UNIDADE II - Recursos tecnológicos e planejamento didático em química com tecnologias
SEMANA 3: Os objetivos digitais de aprendizagem e o planejamento didático com o uso de TDIC.
Fonte: Elaboração própria (Fonte: Canva Education).
Semana 3
- Objetivos digitais de aprendizagem
- Planejamento didático com o uso de TDIC
- A escolha das tecnologias
- A finalidade das diferentes TDIC
- A organização do plano de atividades
Semana 3
Conhecer possibilidades de atuação docente apoiadas nos recursos das TDIC; Analisar, selecionar e elaborar atividades com o uso de diferentes tecnologias digitais condizentes com contextos de ensino.
Texto 7:
REBOUÇAS, A. D.; MAIA, D. L.; SCAICO, P. D. Objetos de aprendizagem: da definição ao desenvolvimento, passando pela sala de aula. Disponível em <https://ieducacao.ceie-br.org/objetos-aprendizagem/>. Acesso em 16 jul 2024.
Texto 8:
MACEDO, L. N. MACEDO, A. A. M.; CASTRO FILHO, J. A. F. Avaliação de um Objeto de Aprendizagem com Base nas Teorias Cognitivas. Anais Do XXVII Congresso Brasileiro da SBC, 2007. Disponível em < http://paginapessoal.utfpr.edu.br/kalinke/grupos-de-pesquisa/grupos-de-pesquisa/pdf/2014/teorias_cognitivas_e_OA.pdf>. Acesso em 16 jul 2024.
Material complementar:
Vídeo:
Química em Tablet. Primeira temporada – Episódio 1. Disponível em < https://www.youtube.com/watch?v=jWL1Quobjyc >. Acesso em 03 jul 2023.
Artigo:
LOPES, D.; DANTAS, A.; DANTAS, P. Exercitando nomenclaturas químicas com dispositivos móveis: uma experiência prática com o uso do MyQuímica. In: Seventh Latin American Conference on Learning Objects – LACLO, 2012, Guayaquil. Proceedings of the Seventh Latin American Conference on Learning Objects, 2012. Disponível em: < http://www.laclo.org/papers/index.php/laclo/article/view/6>. Acesso em 16 jul 2024.
Disponível em: https://artesanatoeducacional.com.br/produto/mobilidade-tecnologica-e-planejamento-didatico/
Para aprofundar essas questões, especialmente sobre as nuances do planejamento didático à luz do uso de tecnologias, você poderá acessar parte do e-book “Mobilidade tecnológica e planejamento didático”, de autoria de Marilene Garcia, pelo link: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=uKc3DwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT16&dq=planejamento+did%C3%A1tico+com+tic&ots=b_3E1kqiwf&sig=WhSBy_YKy3RwH_RN29etqEZXUOI#v=onepage&q=planejamento%20did%C3%A1tico%20com%20tic&f=false.
O livro oferece orientações sobre como desenvolver planejamentos de ensino e projetos educacionais nos quais as tecnologias móveis podem ter um papel de destaque para a qualidade da aprendizagem e do ensino.
SEMANA 4
UNIDADE II - Recursos tecnológicos e planejamento didático em química com tecnologias
SEMANA 4: Recursos didático-tecnológicos para o ensino e possibilidades de aplicação.
Fonte: Elaboração própria (Fonte: Canva Education).
Semana 4
- Exemplos de recursos didático-tecnológicos
- Possibilidades de aplicação de TDIC no ensino.
Analisar, selecionar e elaborar atividades com o uso de diferentes tecnologias digitais condizentes com contextos de ensino.
Texto 9:
ARROYO, A.; GIORDAN, M. R. O vídeo educativo: aspectos da organização do ensino. Química Nova na Escola, v. 24, 2006. Disponível em <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc24/eqm1.pdf>. Acesso em 16 jul 2024.
Texto 10:
KHALIL, R. F. Uso de softwares educacionais, objetos de aprendizagem e simulações no ensino de química. Química Nova na Escola, v. 38, n. 2, 2016. Disponível em < http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc38_2/03-QS-76-14.pdf>. Acesso em 16 jul 2024.
Texto 11:
MORENO, E. L. HEIDELMAN, S. P. Recursos instrucionais inovadores para o ensino de química. Química Nova na Escola, v. 39, n. 1, 2017. Disponível em < http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc39_1/04-EQM-17-16.pdf>. Acesso em 16 jul 2024.
Material complementar:
Vídeo:
COMO INSTALAR o CmapTools? Produção: Paulo Correia. 2010. 1 vídeo (7 min). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=LiSaVWWEp4o>. Acesso em: 16 jul 2024.
Artigo:
GRANDO, J. W.; CLEOPHAS, M. G. Aprendizagem móvel no ensino de química: apontamentos sobre a Realidade Aumentada Informática Educativa. Química Nova na Escola, v. 43, n. 2, 2021. Disponível em < http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc43_2/03-EQM-1-20.pdf>. Acesso em 16 jul 2024.
Livro:
SOUSA, R. P.; MOITA, F. M. C. S. C.; CARVALHO, A. B. G. (Orgs.). Tecnologias digitais na educação. Campina Grande: EDUEPB, 2011. Disponível em < https://www.google.com.br/books/edition/Tecnologias_digitais_na_educação/LYE-AAAAQBAJ?hl=pt-BR&gbpv=1&printsec=frontcover>. Acesso em 16 jul 2024.
Disponível em: https://phet.colorado.edu/pt_BR/
Você sabia que o PhET é uma plataforma da Universidade do Colorado que oferece simulações de ciências e matemática divertidas, gratuitas, interativas e baseadas em pesquisa? Conforme consta na plataforma, cada simulação foi testada e avaliada extensivamente para garantir a eficácia educacional, com testes que incluíram entrevistas com alunos e observação do uso da simulação em salas de aula. As simulações são escritas em HTML5 (com algumas simulações legadas em Java ou Flash), e podem ser executadas online ou baixadas para o seu computador. Todas as simulações são de código aberto. Vários patrocinadores apoiam o projeto PhET, permitindo que esses recursos sejam gratuitos para alunos e professores (Disponível em https://phet.colorado.edu/pt_BR/).
No link a seguir, em um Curso de Especialização em Educação na Cultura Digital, oferecido pela Universidade Federal de Santa Catarina, há um tutorial de como baixar os simuladores: https://sgmd.nute.ufsc.br/content/especializacao-cultura-digital/quimica-em/pagina-19.html
Inicia em 08/06/2024 às 0h 0 e finaliza em 16/06/2024 às 23h 59