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CQ/CEAD007 - ENSINO LÚDICO EM QUÍMICA - Turma: 8A (2024.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (15/02/2024 - 15/03/2024)

Fonte: Criado por Edutainment (Flaticon)

Caro(a) aluno(a),

A concepção do lúdico como prática cultural e educacional parte do entendimento de que o jogo, a brincadeira e as atividades recreativas são inerentes à natureza humana e à construção social, presentes em diversas culturas desde os primórdios da humanidade. Reconhecê-lo como parte integrante da cultura e da educação é essencial para uma abordagem completa do processo educativo. Nos espaços educativos, o lúdico torna o ambiente mais acolhedor e propício ao aprendizado, despertando o interesse e a motivação dos alunos, favorecendo a aprendizagem significativa por meio da experimentação e reflexão.

Na formação do educador, o lúdico desempenha papel fundamental, preparando-os para uma atuação criativa e adaptativa em sala de aula, além de promover uma reflexão crítica sobre o uso do jogo e da brincadeira na prática educativa. Em resumo, a valorização do lúdico contribui para uma educação mais significativa, inclusiva e transformadora, atendendo às demandas da sociedade contemporânea.

 

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

 

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina da Professora Luciana Nobre de Abreu Ferreira

 

CONHEÇA O PROFESSOR:

Mini currículo:

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Ceará (2006), mestrado em Ciências pelo Instituto de Química de São Carlos - Universidade de São Paulo (2009) e doutorado em Ciências pelo Instituto de Química de São Carlos - Universidade de São Paulo (2015). Atualmente é docente da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atua, em nível de graduação, nos cursos de Ciências Naturais, Química e Pedagogia, e em nível de pós-graduação, no Programa de Pós-graduação em Química, no qual orienta investigações na área de ensino de ciências/química.

 

Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3254487434522733

  

   1 AEQ2023_PLANO DE DISCIPLINA_OK.docx 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (15/02/2024 - 15/03/2024)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

UNIDADE I (15/02/2024 - 15/03/2024)

UNIDADE I - A Importância do lúdico na educação: promovendo o desenvolvimento integral dos alunos através da brincadeira e do jogo

 

SEMANA 1: Educação lúdica: um breve histórico e o conceito de jogo na acepção educacional.

Fonte: Criado por Free Time (Flaticon)

Semana 1

  • Educação lúdica: um breve histórico;
  • O conceito de jogo na acepção educacional.

 

Semana 1

Conceituar ensino lúdico, visando promover uma experiência educacional mais completa, engajadora e significativa.

Texto 1:

CUNHA, M. B. Jogos no ensino de química: considerações teóricas para sua utilização em sala de aula. Química Nova na Escola, v. 34, n. 2, p. 92-98, 2012. Disponível em <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_2/07-PE-53-11.pdf

 

Material complementar: 

Livros:

ALMEIDA, P. N. Educação Lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo: Loyola, 2003.

PEREIRA, M. L. O ensino de ciências através do lúdico. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2002.

SANTOS, Santa Marli Pires dos Santos (Org.). O Lúdico na Formação do Educador. Petrópolis: Vozes, 2010.

Vídeo:

Novos jogos para o ensino de química. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=h4mw3zgqRfc>. Acesso em 06 fev. 2024.

Disponível em https://www.mindlab.com.br

O jogo "A Hora do Rush" é um dos preferidos pelos estudantes cujas escolas adotam a Mind Lab. A metodologia se propõe a usar games educativos, tanto os de tabuleiro de antigamente quanto os virtuais, para desenvolver quatro tipos de habilidades: as cognitivas, entre elas resolver problemas e tomar decisões; as sociais, como cooperar e colaborar; as emocionais, como ter autoestima, autoconfiança e responsabilidade; e as éticas, como respeitar a diferença e agir para o bem comum.

   FÓRUM 1: O papel dos jogos no ensino de ciências: desafios e oportunidades.
Período de Habilitação: 15/02/2024 às 00:00 a 24/02/2024 às 23:59
UNIDADE I - SEMANA 2 (15/02/2024 - 15/03/2024)

UNIDADE I - A Importância do lúdico na educação: promovendo o desenvolvimento integral dos alunos através da brincadeira e do jogo

 

SEMANA 2: Jogos como recurso didático para o ensino de ciências

Fonte: Criado por Goals For The Year (Flaticon).

Semana 2

  • Jogos como recurso didático para ensino de ciências

Integrar diferentes áreas do conhecimento de forma interdisciplinar, proporcionando uma visão holística do aprendizado.

