-

PPGEL067 - LEITURA E COGNIÇÃO - Turma: 01 (2024.1)

Tópicos Aulas
PLANO DE CURSO (21/03/2024 - 21/03/2024)

Apresentação da disciplina

Conteúdos e Referências

Formas de Avaliação

Contato: https://chat.whatsapp.com/JcmlJR065BpKnUbAJ5UBGO

   PLANO_LEITURA E COGNIÇAO_2024_1.pdf 
    
Inicia em 02/07/2024 às 0h 0 e finaliza em 03/07/2024 às 12h 10
PLANEJAMENTO_LEITURAS E TAREFAS UNIDADE 1 (21/03/2024 - 21/03/2024)

Roteiro de estudos - Parte 1 - Unidade 1

Orientações gerais (23/05/2024 - 23/05/2024)
    
Inicia em 24/05/2024 às 0h 0 e finaliza em 10/06/2024 às 23h 59
    
Inicia em 10/06/2024 às 0h 0 e finaliza em 20/06/2024 às 23h 59
    
Inicia em 10/06/2024 às 0h 0 e finaliza em 24/06/2024 às 23h 59
Multiletramentos e Multimodalidade (06/06/2024 - 13/06/2024)
  • Pedagogia dos multiletramentos
  • Introdução à multimodalidade

Referência principal: 

CAZDEN et al. Uma pedagogia dos multiletramentos. Desenhando futuros sociais. (Orgs. Ana Elsia Ribeiro e Hércules Tolêdo Corrêa; Trad. Adriana Alves Pinto et all.)., Belo Horizente: LED, 2021, p. 11 - 59. (Disponível em: https://www.led.cefetmg.br/wp-content/uploads/sites/275/2021/10/Uma-pedagogia-dos-multiletramentos.pdf )

Multimodalidade, multiletramentos: uma proposta para o 21 (13/06/2024 - 20/06/2024)
  • Multimodalide e multiletramentos
  • Leitura multimodal

Referência: 

BARBOSA, VÂNIA SOARES. MULTIMODALIDADE E LETRAMENTO VISUAL: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA INTEGRAR AS HABILIDADES DE LER E VER NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA. 2017. 416 f. Tese (Doutorado em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em:    Acesso em: 12 de junho de 2024

Para esta aula: Capítulo 3, páginas 73 a 93
Multimodalidade e Leitura: alguns caminhos (20/06/2024 - 27/06/2024)

KRESS, G. Where meaning is the issue. In: KRESS, G. Multimodality: a social semiotic approach to contemporary communication. London: Routledge, 2010, p. 1-17.

Multimodalidade e Multiletramentos: diferentes perspectivas (04/07/2024 - 18/07/2024)

Apresentação de resenhas orais

    
Inicia em 13/07/2024 às 0h 0 e finaliza em 28/07/2024 às 23h 59
Semiótica Social Multimodal (04/07/2024 - 04/07/2024)

RIBEIRO, A. E. Multiletramentos e multimodalidade: vozes e ideias em trânsito no Brasil. In: SANTOS, Z. B.; GUALBERTO, C. L. Semiótica Social e Multimodalidade: um tributo a Gunther Kress / Záira Bomfante dos Santos, Clarice Lage Gualberto (organizadoras). Vitória: Edufes, 2023, p. 46-59.

SANTOS, Záira Bomfante; GUALBERTO, Clarice. Semiótica Social e o legado de Gunther Kress: breve retrato histórico. In: SANTOS, Záira Bomfante; GUALBERTO, Clarice (orgs.). Semiótica Social e Multimodalidade: Um tributo a Gunther Kress. Vitória, ES: Edufes, 2023. (Coleção Pesquisa Ufes ; 48). p. 17-38.

BARBOSA, Vânia Soares; ARAÚJO, Antonia Dilamar. The Grammar of Visual Design as a tool to read images: a reading experience with pre-service teachers. Calidoscópio, v. 20, n. 1, 2022.

Multimodalidade e Letramento Visual (18/07/2024 - 18/07/2024)

ARAÚJO, Dilamar; BARBOSA, Vânia. Reflexões sobre Letramento Visual/Multimodal: modelos para uma abordagem multimodal. In: Liliana Vásquez-Rocca; Dominique Manghi Haquin; Carolina Pérez-Arredondo (editoras). (Org.). Miradas latinoamericanas sobre multimodalidad. Trayectorias, análisis y metodologias. 1. ed.Santiago-Chile: RiL editores, 2023, v. 1, p. 1-380.

BARBOSA, V. S.; ARAÚJO, A. D. The Grammar of Visual Design as a tool to read images: a reading experience with pre-service teachers. Calidoscópio, v. 20, n. 1, 2022.

SILVA, M. Z.V.; ARAÚJO, A. D. Semiótica Social e multimodalidade: olhares de professores de língua inglesa sobre o livro didático. In: SANTOS, Z. B.; GUALBERTO, C. L. Semiótica Social e Multimodalidade: um tributo a Gunther Kress / Záira Bomfante dos Santos, Clarice Lage Gualberto (organizadoras). Vitória: Edufes, 2023, p. 46-59.

BARBOSA, V. Do leitor ao leitor-olhante: percursos de uma leitura multimodal. In: SANTOS, C.; GUALBERTO, Z. Semiótica social e multimodalidade: um tributo a Gunther Kress. Vitória - ES: Edufes, 2023. p. 194-221.

Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
21 28 04 11 18 25 02 09 16 23 06 13 20 27 04 18
1 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 3 0 6
3 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2024100**** 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
5 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2024100**** 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
7 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 2 5
8 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 3
10 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 3
11 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2024100**** 10,0 10.0 0 AM
2 2024100**** 9,0 9.0 3 AM
3 2024100**** 9,6 9.6 3 AM
4 2024100**** 9,3 9.3 0 AM
5 2024100**** 9,6 9.6 5 AM
6 2024100**** 9,5 9.5 3 AM
7 2024100**** 8,5 8.5 0 AM
8 2024100**** 10,0 10.0 3 AM
9 2024100**** 9,2 9.2 0 AM
10 2024100**** 9,5 9.5 6 AM
11 2024100**** 9,3 9.3 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb02.ufpi.br.timers vSIGAA_3.12.1151 01/11/2024 03:17