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PPGSF031 - ANÁLISE DE DADOS III: ESTUDO DE REFERENCIAIS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS NA PESQUISA QUALITATIVA - Turma: 01 (2024.1)

Tópicos Aulas
Fundamentos teóricos da pesquisa qualitativa: Conceito, características, aplicação, singularidade dos métodos usados na pesquisa qualitativa. (11/04/2024 - 11/04/2024)
Fundamentos teóricos da pesquisa qualitativa: Conceito, características, aplicação, singularidade dos métodos usados na pesquisa qualitativa.
Abordagens teóricas subjacentes à pesquisa qualitativas: Etnografia, Representação Social, Fenomenologia e Sociopoética. (18/04/2024 - 18/04/2024)
Abordagens teóricas subjacentes à pesquisa qualitativas: Etnografia, Representação Social, Fenomenologia e Sociopoética.
Abordagens teóricas subjacentes à pesquisa qualitativas: Etnografia, Representação Social, Fenomenologia e Sociopoética. Discussão sobre saturação de dados. (25/04/2024 - 25/04/2024)
Abordagens teóricas subjacentes à pesquisa qualitativas: Etnografia, Representação Social, Fenomenologia e Sociopoética. Discussão sobre saturação de dados.
Estudos de abordagem qualitativa e suas possibilidades para a produção do conhecimento; e, Orientação para a atividade de dispersão. (02/05/2024 - 02/05/2024)
Estudos de abordagem qualitativa e suas possibilidades para a produção do conhecimento; e, Orientação para a atividade de dispersão.
- A pergunta e o problema de pesquisa; - A relação entre o problema de pesquisa, objeto de estudo e a abordagem qualitativa; - O trabalho de campo e habilidades necessárias ao pesquisador; - Questões (09/05/2024 - 09/05/2024)
- A pergunta e o problema de pesquisa; - A relação entre o problema de pesquisa, objeto de estudo e a abordagem qualitativa; - O trabalho de campo e habilidades necessárias ao pesquisador; - Questões éticas (relacionamento pesquisador/pesquisado e o cuidado com o entrevistado, condutas em ambiente de pesquisa [real e virtual]).
Procedimentos de produção de dados: Observação, Entrevista, Grupo focal e Análise documental. Triangulação na produção de dados. (16/05/2024 - 16/05/2024)
Procedimentos de produção de dados: Observação, Entrevista, Grupo focal e Análise documental. Triangulação na produção de dados.
- Habilidades necessárias ao pesquisador para o trabalho de campo. - Recursos para registro / produção na pesquisa qualitativa: diário de campo (descritivo ou reflexivo) / diário de bordo, checklist, (23/05/2024 - 23/05/2024)
- Habilidades necessárias ao pesquisador para o trabalho de campo. - Recursos para registro / produção na pesquisa qualitativa: diário de campo (descritivo ou reflexivo) / diário de bordo, checklist, gravação de áudio e imagem, versão de sentido.
Desafios e possibilidades relacionados à produção de dados na pesquisa com abordagem qualitativa em ambiente virtual; Questões éticas e reflexividade: relacionamento pesquisador e pesquisado e o cuida (06/06/2024 - 06/06/2024)
Desafios e possibilidades relacionados à produção de dados na pesquisa com abordagem qualitativa em ambiente virtual; Questões éticas e reflexividade: relacionamento pesquisador e pesquisado e o cuidado com o participante.
Estudo dirigido 1 (13/06/2024 - 13/06/2024)
Estudo dirigido 1
    
Inicia em 19/06/2024 às 0h 0 e finaliza em 20/06/2024 às 23h 59
Atividade de dispersão (20/06/2024 - 20/06/2024)
Atividade de dispersão
    
Inicia em 21/06/2024 às 0h 0 e finaliza em 24/06/2024 às 23h 59
   COREQ 
Frequências da Turma
# Matrícula ABR MAI JUN Total
11 18 25 02 09 16 23 06 13 20
1 2024101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2024101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2024101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2024101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2024101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2024101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 5 5 10
7 2024101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2024101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2024101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2024101**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
2 2024101**** 9,3 9,3 9,3 9.3 0 AM
3 2024101**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
4 2024101**** 7,0 7,0 7,0 7.0 10 AM
5 2024101**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
6 2024101**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
7 2024101**** 9,6 9,6 9,6 9.6 0 AM
8 2024101**** 9,6 9,6 9,6 9.6 0 AM
9 2024101**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Fundamentos teóricos e metodológicos de estudos qualitativos. Posição epistemológica do pesquisador e pesquisados na produção do conhecimento. Técnicas e instrumentos de coleta de dados. Discussão sobre saturação de dados. Entrada e saída de campo de pesquisa. Ética.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: O Curso parte da premissa de que podemos aprender com a experiência, posto que somos capazes de compreender os sentidos do vivido. Ancorados na problematização e, por meio, de metodologias ativas, são utilizadas as seguintes estratégias educacionais: Tempestade de ideias, Videoconferência, Roda de Conversa, Leitura guiada, Aprendizagem em pequenos grupos, Produção de um quadro sinóptico, Estudo Dirigido, Debate, Atividade de dispersão, Avaliação entre pares, Painel integrado e Simulação (Role Play).