Texto 2:

TSUDA, M.; SANCHES, V.M.; FERREIRA, T.G.; OTSUKA, J. L.; BEDER, D. M. Análise de métodos de avaliação de jogos educacionais. In: XIII SBGames, Porto Alegre, RS, 2014. Disponível em <https://jn-f.com/wp-content/uploads/2023/04/PWUP004.002.pdf>. Acesso em 06 fev. 2024.

 

Material complementar: 

Livros:

ALMEIDA, P. N. Educação Lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo: Loyola, 2003.

PEREIRA, M. L. O ensino de ciências através do lúdico. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2002.

SANTOS, Santa Marli Pires dos Santos (Org.). O Lúdico na Formação do Educador. Petrópolis: Vozes, 2010.

Vídeo:

Como criar jogos interativos no CANVA Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=Jiyg4uilnFE>. Acesso em 06 fev. 2024.

Fonte: https://www.minecraft.net/pt-br

 

Minecraft é um jogo eletrônico lançado em 2009 que consiste em sobreviver em um mundo formado por blocos cúbicos. Steve, o personagem controlado pelo jogador, inicia o jogo em um ambiente repleto de árvores, montanhas, rios. Seu objetivo é coletar recursos (madeira, rochas, minérios, carvão, alimentos) e construir ferramentas e abrigos cada vez melhores para sobreviver e se salvar dos monstros que surgem durante a noite, permitindo discutir sobre a composição, estrutura, propriedades e transformações da matéria. É possível também compreender, por meio do jogo, os diferentes tipos de substâncias que existem no universo, desde elementos químicos simples até compostos complexos, e como essas substâncias interagem e se transformam umas nas outras.

    
Inicia em 20/02/2024 às 0h 0 e finaliza em 24/02/2024 às 23h 59
UNIDADE II - SEMANA 3 (15/02/2024 - 15/03/2024)

UNIDADE II – Transformando o ensino de química e promovendo o desenvolvimento lúdico do educador

SEMANA 3: Tendências nas investigações sobre o uso de jogos didáticos no ensino de ciências.

Fonte: Criado por Marketing Automation (Flaticon)

Semana 3

  • Tendências nas investigações sobre o uso de jogos didáticos no ensino de ciências

Semana 3

Avaliar propostas de ensino lúdicas de maneira formativa e inclusiva, reforçando valores e normas sociais, como respeito, cooperação e solidariedade.

Texto 3:

CARDOSO, A. C. O.; MESSEDER, J. C. Gamificação no ensino de química: uma revisão de pesquisas no período de 2010 – 2020. Revista Thema, v. 19, n. 3, p. 670-687. Disponível em <https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2226/1915>. Acesso em 06 fev. 2024.

 

Material complementar: 

Livros:

ALMEIDA, P. N. Educação Lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo: Loyola, 2003.

PEREIRA, M. L. O ensino de ciências através do lúdico. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2002.

SANTOS, Santa Marli Pires dos Santos (Org.). O Lúdico na Formação do Educador. Petrópolis: Vozes, 2010.

Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/lifestyle/gamificacao-na-educacao/#:~:text=A%20gamificação%20no%20ensino%20oferece,que%20chama%20atenção%20dos%20alunos

A gamificação na educação é uma abordagem que utiliza elementos de jogos em atividades e processos educacionais para educar alunos.

No lugar de textos e palestras, é possível aproveitar elementos como a criação de competições, a conquista de níveis ou pontos, a resolução de desafios e a atribuição de recompensas.

UNIDADE II - SEMANA 4 (15/02/2024 - 15/03/2024)

UNIDADE II - Transformando o ensino de química e promovendo o desenvolvimento lúdico do educador

SEMANA 4: Orientações para elaboração da unidade didática com jogos

Fonte: Criado por Prosymbols Premium (Flaticon)

Semana 4

  • Orientações para elaboração da unidade didática com jogos.

Avaliar propostas de ensino lúdicas de maneira formativa e inclusiva, reforçando valores e normas sociais, como respeito, cooperação e solidariedade

Texto 4:

SILVA, A. J. C. Guia prático de metodologia ativas com uso de tecnologias digitais da informação e comunicação. Editora UFLA: Lavras, 2020, p.57-61. Disponível em < http://repositorio.ufla.br/bitstream/1/42956/1/Guia%20prático%20de%20metodologias%20ativas%20com%20uso%20de%20tecnologias%20digitais%20da%20informação%20e%20comunicação.pdf>. Acesso em 07 fev. 2024.

Material complementar: 

Livros:

ALMEIDA, P. N. Educação Lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo: Loyola, 2003.

