Metodologia: |
A disciplina Seminário II será desenvolvida com elaboração e apresentação oral de seminários constando de atividades de revisões estruturadas e do projeto de Tese a ser executado pelo(as) doutorandos(as), com acompanhamento de docente orientador(a) (prioritário) ou docente/pesquisador(a) designado(a) pelo orientador, em casos excepcionais. A comissão de avaliação do seminário de Projeto de Tese constará de 3 (três) avaliadores com título de Doutor, assim composta: 1. Orientador(a) do(a) seminarista (prioritário) ou docente/pesquisador(a) designado(a) pelo orientador, em casos excepcionais; 2. Docente da disciplina Seminário II; e, 3. Docente e/ou pesquisador(a) vinculado ao tema da Tese do(a) seminarista. O conteúdo da apresentação deverá ser enviado à comissão de avaliação, com o mínimo de 7 (sete) dias úteis de antecedência em relação à data da apresentação. O texto enviado ao professor da disciplina Seminário II deve apresentar as assinaturas do(a) seminarista e do orientador(a). Após a apresentação oral, que deverá durar 30±5 minutos, quando procedente, ocorrerá a apreciação à apresentação por um(a) aluno(a) do doutorado, na ordem da lista de frequência, após a qual se iniciará o debate com a participação do público (limitado a três perguntas). |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A comissão de avaliação fará os questionamentos e a avaliação da apresentação, conforme ficha de avaliação da apresentação do seminário, com conceitos em escala de 0 a 10. A versão final do Projeto de Tese, com revisões e correções sugeridas e devidamente efetuadas, com as assinaturas do(a) seminarista e do orientador(a), deverá ser entregue ao professor responsável pela Disciplina em até 7 (sete) dias após a apresentação do seminário, em arquivo .pdf, via SIGAA. |
Bibliografia:
| BOOTH, W. C.; COLOMB, G. G.; WILLIAMS, J. M. A Arte da Pesquisa. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes selo Martins, 2019. 368 p. FERREIRA, A. S.; ABREU, M. L. T. Desconstruindo um artigo científico. Revista Brasileira de Zootecnia, v. 36, supl., p. 377-385, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1516-35982007001000034 GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2022. 208 p. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9786559771653 GIL, A. C. Metodologia do Ensino Superior. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2020. 144 p. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788597023954 LUCAS, S. E. A Arte de Falar em Público. 11. ed. Porto Alegre: AMGH, 2014. 404 p. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788580552850 MOURA FILHO, G. B.; CARVALHO, R. V.; CARVALHO, V. A. Manual de Normalização de Monografia, Disser-tação e Tese. Teresina: UFPI, 2020. 53 p. Disponível em: https://www.ufpi.br/arquivos_download/arquivos/MANUAL_TCCs_-_PUBLICA%C3%87%C3%83O20201120194049.pdf MEDEIROS, J. B.; TOMASI, C. Redação de Artigos Científicos: métodos de realização, seleção de periódicos, publicação 2. ed. São Paulo: Atlas, 2021. 300 p. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788597026641 MEDEIROS, J. B. Redação Científica: práticas de fichamentos, resumos, resenhas. 13. ed. São Paulo: Atlas, 2021. 356 p. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788597020328 SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. 24. ed. São Paulo: Cortez, 2016. 317 p. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788524925207 VOLPATO, G. L. O método lógico para redação científica. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, v. 9, n. 1, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.29397/reciis.v9i1.932 TERRA, W. R.; TERRA, R. R. Filosofia da Ciência: Fundamentos históricos, metodológicos, cognitivos e institucionais. São Paulo: Contexto, 2023. 352 p. |