A disciplina será presencial nos dois encontros e ainda uma atividade de dispersão.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Para a avaliação da aprendizagem dos doutorandos, será observado na disciplina os princípios gerais do sistema de avaliação adotado no Programa de Pós-graduação em Saúde da Família - PPGSF, a saber:
✓ o sistema de avaliação está construído a partir dos objetivos do curso e relacionado de maneira explícita à matriz de competência que orienta o currículo;
✓ a avaliação deve produzir informações claras sobre os processos de ensino e aprendizagem empreendidos, gerando evidências para docentes, discentes e coordenação do curso tomarem decisões adequadas e justas;
✓ o processo de avaliação é contínuo e permanente e tem como fundamentos a transparência e a justiça;
✓ o sistema de avaliação do curso opera em diferentes níveis, supondo o diálogo permanente entre os sujeitos envolvidos;
✓ Será exigido do aluno um mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência nas atividades oferecidas.
Na disciplina, será adotada para avaliação da aprendizagem do doutorando a participação ativa nos momentos presenciais, bem como no desenvolvimento das estratégias educacionais adotadas na disciplina.
A seguir, serão apresentadas as dimensões do processo de avaliação da aprendizagem do doutorando:
1º Frequência mínima (75%) e participação nas atividades previstas na disciplina;
2º Desempenho: escala de 0 (zero) a 10 (dez), com mínimo de nota 7 (sete) nas avaliações das estratégias educacionais desenvolvidas.
Horário de atendimento:
Bibliografia: ADAD, S. J. H. C.; SANTOS, T. T. M.; SILVA, M. S. B. Afrodescendência e metodologias inventivas para implementação da lei n 10.639/03 na escola: a criação de jovens da pedagogia. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 2, p. 682–702, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i2.14663. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14663.
AMATUZZI, M.M. Por uma Psicologia Humana. 3. ed. Campinas: Alínea, 2010. Disponível em: https://www.anpepp.org.br/acervo/Colets/v1n09a01.pdf
ASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2015. p. 39-63.
BATISTA, E. C., MATOS, L. A. L., NASCIMENTO, A. B. A entrevista como técnica de investigação na pesquisa qualitativa. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, Blumenau, v.11, n.3, p.23-38, 2017. Disponível em: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/17910/11692
BOSI, M. L. M.; GASTALDO, D. Tópicos avançados em pesquisa qualitativa em saúde: Fundamentos teórico-metodológicos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2021.
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Carta circular n.1 de 2021 da CONEP/SECNS/MS que estabelece orientações para procedimentos em pesquisas com qualquer etapa em ambiente virtual. Brasília: Ministério da Saúde, Diário Oficial da União. 2021. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/images/comissoes/conep/documentos/CARTAS/ Carta_Circular_01.2021.pdf> BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Lei Nº 14.874 de 28 de maio de 2024. Dispõe sobre a pesquisa com seres humanos e institui o Sistema Nacional de Ética em Pesquisa com seres humanos. Brasília: Ministério da Saúde, Diário Oficial da União. 2024. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2024/lei-14874-28-maio-2024-795693-publicacaooriginal-171916-pl.html>
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução n. 510, de 07 de abril de 2016. Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. Brasília: Ministério da Saúde, Diário Oficial da União. 2016. Disponível em: <http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf>.
CHAUI, Marilena. Introdução. Para que Filosofia? In Convite à Filosofia. Ed. Ática, São Paulo, 2000.P5-17.
COELHO, M.T. A. D.; CARVALHO, V. P.; PORCINO, C. Representações sociais de doença, usos e significados atribuídos às Práticas Integrativas e Complementares por universitários. Saúde em Debate. v. 43, n. 122, p. 848-862. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0103-1104201912215>.
DUARTE, R. Pesquisa Qualitativa: reflexões sobre o trabalho de campo. Cadernos de Pesquisa, n. 115, p. 139-154, março. 2002. Disponível em : https://www.scielo.br/j/cp/a/PmPzwqMxQsvQwH5bkrhrDKm/?format=pdf&lang=pt
ELLIS, T. J., LEVY, Y. Framework of Problem-Based Research: A Guide for Novice Researchers on the Development of a Research-Worthy Problem. Informing Science: the International Journal of an Emerging Transdiscipline, v. 11, 2008. Disponível em: https://www.informingscience.org/Publications/438
FLICK, U. W. Posturas Teóricas subjacentes à pesquisa qualitativa. In: FLICK, U. W. Introdução a Pesquisa Qualitativa. 3. ed. Trad. José Elias Costa. Porto Alegre: Artmed, 2009, p. 68-82.
