.0 0 AM
43 2023200**** 10,0 7,0 6,5 8.7 0 AM
44 2023200**** 10,0 7,0 3,5 8.1 0 AM
45 2023200**** 10,0 7,0 6,5 8.7 0 AM
46 2023200**** 10,0 7,0 8,5 9.1 0 AM
47 2023200**** 10,0 7,0 7,5 8.9 0 AM
48 2023200**** 10,0 7,0 9,5 9.3 0 AM
49 2023200**** 9,0 7,5 4,0 7.7 0 AM
50 2023200**** 5,0 7,0 9,5 6.3 0 AM
51 2023200**** 7,0 7,0 4,5 6.5 0 AM
52 2023200**** 6,0 3,5 8,5 6.0 0 AM
53 2023200**** 8,0 7,0 8,0 7.8 0 AM
54 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
55 2023200**** 5,0 7,0 0,0 4.4 0 RN
56 2023200**** 10,0 7,8 8,5 9.3 0 AM
57 2023200**** 10,0 7,1 9,0 9.2 0 AM
58 2023200**** 10,0 7,0 9,0 9.2 0 AM

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