-

CCB/CEAD004 - ECOLOGIA E MEIO AMBIENTE - Turma: 3A (2024.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (11/04/2024 - 27/05/2024)

Como ficará nosso planeta se não cuidarmos dele

https://br.images.search.yahoo.com/search/images;_ylt=AwrFYmQ8l_FlRVQGpDHz6Qt.;_ylu=Y29sbwNiZjEEcG9zAzEEdnRpZAMEc2VjA3Nj? 

Caro(a) aluno(a),

Para que você obtenha êxito em nossa disciplina será necessário que acesse todos os conteúdos disponibilizados nesta plataforma. A disciplina Ecologia e Meio Ambiente sempre desperta muito interesse em todos nós principalmente pelo fato das fortes agressões que o meio ambiente enfrenta devido ao aumento populacional e em consequência, o aumento de nossas necessidades.

Concentre o foco na disciplina para compreender nossos problemas ambientais. Você será um importante multiplicador de tudo que aprendeu e com isso acreditar que o meio ambiente será visto de forma diferente, onde, com o esforço de cada um podermos mudar nosso comportamento ambiental e o de toda a sociedade, no sentido de temos um ambiente saudável para nossa geração e as gerações futuras.

Durante toda a disciplina você contará com o apoio do professor Jeremias Pereira 

 

CONHEÇA O PROFESSOR:

Possui graduação em Biologia pela Universidade Federal do Piauí (1982), mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é ´professor associado I da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Limnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: limnologia, rio poty, zooplâncton, nutrientes e análises químicas.

 

Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3373686571068027 

   PLANO_DE_DISCIPLINA-CIÊNCIAS BIOLÓGICAS.docx 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (11/04/2024 - 27/05/2024)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

Aula  1 

 

kpx-ofjt-jen (2024-04-13 15:14 GMT-3) - Google Drive

 

Aula 2 

kpx-ofjt-jen (2024-05-11 15:18 GMT-3) - Google Drive

 

Aula 3

kpx-ofjt-jen (2024-05-18 15:27 GMT-3) - Google Drive

UNIDADE I (11/04/2024 - 27/05/2024)

1.      Informações gerais da disciplina

2.      Introdução à disciplina

3.      Ecologia Limnica

4.      Ecologia Marinha

O objetivo dessa unidade é que os alunos compreendam a importância da disciplina, aprendam os conceitos básicos em Ecologia além de saberem diferenciar ambiente terrestre de ambientes aquático: água doce (límnico) e água salgada (marinho)

Texto base:

RICKLEFS, R. E.. A Economia da Natureza – 8ª ed.- Rio de Janeiro: Editora Guanabara

 Koogan, 2021.

https://drive.google.com/file/d/1TrVHH4r40MBC73Ggklxb0wONYW8yU6aQ/view?usp=sharing  

 

MATERIAL COMPLEMENTAR: 

- BIBLIOTECA VIRTUAL

- VÍDEOS:

ü  https://youtu.be/XvdePktAui8

ü  https://youtu.be/PkCfHFB4rG8

ü  https://youtu.be/qWX2CQrCxNw

https://youtu.be/xrvTy9jFTLw

  • Que, nenhuma população pode crescer indefinidamente? Isto porque há limites para o crescimento e a utilização de recursos para cada população, inclusive a nossa?
  • Que, a vida seria impossível se as espécies não interagissem? E a razão disso é que as espécies dependem uma das outras para obtenção de energia, recursos e habtat?
  • Que, infelizmente muitas espécies estão ameaçadas de extinção devido à destruição dos habitats naturais causada pelo homem, bem como à caça excessiva e outras formas de exploração humana dos ecossistemas naturais?
  • Que, o efeito estufa é um processo natural que permite que a Terra mantenha sua temperatura estável?
  • Que, a limnologia é uma ciência de grande alcance social uma vez que fornece inúmeros subsídios para a conservação, o manejo e a recuperação dos ecossistemas aquáticos continentais?