FONTANELLA, B.J.N., LUCHESI, B. M., SAIDEL, M. G. B., RICAS, J., TURATO, E. R., MELO, D. G. Amostragem em pesquisas qualitativas: proposta de procedimentos para constatar saturação teórica. Cadernos de Saúde Pública, n. 27, v. 2, fev, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-311X2011000200020
GALEFFI, D. O rigor nas pesquisas qualitativas: uma abordagem fenomenológica em chave transdisciplinar. In: MACEDO, R. S.; GALEFFI, D.; PIMENTEL, A. Um rigor outro sobre a questão da qualidade na pesquisa qualitativa: educação e ciências antropossociais. Salvador: EDUFBA, 2009, 174 p. Disponível em: http://books.scielo.org
GONZÁLEZ, Fredy Enrique. Reflexões sobre alguns conceitos da pesquisa qualitativa. Revista Pesquisa Qualitativa, [S. l.], v. 8, n. 17, p. 155–183, 2020. DOI: 10.33361/RPQ.2020.v.8.n.17.322. Disponível em: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/322.
HENRIQUES, C. M. G; BOTELHO, M. A. R.; CATARINO, H. C. P. A fenomenologia como método aplicado à ciência de enfermagem: estudo de investigação. Ciênc saúde coletiva, v. 26, n. 2, p. 511–9, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-81232021262.41042020
JUNIOR, E. B. L., OLIVEIRA, G. S., SANTOS, A. C. O., SCHNEKENBERG, G. F. Análise documental como percurso metodológico na pesquisa qualitativa. Cadernos da Fucamp, v.20, n.44, p.36-51, 2021. Disponível em https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2356
KORSTJENS, Irene; MOSER, Albine. Series: Practical guidance to qualitative research. Part 2: Context, research questions and designs. European Journal of General Practice, 23(1), 274–279, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1080/13814788.2017.1375090
KROEF, R. F. S., GAVILLON, P. Q., RAMM, L. V. Diário de campo e a relação do(a) pesquisador(a) com o campo-tema na pesquisa-intervenção. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, v.20, n.2, p.464-480, 2020. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/epp/v20n2/v20n2a05.pdf
MALTERUD, K.; SIERSMA, V.D.; GUASSORA, A.D. Sample Size in Qualitative Interview Studies: Guided by Information Power. Qual Health Res; v. 26, n. 13, p.1753-1760, 2015.
MARIETTO, M. L. Observação participante e não participante: contextualização teórica e sugestão de roteiro para aplicação dos métodos. Revista Ibero Americana de Estratégia, v. 17, n 4, p. 05-18, 2018. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/3312/331259758002/html/
MINAYO, M. C. de S. Amostragem e saturação em pesquisa qualitativa: consensos e controvérsias. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 5, n. 7, p. 1–12, 2017. Recuperado de https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/82
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MINAYO, M. C. S. Ética das pesquisas qualitativas segundo suas características. Revista Pesquisa Qualitativa, São Paulo, v.9, n.22, p.521-539, 2021. Disponível em: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/506/290
MINAYO, M. C. S. Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. 21. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2002. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/franciscovargas/files/2012/11/pesquisa-social.pdf
MOSCOVICI, S. Representações Sociais: Investigações em psicologia social. 9. ed. rev. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. 408 p.
MOSER, Albine; Korstjens, Irene. Series: Practical Guidance to Qualitative Research. Part 1: Introduction.” European Journal of General Practice, 23, n. 1, p. 271–73, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1080/13814788.2017.1375090.
NÓBREGA, J. D; ANDRADE, A. B; PONTES, R. J. S; BOSI, M. L. M; MACHADO, M. M. T. Identidade surda e intervenções em saúde na perspectiva de uma comunidade usuária de língua de sinais. Ciênc saúde coletiva, v. 17, n. 3, p. 671–9, mar., 2012. Disponível: https://doi.org/10.1590/S1413-81232012000300013.
