Metodologia: |
A disciplina Seminário I será desenvolvida com elaboração e apresentação oral de seminário com tema de interesse acadêmico-científico pelos(as) doutorandos(as) e do projeto de Dissertação pelos(as) mestrandos(as), com acompanhamento do(a) professor(a) orientador(a) ou representante deste(a), no caso dos(as) mestrandos(as). A comissão de avaliação do seminário de Projeto de Dissertação constará de 3 (três) avaliadores com título de Doutor, assim composta: 1. Orientador(a) do(a) seminarista (prioritário) ou docente/pesquisador(a) designado(a) pelo orientador, em casos excepcionais; 2. Docente da disciplina Seminário I; e, 3. Docente e/ou pesquisador(a) vinculado ao tema da Tese do(a) seminarista. O texto conteúdo da apresentação deverá ser enviado à Comissão de Avaliação, com pelo menos 7 (sete) dias úteis de antecedência em relação à data da apresentação. Após a apresentação oral, que terá duração de 30±5 minutos, ocorrerá a crítica à apresentação por um(a) discente do doutorado ou do mestrado que já tenha apresentado o seminário no período letivo, pela ordem da lista de frequência, após a qual se iniciará o debate com a participação do público (limitado a três perguntas). |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A Comissão de Avaliação fará os questionamentos e a avaliação da apresentação, conforme ficha para avaliação do seminário, com conceitos em escala de 0 a 10. A versão final do Projeto de Dissertação deverá ser enviada ao docente da Disciplina Seminário I, com revisões e correções sugeridas e devidamente efetivadas, em até 7 (sete) dias após a apresentação do seminário, em arquivo digital .pdf, via SIGAA, com as assinaturas do(a) seminarista e do(a) docente orientador(a). |
Bibliografia:
| BOOTH, W. C.; COLOMB, G. G.; WILLIAMS, J. M. A Arte da Pesquisa. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes selo Martins, 2019. FERREIRA, A. S. Redação científica: Do projeto de pesquisa ao artigo científico. Cruz das Almas, BA: Gráfica Nova Civilização, 2024. GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2022. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9786559771653 GIL, A. C. Metodologia do Ensino Superior. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2020. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788597023954 LUCAS, S. E. A Arte de Falar em Público. 11. ed. Porto Alegre: AMGH, 2014. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788580552850 MOURA FILHO, G. B.; CARVALHO, R. V.; CARVALHO, V. A. Manual de Normalização de Monografia, Disser-tação e Tese. Teresina: UFPI, 2020. Disponível em: https://www.ufpi.br/arquivos_download/arquivos/MANUAL_TCCs_-_PUBLICA%C3%87%C3%83O20201120194049.pdf MEDEIROS, J. B.; TOMASI, C. Redação de Artigos Científicos: métodos de realização, seleção de periódicos, publicação 2. ed. São Paulo: Atlas, 2021. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788597026641 MEDEIROS, J. B. Redação Científica: práticas de fichamentos, resumos, resenhas. 13. ed. São Paulo: Atlas, 2021. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788597020328 SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. 24. ed. São Paulo: Cortez, 2016. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788524925207 VOLPATO, G. L. O método lógico para redação científica. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, v. 9, n. 1, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.29397/reciis.v9i1.932 TERRA, W. R.; TERRA, R. R. Filosofia da Ciência: Fundamentos históricos, metodológicos, cognitivos e institucionais. São Paulo: Contexto, 2023. |