Nesta Unidade o(a) aluno(a) deverá aprender os conceitos básicos da Ecologia e compreender alguns aspectos da Limnologia e Ecologia Marinha

    
Inicia em 11/04/2024 às 0h 0 e finaliza em 27/04/2024 às 23h 59
UNIDADE II (11/04/2024 - 27/05/2024)

Tema da

  1. A vida no Ambiente
  2. Organismos e populações

Nesta Unidade os alunos devem aprender como os organismos se adaptam aos diversos ambientes (aquáticos, terrestres e ambientes variáveis). Compreenderem como os organismos evoluíram, suas histórias de vida, estratégias reprodutivas comportamentos sociais, como as populações estão distribuídas, como crescem e sua dinâmica no espaço e no tempo.

MATERIAL COMPLEMENTAR:  https://drive.google.com/file/d/1TrVHH4r40MBC73Ggklxb0wONYW8yU6aQ/view?usp=sharing  

 

- BIBLIOTECA VIRTUAL

- VÍDEOS: 

ü  https://youtu.be/y8bbCSUc5Yw

ü  https://youtu.be/Qb0mKVfEuhA

ü  https://youtu.be/9vTAfByJ-OY

ü  https://youtu.be/egPLw2D3f08

 

 

-  LINKS DE ARTIGO: https://pt.khanacademy.org/science/ap-biology/ecology-ap/population-ecology-ap/a/hs-population-ecology-review

ü  Que a cidade mais antiga do mundo é Jericó, na Palestina. Com aproximadamente 10 mil anos de existência, suas ruínas estão localizadas a cerca de meio quilômetro da Jericó moderna?

ü  Que o tempo que a luz leva para percorrer os 149.597.870 de quilômetros que separam a Terra do Sol é de apenas 8,3 minutos.

ü  Que, segundo estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS), a quantidade de água que o ser humano precisa para viver com conforto e saúde é de 110 litros por dia?

ü  Que, segundo a ONU, a água contaminada causa mais de 80% das doenças do planeta?

ü  Que, os oceanos cobrem 362.000.000 Km2 da terra,e que sua maior profundidade está nas Fossas das Marianas, com 11.034 m?

Nesta Unidade o(a) aluno(a) deverá:  compreender as características básicas dos organismos e das populações; compreender como os organismos interagem entre si e entre populações diferentes; entender as estratégias reprodutivas de diversas populações

    
Inicia em 11/04/2024 às 0h 0 e finaliza em 09/05/2024 às 23h 59
UNIDADE III (11/04/2024 - 27/05/2024)

1.       Comunidades e Ecossistemas

2.       Interação entre espécies

3.       Impacto Ambiental

4.      Legislação ambiental atualizada; estudo de impacto ambiental com seu respectivo relatório,

Conhecer os conceitos de Comunidades e Ecossistema e entender como as espécies se relacionam através das variadas formas de interagirem. Compreender o que é Impacto Ambiental e quais suas causas e efeitos na natureza; conhecer a legislação ambiental que trata do EIA/RIMA

VÍDEOS:

ü  https://youtu.be/2ZmbfxGSXlE

ü  https://youtu.be/2s9_l70TaOw

ü  https://youtu.be/cpmcIciaIWc

ü  https://youtu.be/XvdePktAui8

ü  https://reyabogado.com/brasil/o-que-deve-constar-no-eia-rima/

ü  O que é o EIA/RIMA e quais as suas finalidades:      https://reyabogado.com/brasil/o-que-deve-constar-no-eia-rima/

 

-  LINKS DE ARTIGO :

ü  https://www.researchgate.net/publication/329872068_As_equipes_profissionais_elaboradoras_dos_Estudos_e_Relatorios_de_Impacto_Ambiental_EIAsRIMAs_uma_contribuicao_para_o_aprimoramento_do_licenciamento_ambiental_no_Brasil_Revista_Brasileira_de_Geografia

ü  Que, o conjunto de todos os ecossistemas forma a Biosfera?