PIMENTEL, A. Considerações sobre a autoridade e o rigor nas etnografias da educação. In: MACEDO, R. S.; GALEFFI, D.; PIMENTEL, A. Um rigor outro sobre a questão da qualidade na pesquisa qualitativa: educação e ciências antropossociais. Salvador: EDUFBA, 2009, 174 p. Disponível em: http://books.scielo.org
SALVADOR, P. T. C. O., ALVES, K. Y. A., RODRIGUES, C. F. L., OLIVEIRA, L. V. Estratégias de coleta de dados online nas pesquisas qualitativas da área da saúde: scoping review. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v.41, n.1, p.e20190297, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rgenf/a/ZTDgnm7Y8f8KhKr6jbCKddK/?lang=pt
SANTOS, K. S., RIBEIRO, M. C., QUEIROGA, D. E. U., SILVA, I. A. P., FERREIRA, S. M. S. O uso de triangulação múltipla como estratégia de validação em um estudo qualitativo. Ciência & Saúde Coletiva, v.25, n.2, p.655-664, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/kvr3D7Q3vsYjrFGLNprpttS/?format=pdf&lang=pt
SILVA CANCIO VELLOSO, Isabela; SOARES TIZZONI, Janaína. Critérios E Estratégias De Qualidade e Rigor na Pesquisa Qualitativa. Cienc. enferm., Concepción, v. 26, 28, 2020. Disponible en <http://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0717-95532020000100402&lng=es&nrm=iso>.
SILVA, K. S; ADAD, S. J. H. C. A rua é nossa: aprender em movimento para jovens skatistas do litoral do Piauí. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 34, n. 1, 2021. DOI: 10.22456/2595-4377.111072. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/CadernosdoAplicacao/article/view/111072.
SILVA, N. H. L. P.; CARDOSO, C. L. Cuidado em saúde mental na Estratégia Saúde da Família: a construção da comunidade. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, v. 31, p. 218–236, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6437.
SOUZA, L. K. Recomendações para a Realização de Grupos Focais na Pesquisa Qualitativa. PSI UNISC, v. 4, n. 1, p. 52-66, jan. 2020. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/psi/article/view/13500.
SOUZA, V.R, MARZIALE, M.H., SILVA, G.T, NASCIMENTO, P. L. Tradução e validação para a língua portuguesa e avaliação do guia COREQ. Acta Paulista de Enfermagem, n. 34:eAPE02631, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.37689/acta-ape/2021AO02631
TRAD, L. A. B; CASTELLANOS, M. E. P; GUIMARÃES, M. C da S. Acessibilidade à atenção básica a famílias negras em bairro popular de Salvador, Brasil. Rev Saúde Pública, v. 42, n. 6, p. 1007-13, dez, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0034-89102012000600010.
TURATO ER. Métodos qualitativos e quantitativos na área da saúde: definições, diferenças e seus objetos de pesquisa. Rev Saúde Pública [Internet]. 2005Jun;39(3):507–14. Available from: https://doi.org/10.1590/S0034-89102005000300025 https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8816396/
YIN, R. K. Equipando-se para fazer a pesquisa qualitativa. In: __________. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso Editora, 2016. p. 40-65.
YIN, R. K. Registrando dados. In: __________. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso Editora, 2016. p. 179-198.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
11/04/2024
11/04/2024
Fundamentos teóricos da pesquisa qualitativa: Conceito, características, aplicação, singularidade dos métodos usados na pesquisa qualitativa.
18/04/2024
18/04/2024
Abordagens teóricas subjacentes à pesquisa qualitativas: Etnografia, Representação Social, Fenomenologia e Sociopoética.
25/04/2024
25/04/2024
Abordagens teóricas subjacentes à pesquisa qualitativas: Etnografia, Representação Social, Fenomenologia e Sociopoética. Discussão sobre saturação de dados.
02/05/2024
02/05/2024
Estudos de abordagem qualitativa e suas possibilidades para a produção do conhecimento; e, Orientação para a atividade de dispersão.
09/05/2024
09/05/2024
- A pergunta e o problema de pesquisa; - A relação entre o problema de pesquisa, objeto de estudo e a abordagem qualitativa; - O trabalho de campo e habilidades necessárias ao pesquisador; - Questões
16/05/2024
16/05/2024
Procedimentos de produção de dados: Observação, Entrevista, Grupo focal e Análise documental. Triangulação na produção de dados.
23/05/2024
23/05/2024
- Habilidades necessárias ao pesquisador para o trabalho de campo. - Recursos para registro / produção na pesquisa qualitativa: diário de campo (descritivo ou reflexivo) / diário de bordo, checklist,
06/06/2024
06/06/2024
Desafios e possibilidades relacionados à produção de dados na pesquisa com abordagem qualitativa em ambiente virtual; Questões éticas e reflexividade: relacionamento pesquisador e pesquisado e o cuida
13/06/2024
13/06/2024
Estudo dirigido 1
20/06/2024
20/06/2024
Atividade de dispersão
Avaliações
Data Descrição
06/06/2024 1ª Avaliação
13/06/2024 2ª Avaliação
20/06/2024 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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