UNIDADE II - SEMANA 3 (15/01/2024 - 15/02/2024)
Unidade II – Parte I: Explorando a Experimentação: Critérios e Planejamento Didático
Unidade II – Parte I
Fórum 2 – Experimentação Didática e Planejamento de Experimentos
- Critérios para a escolha, aplicabilidade, desenvolvimento e avaliação da experimentação.
- Planejamento de experimentos didáticos: planos de ensino e de aula.
Desenvolver e implementar critérios abrangentes para a seleção, aplicabilidade, elaboração e avaliação de experimentações, focando especialmente no contexto educacional. Além disso, criar planos de ensino e aula eficientes para experimentos didáticos, visando a otimização da aprendizagem e aprimoramento da experiência prática dos alunos
Livros didáticos
Básica
JESUS, H. C. Show de química: aprendendo química de forma lúdica e experimental. Vitória-ES: UFES, 2013.
CARVALHO, A. M. P. (Org.). Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: CENGAGE Learning, 2013.
TOMAZELLO, M. G.C.; SCHIEL, D. (org.). O livro da experimentoteca. V. 2. São Paulo: CDCC/USP, 2000.
Complementar
PAZ, T. S. Avaliação da aula experimental de ciências no ensino fundamental. Teresina-PI: UFPI, 2012.
CANDAU, V. M.; SACAVINO, S. B. (Orgs.) Educação: temas em debate. Rio de Janeiro: 7letras. 2015.
NOGUEIRA, N. R. Pedagogia dos projetos: uma jornada interdisciplinar rumo ao desenvolvimento das múltiplas inteligências. São Paulo: Érica, 2001.
Link(s) para pasta(s) que direciona(m) para Slides, vídeos e artigos:
https://drive.google.com/drive/folders/1paWRwGogwEBH-l8eOR6S8d5Fd_6BBKQE?usp=drive_link
Em muitos experimentos científicos, especialmente em estudos controlados, a aleatoriedade desempenha um papel crucial.
A aleatoriedade é frequentemente utilizada na atribuição de participantes a diferentes grupos experimentais, na seleção de amostras e na ordem de apresentação de estímulos. Isso ajuda a minimizar viés e a garantir que os grupos sejam comparáveis, contribuindo para a validade interna dos experimentos.
Além disso, a aleatoriedade também é crucial em experimentos estatísticos para garantir que as observações feitas sejam representativas da população maior que se pretende estudar. Através da aleatoriedade, os pesquisadores buscam generalizar os resultados de suas experiências para a população mais ampla, aumentando a validade externa.
Assim, a aleatoriedade é um critério fundamental na concepção e condução de experimentos, contribuindo para a robustez e confiabilidade dos resultados obtidos.
FÓRUM II
Período de Habilitação:
29/01/2024 às 00:00
a
17/02/2024 às 23:59