PEREIRA, M. L. O ensino de ciências através do lúdico. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2002.

SANTOS, Santa Marli Pires dos Santos (Org.). O Lúdico na Formação do Educador. Petrópolis: Vozes, 2010.

    
Inicia em 04/03/2024 às 0h 0 e finaliza em 09/03/2024 às 23h 59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (15/02/2024 - 15/03/2024)

Após o percurso trilhado ao longo das unidades didáticas, agora será realizada a verificação da aprendizagem. Esta envolverá as noções teórico-práticas desenvolvidas e discutidas ao longo da disciplina e será realizada por meio de um questionário eletrônico. Para um melhor desempenho possível, considere as seguintes recomendações:

  • Reserve tempo hábil para responder ao teste
  • Leia atentamente as questões
  • O teste ocorrerá nas datas de 01 e 03/03/24.
    
Inicia em 04/03/2024 às 0h 0 e finaliza em 10/03/2024 às 23h 59
SEGUNDA CHAMADA (15/02/2024 - 15/03/2024)
    
Inicia em 11/03/2024 às 0h 0 e finaliza em 13/03/2024 às 23h 59
Frequências da Turma

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Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023200**** 10,0 4,0 5,0 7.8 0 AM
2 2023200**** 10,0 3,5 6,0 7.9 0 AM
3 2023201**** 10,0 5,0 5,0 8.0 0 AM
4 2023200**** 10,0 9,3 10,0 9.9 0 AM
5 2023200**** 10,0 3,5 3,0 7.3 0 AM
6 2023200**** 9,0 7,0 10,0 8.8 0 AM
7 2023200**** 10,0 10,0 5,0 9.0 0 AM
8 2023200**** 9,0 3,5 9,5 8.0 0 AM
9 2023200**** 10,0 7,0 6,0 8.6 0 AM
10 2023200**** 10,0 7,0 8,5 9.1 0 AM
11 2023200**** 9,0 3,5 0,0 6.1 0 AM
12 2023200**** 7,0 7,0 4,5 6.5 0 AM
13 2023200**** 10,0 9,5 5,0 8.9 0 AM
14 2023200**** 10,0 3,5 9,5 8.6 0 AM
15 2023200**** 8,0 3,5 5,0 6.5 0 AM
16 2023200**** 10,0 7,0 7,5 8.9 0 AM
17 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
18 2023200**** 10,0 7,0 8,5 9.1 0 AM
19 2023200**** 6,0 7,0 5,0 6.0 0 AM
20 2023200**** 9,0 7,0 8,5 8.5 0 AM
21 2023200**** 7,0 8,0 8,0 7.4 0 AM
22 2023200**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 AM
23 2023200**** 10,0 9,3 10,0 9.9 0 AM
24 2023200**** 10,0 7,0 5,0 8.4 0 AM
25 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
26 2023200**** 9,0 7,0 5,0 7.8 0 AM
27 2023200**** 10,0 7,0 10,0 9.4 0 AM
28 2023200**** 10,0 7,0 10,0 9.4 0 AM
29 2023200**** 10,0 8,5 0,0 7.7 0 AM
30 2023200**** 10,0 7,8 4,0 8.4 0 AM
31 2023200**** 10,0 3,5 6,5 8.0 0 AM
32 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
33 2023200**** 10,0 3,5 10,0 8.7 0 AM
34 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
35 2023200**** 8,0 7,0 10,0 8.2 0 AM
36 2023200**** 7,0 7,0 7,5 7.1 0 AM
37 2023200**** 10,0 7,0 9,0 9.2 0 AM
38 2023200**** 10,0 3,8 4,5 7.7 0 AM
39 2023200**** 10,0 3,5 6,5 8.0 0 AM
40 2023200**** 10,0 7,0 3,5 8.1 0 AM
41 2023200**** 10,0 7,0 3,0 8.0 0 AM
42 2023200**** 10,0 7,0 10,0 9.4 0 AM
43 2023200**** 10,0 4,0 3,0 7.4 0 AM
44 2023200**** 10,0 0,0 0,0 6.0 0 AM
45 2023200**** 8,0 7,0 7,0 7.6 0 AM
46 2023200**** 10,0 3,5 0,0 6.7 0 AM
47 2023200**** 10,0 3,5 0,0 6.7 0 AM
48 2023200**** 7,0 7,8 0,0 5.8 0 RN
49 2023200**** 10,0 7,8 10,0 9.6 0 AM
50 2023200**** 10,0 9,5 8,0 9.5 0 AM
51 2023200**** 10,0 7,8 8,5 9.3 0 AM

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Notícias da Turma

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