ü  Que, a poluição ocorre única e exclusivamente pela ação do homem?

ü  Que, existem mais bactérias no seu organismo do que pessoas em toda a face da Terra? E que há aproximadamente 100 trilhões delas vivendo no nosso corpo?

Espera-se que nesta Unidade o(a) aluno(a) seja capaz de entender o que são Comunidades e Ecossistemas e como funcionam e entender o que é EIA/Rima e sua importância para a preservação do meio ambiente

    
Inicia em 09/05/2024 às 0h 0 e finaliza em 25/05/2024 às 23h 59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (11/04/2024 - 27/05/2024)
    
Inicia em 26/05/2024 às 0h 0 e finaliza em 27/05/2024 às 23h 59
SEGUNDA CHAMADA (27/05/2024 - 27/05/2024)
    
Inicia em 31/05/2024 às 0h 0 e finaliza em 01/06/2024 às 23h 59
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023203**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
2 2023203**** 9,0 8,0 10,0 9.0 0 MATRICULADO
3 2023203**** 8,0 10,0 9,0 8.6 0 MATRICULADO
4 2023203**** 10,0 9,5 10,0 9.9 0 MATRICULADO
5 2023203**** 8,0 10,0 9,0 8.6 0 MATRICULADO
6 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
7 2023203**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 MATRICULADO
8 2023203**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 MATRICULADO
9 2023203**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 MATRICULADO
10 2023203**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 MATRICULADO
11 2023203**** 9,0 9,0 10,0 9.2 0 MATRICULADO
12 2023203**** 8,0 9,5 10,0 8.7 0 MATRICULADO
13 2023203**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 MATRICULADO
14 2023203**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
15 2023203**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 MATRICULADO
16 2023203**** 6,0 8,0 10,0 7.2 0 MATRICULADO
17 2023203**** 8,0 9,0 10,0 8.6 0 MATRICULADO
18 2023203**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
19 2023203**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
20 2023203**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 MATRICULADO
21 2023203**** 8,0 10,0 9,0 8.6 0 MATRICULADO
22 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
23 2023203**** 9,0 8,5 10,0 9.1 0 MATRICULADO
24 2023203**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
25 2023203**** 8,0 8,5 10,0 8.5 0 MATRICULADO
26 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
27 2023203**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
28 2023203**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 MATRICULADO
29 2023203**** 7,0 9,0 10,0 8.0 0 MATRICULADO
30 2023203**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
31 2023203**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 MATRICULADO
32 2023203**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 MATRICULADO
33 2023203**** 7,0 8,0 10,0 7.8 0 MATRICULADO
34 2023203**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 MATRICULADO
35 2023203**** 9,0 9,0 10,0 9.2 0 MATRICULADO
36 2023203**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 MATRICULADO
37 2023203**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 MATRICULADO
38 2023203**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
39 2023203**** 7,0 9,0 10,0 8.0 0 MATRICULADO
40 2023203**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 MATRICULADO
41 2023203**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 MATRICULADO
42 2023203**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 MATRICULADO
43 2023203**** 9,0 9,0 10,0 9.2 0 MATRICULADO
44 2023203**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
45 2023203**** 8,0 9,0 10,0 8.6 0 MATRICULADO
46 2023203**** 7,0 9,0 10,0 8.0 0 MATRICULADO
47 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
48 2023203**** 8,0 9,0 10,0 8.6 0 MATRICULADO
49 2023203**** 9,0 9,0 10,0 9.2 0 MATRICULADO
50 2023203**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 MATRICULADO
51 2023203**** 10,0 9,5 10,0 9.9 0 MATRICULADO
52 2023203**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Link da Aula 13/04/2024
BOAS VINDAS 03/04/2024

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb02.ufpi.br.timers vSIGAA_3.12.1151 01/11/2024 03:21